Logo Passei Direto
Buscar
As chuvas torrenciais de verão, denominadas chuvas __________, são caracterizadas por serem precipitações breves, mas violentas, que ocorrem na maior parte do território brasileiro. Essas chuvas estão associadas ao deslocamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) para a porção central da América do Sul entre os meses de setembro e março, fazendo com que a massa __________ expanda-se para a Bolívia e Brasil central, chegando a atuar sobre São Paulo, provocando os chamados aguaceiros de verão.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas acima.
a) convectivas / Equatorial continental (mEc)
b) orográficas / Tropical continental (mTc)
c) convectivas / Equatorial atlântica (mEa)
d) orográficas / Equatorial continental (mEc)
e) frontais / Equatorial atlântica (mEa)
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para completar corretamente as lacunas da frase, vamos analisar as opções: 1. Primeira lacuna: "As chuvas torrenciais de verão, denominadas chuvas __________, são caracterizadas por serem precipitações breves, mas violentas..." - As chuvas que ocorrem no verão no Brasil, especialmente as que são breves e intensas, são conhecidas como chuvas convectivas. 2. Segunda lacuna: "...fazendo com que a massa __________ expanda-se para a Bolívia e Brasil central..." - A massa de ar que se expande e influencia as chuvas de verão no Brasil é a Equatorial continental (mEc), que é quente e úmida, contribuindo para a formação de chuvas convectivas. Analisando as alternativas: a) convectivas / Equatorial continental (mEc) - Correto. b) orográficas / Tropical continental (mTc) - Incorreto, pois não são orográficas. c) convectivas / Equatorial atlântica (mEa) - Incorreto, pois a massa que atua é a continental. d) orográficas / Equatorial continental (mEc) - Incorreto, pois não são orográficas. e) frontais / Equatorial atlântica (mEa) - Incorreto, pois não são chuvas frontais. Portanto, a alternativa correta que completa as lacunas é: a) convectivas / Equatorial continental (mEc).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Durante o mercantilismo, todos os produtos que chegavam à colônia ou saíam dela tinham que passar pela metrópole, caracterizando assim
Qual é a alternativa que melhor descreve essa característica?
A) o pacto colonial.
B) os Atos de Navegação.
C) a corveia.
D) o liberalismo econômico.
E) a balança comercial favorável.

Uma das práticas mercantilistas europeias implicava na proibição de se exportar certas matérias-primas que poderiam favorecer o crescimento industrial em outros países, a fim de evitar possíveis concorrências. Tal prática ficou conhecida por
Qual é a alternativa correta?
A) balança comercial favorável.
B) intervencionismo estatal.
C) metalismo.
D) colbertismo.
E) protecionismo.

As viagens mercantis e os descobrimentos de rotas marítimas e de terras além-mar ocorridas no que conhecemos por expansão europeia mudaram o mundo conhecido até então.
A sequência cronológica correta dos fatos listados é
1. Bartolomeu Dias atingiu a extremidade sul do continente africano, nomeando-a de Cabo das Tormentas.
2. Fernão de Magalhães, português, deu início à primeira viagem ao redor da Terra.
3. Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil.
4. Conquista de Ceuta pelos portugueses.
5. Cristóvão Colombo descobriu o que julgou ser o caminho para as Índias, mas na verdade havia aportado em terras desconhecidas.
A) 1, 2, 3, 4 e 5.
B) 3, 5, 4, 1 e 2.
C) 5, 2, 1, 4 e 3.
D) 2, 4, 1, 5 e 3.
E) 4, 1, 5, 3 e 2.

As Grandes Navegações iniciaram transformações significativas no cenário mundial.
Assinale a única alternativa em que todos os itens listam características corretas desse período.
I. O Oceano Atlântico passou a ser mais importante que o Mar Mediterrâneo;
II. A peste negra, com a qual os europeus se contaminaram, era até então desconhecida na Europa;
III. Houve a ascensão econômica das cidades italianas e o declínio das cidades banhadas pelo Mar do Norte;
IV. Os europeus ergueram vastos impérios coloniais e se apropriaram da riqueza dos povos africanos, asiáticos e americanos;
V. A propagação da fé cristã.
a) I, III e V
b) II, III e V
c) I, IV e V
d) II, III e IV
e) I, II e IV

As grandes navegações produziram o expansionismo do século XV e contribuíram para acelerar a transição do feudalismo/capitalismo. Provocaram mudanças no comércio europeu, tais como:
[A] deslocamento do eixo econômico do Atlântico para o Pacífico; ascensão econômica das repúblicas italianas paralelamente ao declínio das potências mercantis atlânticas; acúmulo de capitais nas mãos da realeza.
[B] perda do monopólio do comércio de especiarias por parte dos italianos; declínio econômico das potências mercantis atlânticas; intenso afluxo de metais preciosos da América para a Europa.
[C] empobrecimento da burguesia europeia; deslocamento do eixo econômico do Mediterrâneo para o Atlântico; ascensão econômica das repúblicas italianas, paralelamente ao declínio das potências mercantis atlânticas.
[D] intenso afluxo de metais preciosos da América para a Europa, o que determinou a chamada “revolução dos preços do Século XVI”; deslocamento do eixo econômico do Mediterrâneo para o Atlântico; acúmulo de capitais nas mãos da burguesia europeia, em consequência da abundância de metais que afluiu para a Europa.
[E] ascensão econômica das repúblicas italianas, paralelamente ao declínio econômico de países como Portugal, Espanha, Inglaterra e Holanda; incorporação das áreas do continente americano e do litoral africano às rotas já tradicionais de comércio Europa – Ásia; acumulação de capitais nas mãos da nobreza e realeza europeias.

Com relação às Reformas Religiosas ocorridas na Europa no século XVI, podemos afirmar que
Qual é a alternativa correta?
A) foram reflexo de disputas políticas entre os jesuítas e o papa.
B) tinham o objetivo de estabelecer a venda de indulgências para os pecadores.
C) permitiram à Igreja Católica uma total hegemonia religiosa na Alemanha.
D) só foram possíveis graças às decisões adotadas no Concílio de Trento.
E) na Inglaterra foram promovidas pelo rei Henrique VIII.

A partir do século XI, a Europa Ocidental foi palco de uma série de mudanças: crescimento da população, avanço técnico, aumento da produtividade agrícola, intensificação do comércio entre o Ocidente e o Oriente e ascensão da burguesia (mercadores, armadores, banqueiros).
São características do Renascimento:
[A] antropocentrismo e misticismo.
[B] hedonismo e antropocentrismo.
[C] teocentrismo e individualismo.
[D] teocentrismo e nacionalismo.
[E] misticismo e hedonismo.

A Reforma protestante foi um movimento ocorrido no século XVI que causou uma grande ruptura no mundo cristão e deu origem a novas doutrinas religiosas.
Dentre os fatores que levaram a esse movimento, está (estão) o (a) (s):
A) apoio da Igreja católica à prática da usura e ao lucro.
B) críticas de alguns membros da Igreja a práticas promovidas pela instituição, como a venda de indulgências (perdão dos pecados).
C) reação à decisão da Igreja de restabelecer e reorganizar a Inquisição.
D) valorização do racionalismo e do cientificismo, além dos ideais iluministas.
E) estímulo à leitura e à livre interpretação da Bíblia, promovido pelo Vaticano.

A Reforma foi um movimento religioso ocorrido no século XVI, marcado pelo surgimento de novas religiões cristãs. Dentre suas consequências, observamos
a) uma grande ruptura na Igreja Católica, levando ao retrocesso de práticas, como a usura e os juros nas regiões onde foi adotado o luteranismo.
b) o aumento da interferência da Igreja Católica em questões políticas, nos países que se tornaram calvinistas.
c) o surgimento da Igreja Anglicana na Inglaterra, que adotou o calvinismo e criou um novo papa, para se tornar o chefe da nova igreja.
d) a reação da Igreja Católica, para tentar acabar com o avanço do movimento, promovendo guerras religiosas contra os países protestantes e revendo alguns de seus dogmas.
e) a tentativa da Igreja Católica de se fortalecer novamente, promovendo uma reorganização da Instituição e reafirmando princípios tradicionais.

Leia as afirmacoes abaixo referentes à colonização das Américas e assinale a única alternativa correta.
Pode-se afirmar que
I – Os primeiros colonos tinham diversas origens e condições sociais: degredados, mulheres para serem leiloadas como esposas, órfãos, camponeses sem terra, grupos religiosos fugidos da perseguição de que eram vítimas na Europa.
II – O modelo de colonização consistia em conceder a um colono o direito de escravizar certo número de indígenas para fazê-los trabalhar na exploração de ouro, na agricultura ou em serviços domésticos.
III – Houve preferência, desde cedo, à produção agrícola de larga aceitação na Europa, como o fumo, o algodão e o anil, em grandes propriedades monocultoras e com utilização de mão de obra escrava.
IV – Era ideia entre boa parte dos colonos a visão de Calvino, para quem o ócio é pecado e enriquecer trabalhando é indício de que o indivíduo seria salvo.
V – Nos primeiros contatos, os astecas pensaram que os colonizadores eram deuses e os presentearam com ouro.
VI – Os colonos viam o trabalho como coisa para etnias consideradas inferiores.
[A] I, III e V referem-se à colonização inglesa na América do Norte.
[B] II caracteriza a colonização portuguesa na América do Sul e as de números IV e VI, a colonização inglesa na América do Norte.
[C] I caracteriza a diversidade de colonos que chegaram às 13 Colônias após o desembarque do navio Mayflower; a de número III, a colonização portuguesa no extremo sul do Brasil; e a de número V descreve a forma como foram recebidos os colonizadores espanhóis ao chegar ao Peru.
[D] II foi adotada pelos espanhóis nas Américas; a de número III era uma forma comum de produção nas colônias do Sul dos Estados Unidos; e a de número VI era a visão de boa parte dos colonizadores que chegaram ao Brasil a partir do Século XVI.
[E] I descreve claramente a variedade de colonos portugueses que aportaram no Brasil; a de número IV era a visão da maior parte dos colonizadores espanhóis nas Américas; e a de número V caracteriza a forma como foram recebidos os ingleses nas Antilhas.

Durante a colonização inglesa na América, as colônias do norte tiveram uma flexibilização política ao monopólio, pois, durante algum tempo, permitiram o comércio entre as colônias e com as Antilhas francesas e espanholas, além de a metrópole não reprimir o contrabando.
Assinale a única alternativa em que todos os itens listam características corretas da Colonização Europeia na América.
I - Ao longo do Século XVI, os franceses estiveram na América, mas não como uma atitude sistemática e coerente da Coroa. Eram, na maioria das vezes, os corsários e uns poucos indivíduos que atuavam.
II - A mita era um sistema de divisão da produção agrícola entre os donos das “haciendas” (fazendas) e os “miteiros” (arrendatários), adotado pelos espanhóis para colonizar a América.
III - Para operar seu imenso comércio mundial, os holandeses criaram grandes empresas mercantis e de navegação, como a Companhia Holandesa das Índias Ocidentais.
A) I, II e III
B) I, III e V
C) II, IV e V
D) II, III e IV
E) I, III e IV

No fim do Século XVIII, era grande a insatisfação com a carestia e a opressão colonial.
O texto acima descreve, em parte, a
A) Revolta dos Alfaiates, ocorrida em Salvador, Bahia.
B) Inconfidência Mineira, desencadeada em Ouro Preto, Minas Gerais.
C) Revolta de Beckman, que teve por palco São Luís, Maranhão.
D) Confederação do Equador, ocorrida em Recife, Pernambuco.
E) Cabanagem, ocorrida em Belém, Pará.

oa portuguesa iniciou a dominação das terras brasileiras, sem no entanto, traçar um plano de ocupação efetiva, […] A atenção da burguesia metropolitana e do governo português estavam voltados para o comércio com o Oriente, que desde a viagem de Vasco da Gama, no final do século XV, havia sido monopolizado pelo Estado português. […] O desinteresse português em relação ao Brasil estava em conformidade com os interesses mercantilistas da época, como observou o navegante Américo Vespúcio, após a exploração do litoral brasileiro, pode-se dizer que não encontramos nada de proveito”.(Berutti,2004)
Sobre o período retratado no texto, pode-se afirmar que o(a)
[A] desinteresse português pelo Brasil nos primeiros anos de colonização, deu-se em decorrência dos tratados comerciais assinados com a Espanha, que tinha prioridade pela exploração de terras situadas a oeste de Greenwich.
[B] maior distância marítima era a maior desvantagem brasileira em relação ao comércio com as Índias.
[C] desinteresse português pode ser melhor explicado pela resistência oferecida pelos indígenas que dificultavam o desembarque e o reconhecimento das novas terras.
[D] abertura de um novo mercado na América do Sul, ampliava as possibilidades de lucro da burguesia metropolitana portuguesa.
[E] relativo descaso português pelo Brasil, nos primeiros trinta anos de História, explica-se pela aparente inexistência de artigos (ou produtos) que atendiam aos interesses daqueles que patrocinavam as expedições.

(2012) No Brasil colônia, particularmente no séc. XVIII, ocorreram dois movimentos revolucionários que ficaram conhecidos como Inconfidência Mineira (1789) e Conjuração Baiana (1798).
Quais características são comuns entre eles?
[A] A influência do pensamento iluminista e a participação maciça de pessoas da elite da sociedade local.
[B] Foram inspiradas pelo lema Liberdade, Igualdade e Fraternidade e pretendiam acabar com a escravidão.
[C] Queriam romper com a dominação colonial e tiveram influência do pensamento iluminista.
[D] Foram sufocadas sem grande derramamento de sangue, pois havia grande participação de pessoas ligadas à elite da sociedade local.
[E] Pretendiam acabar com a escravidão e estabelecer a independência política do Brasil.

(2011) Durante o período colonial, o Brasil sofreu diversas invasões estrangeiras. Nessas invasões:
[A] a francesa, na Baía da Guanabara, resultou na criação de uma colônia, a França Antártica, formada principalmente por católicos interessados no cultivo da cana-de-açúcar e no trabalho de conversão dos índios.
[B] a holandesa foi motivada pelo embargo espanhol que, por representar uma ameaça à sua economia, levou o país a decidir-se pela invasão do Brasil, inicialmente pela região do Rio Grande do Norte, onde encontrou forte resistência.
[C] a holandesa, em Pernambuco, foi favorecida pelo constante reforço vindo da Holanda, o auxílio de cristãos-novos residentes na região e por estarem seus soldados mais bem armados e mais experientes.
[D] a resistência luso-brasileira à invasão pernambucana foi organizada em grupos de guerrilha e contou com a liderança de Domingos Fernandes Calabar, morto lutando contra os holandeses.
[E] embora a resistência luso-brasileira em Pernambuco contasse com a vantagem do fator surpresa e melhor conhecimento do terreno, os holandeses acabaram por conquistar o Nordeste, onde se estenderam desde o Maranhão até a Bahia.

(2010) O conflito armado travado na segunda metade do século XVIII e que ficou conhecido como guerras Guaraníticas,
Sobre o conflito, pode-se afirmar que:
[A] foi uma reação dos índios de Sete Povos das Missões, liderados por alguns jesuítas, à ocupação de suas terras e à possível escravização.
[B] ocorreu entre paulistas com o apoio de diversas tribos guaranis e os emboabas, pela hegemonia da extração do ouro das Minas Gerais.
[C] definiu a conquista da Colônia do Sacramento por tropas luso-brasileiras.
[D] provocou a assinatura do Tratado de Lisboa, pelo qual Portugal devolvia a área conhecida como Sete Povos das Missões à Espanha.
[E] abriu caminho para a conquista e ocupação, por parte dos portugueses, da calha do rio Solimões – Amazonas.

(2010) Sobre o Governo Geral, instalado no Brasil pelo regimento de 1548, pode-se afirmar que
[A] acabou, de imediato, com o sistema de capitanias hereditárias.
[B] teve total sucesso ao impor a centralização política em toda a colônia, como forma de facilitar a defesa do território.
[C] teve curta duração, pois foi dissolvido durante a ocupação francesa do Rio de Janeiro, em 1555.
[D] durou até 1808, apesar de, a partir de 1720, os governadores passarem a ser chamados de vice-reis.
[E] adotou, desde o início, o Rio de Janeiro como única capital, em virtude do grande sucesso da cultura canavieira nas províncias do Rio de Janeiro e São Paulo.

(2015) O movimento intelectual conhecido como Iluminismo ocorreu no século XVIII. Leia as informações abaixo.
Estão corretas
I- O pensamento político e econômico dos iluministas correspondia aos anseios da burguesia e ambos se opunham ao Positivismo.
II- O período ficou conhecido como o Século das Luzes.
III- O Iluminismo combateu o absolutismo monárquico, o mercantilismo e o poder da Igreja.
IV- O Iluminismo encontrou forte resistência entre os adeptos do liberalismo.
[A] as afirmativas I, II, III, IV.
[B] apenas as afirmativas I e II.
[C] apenas as afirmativas III e IV.
[D] apenas as afirmativas I e IV.
[E] apenas as afirmativas II e III.

Mais conteúdos dessa disciplina