Logo Passei Direto
Buscar
Pode-se dizer, inclusive, que há uma aceitação social tácita à evasão fiscal, razão pela qual não existe, por parte da sociedade, uma reação que tenha por objetivo punir o infrator. O porquê, nas palavras de Gregório Robles, é: “a infração da norma social é considerada grave quando afeta um valor essencial, de capital importância para o grupo; para tanto, a reação será severa, contundente”. De outra baila, quando “o valor afetado é considerado de escassa importância ou de hierarquia inferior, o sentimento de indignação será leve e difuso, e a reação, caso ocorra, será suave”. Isso ocorre devido:
a. À inexistência de uma resposta estatal às demandas sociais.
b. À visível e aparentemente incontrolável corrupção.
c. Aos desvios de recursos da administração pública.
d. Todas as alternativas anteriores.
e. Nenhuma alternativa anterior.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para analisar a questão, precisamos entender o contexto da aceitação social da evasão fiscal e as razões que podem levar a essa situação. Vamos analisar as alternativas: a. À inexistência de uma resposta estatal às demandas sociais. - Isso pode contribuir para a aceitação da evasão fiscal, pois se a sociedade sente que suas demandas não são atendidas, pode haver uma tolerância maior a infrações. b. À visível e aparentemente incontrolável corrupção. - A corrupção pode gerar um sentimento de que a evasão fiscal é menos grave, já que a confiança nas instituições é abalada. c. Aos desvios de recursos da administração pública. - Isso também pode levar a uma aceitação da evasão, pois se a sociedade percebe que os recursos não estão sendo utilizados de forma adequada, pode justificar a evasão. d. Todas as alternativas anteriores. - Essa opção sugere que todas as razões apresentadas contribuem para a aceitação social da evasão fiscal. e. Nenhuma alternativa anterior. - Essa opção não se aplica, pois as alternativas anteriores têm fundamento. Diante da análise, a alternativa que melhor resume a situação apresentada é: d) Todas as alternativas anteriores.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Analise as afirmativas:
Escolha uma:
1) A justiça fiscal somente será alcançada quando aqueles que estejam obrigados a contribuir tenham efetivamente capacidade para tal, e quando os detentores de maior capacidade econômica contribuam de acordo com esta capacidade.
2) Em países que alcançaram melhores índices de desenvolvimento econômico e social – os nórdicos, principalmente – a propriedade representa o principal fator de escolha daqueles que suportarão o ônus fiscal.
3) Embora seja fruto da renda acumulada – e, portanto, já objeto de anterior tributação –, ser proprietário de bens e direitos representa economicamente uma manifestação de riqueza.
4) O mínimo existencial pode ser definido como o valor necessário para que uma família média possa prover seu sustento, mediante o atendimento de necessidades básicas, tais como alimentação, moradia, vestuário, transporte, lazer etc.
5) Um sistema tributário que queira estar subordinado ao princípio da dignidade humana haverá de estabelecer limites satisfatórios de isenção fiscal em relação à renda e em relação ao patrimônio.
a. V-V-V-V-V
b. V-F-V-V-V
c. V-F-F-V-V
d. V-V-V-F-F
e. F-V-F-V-F

Imunidade consiste na exclusão de competência da União, Estados, Distrito Federal e Municípios para instituir tributos relativamente a determinados atos, fatos e pessoas expressamente previstas na Constituição Federal. Objetivam preservar da tributação valores considerados como de superior interesse nacional.
Sendo assim, relacione os tipos de imunidade à justificativa de sua existência:

Mais conteúdos dessa disciplina