Logo Passei Direto
Buscar
Analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. De acordo com as condições fisiológicas do aparelho fonador humano, as vogas caracterizam-se como fonemas que não encontram obstáculos para a sua realização, pois a cavidade bucal encontra-se livre para a passagem do ar;
II. Considerando o processo de produção fonético-fonológica, as consoantes orais são fonemas que, ao serem realizados pelo aparelho fonador humano, encontram obstáculos que impedem a passagem total do ar, o que não ocorre com as consoantes nasais;
III. De acordo com a Nomenclatura Gramatical Brasileira, a zona de articulação, a presença ou ausência de sonorização, a intensidade e o timbre são alguns dos critérios utilizados para a classificação das vogais;
IV. Quanto ao critério da intensidade, as vogais podem ser classificadas como tônicas ou átonas; já quanto ao timbre, considerado um traço distintivo das vogais, elas podem ser classificadas como abertas, fechadas e reduzida.
a. Somente I e IV estão corretas.
b. Somente II, III e IV estão corretas.
c. Somente II e IV estão corretas.
d. Somente I e III estão corretas.
e. Somente I, II e III estão corretas.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. De acordo com as condições fisiológicas do aparelho fonador humano, as vogais caracterizam-se como fonemas que não encontram obstáculos para a sua realização, pois a cavidade bucal encontra-se livre para a passagem do ar. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois as vogais são produzidas sem obstrução do fluxo de ar. II. Considerando o processo de produção fonético-fonológica, as consoantes orais são fonemas que, ao serem realizados pelo aparelho fonador humano, encontram obstáculos que impedem a passagem total do ar, o que não ocorre com as consoantes nasais. Falso, as consoantes nasais também encontram obstáculos, mas permitem a passagem do ar pelo nariz. Portanto, essa afirmativa está incorreta. III. De acordo com a Nomenclatura Gramatical Brasileira, a zona de articulação, a presença ou ausência de sonorização, a intensidade e o timbre são alguns dos critérios utilizados para a classificação das vogais. Falso, a presença ou ausência de sonorização e a intensidade são mais relevantes para a classificação das consoantes do que das vogais. As vogais são geralmente classificadas por timbre e abertura. IV. Quanto ao critério da intensidade, as vogais podem ser classificadas como tônicas ou átonas; já quanto ao timbre, considerado um traço distintivo das vogais, elas podem ser classificadas como abertas, fechadas e reduzidas. Verdadeiro, essa afirmativa está correta. Com base nas análises, as afirmativas corretas são I e IV. Portanto, a alternativa correta é: a) Somente I e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Marque a alternativa correta com relação à classificação das consoantes da Língua Portuguesa: a. As consoantes são classificadas de acordo com a articulação das pregas vocais e o modo de articulação da cavidade bucal. b. As consoantes são classificadas com relação ao modo e ponto de articulação da cavidade bucal. c. As consoantes são classificadas com relação à função da cavidade bucal, modo de articulação e ponto de articulação. d. As consoantes são classificadas com relação ao ponto de articulação das pregas vocais. e. As consoantes são classificadas com relação à função das pregas vocais, às funções das cavidades bucal e nasal, ao modo de articulação e ao ponto de articulação.

A corrente de ar que vem dos pulmões passa pela traqueia e chega à sua parte superior que se chama laringe, conhecida vulgarmente como pomo de adão. Na laringe, a parte mais valiosa e complexa do aparelho fonador, se acham, horizontalmente, duas membranas mucosas elásticas, à maneira de lábios: as cordas vocais, por cujo estreito intervalo denominado glote, a corrente de ar tem de passar para ganhar a faringe, e daí, ou totalmente pela boca (fonemas orais), ou parte pela boca e parte pelas fossas nasais (fonemas nasais), chegar à atmosfera. É esta corrente expiratória que, modificada pelos órgãos da fala, é responsável pela produção dos fonemas.
Assinale a alternativa correta:
a. A língua não é importante para a produção dos fonemas.
b. Não há fonemas produzidos pela boca.
c. Há fonemas produzidos pela corrente de ar gerada na traqueia.
d. Todos os fonemas são produzidos apenas pela boca.
e. Há fonemas produzidos totalmente pela boca.

A deficiência auditiva é caracterizada pela diferença entre o desempenho do indivíduo e a sua habilidade considerada normal para a identificação sonora, segundo padrões estabelecidos pelo American National Standards Institute (ANSI).
Assinale a alternativa correta:
a. Perda auditiva condutiva: se refere a qualquer problema no ouvido externo ou médio, que interfira na condução adequada do som. Em geral, é de grau leve ou moderado, com variações de 25 a 65 decibéis.
b. Disfunção auditiva central: Com essa perda auditiva, o paciente tem dificuldade em processar a informação sonora. Em geral, é difícil de ser revertida e curada, já que envolve a perda permanente de células neurotransmissoras. Nesse caso, os pacientes podem se beneficiar com o tratamento por meio da utilização de aparelhos auditivos ou implantes cocleares que restabelecem a função auditiva, alcançando níveis bem próximos da normalidade.
c. Alteração da função auditiva central: Essa alteração é uma combinação da perda auditiva neurossensorial com a condutiva, que ocorre como resultado de lesão no ouvido interno e externo ou médio. Tem como principais causas as infecções no ouvido, o uso de alguns medicamentos, as perfurações do tímpano, entre outras.
d. Alteração de Processamento auditivo central – o paciente tem dificuldade de captar os sons que chegam de fora.
e. Perda auditiva neurossensorial: É um distúrbio da audição em que há um impedimento na habilidade de analisar e/ou interpretar padrões sonoros. A avaliação audiológica do sistema nervoso auditivo central (SNAC) é altamente complexa, já que as causas podem não estar relacionadas diretamente com os ouvidos.

No homem, os canais semicirculares, órgãos responsáveis pela manutenção do equilíbrio, estão localizados: a. Na medula. b. Nas articulações. c. No cerebelo. d. No ouvido interno. e. Nos pés.

Mais conteúdos dessa disciplina