Logo Passei Direto
Buscar
A separação de poderes é um princípio fundamental do Estado Democrático de Direito, consagrado na Constituição Federal. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta: a. A realidade sinaliza que os poderes devem ter mais harmonia e colaboração do que propriamente independência entre eles. b. A separação de poderes implica a total independência e ausência de interação entre o Poder Executivo, o Poder Legislativo e o Poder Judiciário, garantindo que cada um deles atue de forma completamente autônoma e isolada. c. As prerrogativas e imunidades dos três poderes são absolutas. d. Historicamente, a ideia de divisão de poderes surge com John Locke, na obra “Política”. e. A teoria de Montesquieu teria a grande qualidade de não limitar os poderes do Estado de modo a permitir manifestação absolutista.
User badge image
Maria Carolina

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao princípio da separação de poderes: a) A realidade sinaliza que os poderes devem ter mais harmonia e colaboração do que propriamente independência entre eles. - Esta alternativa reflete uma visão mais moderna da separação de poderes, que reconhece a necessidade de colaboração e harmonia entre os poderes, sem perder a independência. b) A separação de poderes implica a total independência e ausência de interação entre o Poder Executivo, o Poder Legislativo e o Poder Judiciário, garantindo que cada um deles atue de forma completamente autônoma e isolada. - Esta alternativa é incorreta, pois a separação de poderes não significa ausência de interação, mas sim um equilíbrio entre eles. c) As prerrogativas e imunidades dos três poderes são absolutas. - Esta alternativa é falsa, pois as prerrogativas e imunidades não são absolutas e podem ser limitadas por normas constitucionais e legais. d) Historicamente, a ideia de divisão de poderes surge com John Locke, na obra “Política”. - Embora John Locke tenha contribuído para a teoria política, a ideia de separação de poderes é mais associada a Montesquieu, que a desenvolveu em sua obra "O Espírito das Leis". e) A teoria de Montesquieu teria a grande qualidade de não limitar os poderes do Estado de modo a permitir manifestação absolutista. - Esta alternativa é incorreta, pois Montesquieu defendia a separação de poderes exatamente para evitar o absolutismo e garantir a liberdade. Diante da análise, a alternativa correta é: a) A realidade sinaliza que os poderes devem ter mais harmonia e colaboração do que propriamente independência entre eles.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O estudo dos direitos humanos abrange a compreensáo de um sistema internacional criado para proteger esses direitos, com base em precedentes históricos que impulsionaram a internacionalizagáo e a universalizacáo de sua protecáo.
Sobre as gerações ou dimensões dos direitos humanos, assinale a alternativa correta:
a. Os direitos da primeira geracáo estão relacionados principalmente aos direitos económicos, sociais e culturais, enquanto os da segunda geracáo dizem respeito aos direitos civis e políticos.
b. A primeira geracáo de direitos humanos, também chamada de direitos de liberdade, inclui direitos civis, políticos e sociais, como o direito a vida, a liberdade de expressão, a moradia e ao voto, e foi formalizada principalmente no pós-Segunda Guerra Mundial.
c. Os direitos da terceira geracáo, ou direitos de solidariedade, envolvem questões coletivas, como o direito ao meio ambiente equilibrado, a saudável qualidade de vida e aos direitos difusos e coletivos.
d. A quarta geracáo de direitos humanos, que se refere a protecáo de minorias, como povos indígenas e refugiados, tem seu foco em assegurar o reconhecimento e a preservacáo das culturas, idiomas e identidades de grupos étnicos específicos.
e. A segunda geracáo de direitos humanos engloba principalmente os direitos ao voto e a liberdade de expressão, enquanto os direitos sociais, como saúde e educação são, garantidos pela terceira geracáo.

A Administracáo Pública utiliza diferentes formas de parcerias para promover a prestação de serviços públicos.
Sobre as parcerias na Administração Pública, assinale a alternativa incorreta:
a. O convênio é um contrato celebrado apenas com entidades privadas para a realização de interesse comum, mediante mútua colaboração.
b. A concessão é o contrato administrativo por meio do qual a administração pública delega a outrem a execução de um serviço público, para que seja executado em nome do concessionário e por sua conta e risco.
c. A permissão é o ato administrativo unilateral e discricionário que permite ao particular a execução de serviço público ou a utilização privativa de bem público por terceiros.
d. As parcerias público-privadas são reguladas pela Lei n. 11.079, de 2004, que, em seu parágrafo 2º, define as parcerias público-privadas como o contrato administrativo de concessão na modalidade patrocinada ou administrativa.
e. A franquia é um instituto próprio do direito privado que vem sendo adequado à administração pública e consiste em uma forma de terceirização de atividades acessórias ou complementares da administração pública.

Mais conteúdos dessa disciplina