Logo Passei Direto
Buscar
O ecocardiograma permite uma avaliação cardíaca anatômica e funcional rápida, a qual pode incluir avaliação hemodinâmica não invasiva por meio do estudo Doppler. Tal estudo integrado pode fornecer dados de extrema importância para a compreensão dos mecanismos subjacentes à instabilidade hemodinâmica do doente, permitindo a instituição célere das medidas terapêuticas apropriadas (fonte: Rev. Bras. Ter. Intensiva, 2018; 30(3): 385-39).
Sobre as características do ecocardiograma com efeito doppler, assinale a alternativa correta.
Permite avaliação cardíaca, velocidade e direção do fluxo sanguíneo, incluindo também um estudo mais detalhado do fluxo dos vasos sanguíneos.
Permite avaliação do funcionamento da vesícula biliar.
Permite avaliação do fluxo do líquido cefalorraquidiano.
Permite somente avaliação do fluxo sanguíneo dentro das câmaras cardíacas.
Permite somente a avaliação do fluxo sanguíneo dos vasos sistêmicos.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

A alternativa correta é: "Permite avaliação cardíaca, velocidade e direção do fluxo sanguíneo, incluindo também um estudo mais detalhado do fluxo dos vasos sanguíneos." O ecocardiograma com efeito Doppler é utilizado para avaliar não apenas a anatomia e a função cardíaca, mas também para medir a velocidade e a direção do fluxo sanguíneo, o que é fundamental para entender a hemodinâmica do paciente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A mamografia é o único exame cuja aplicação em programas de rastreamento apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade do câncer de mama. É considerada população de risco para desenvolvimento de câncer de mama e deve fazer mamografia de rastreamento.
Assinale a alternativa correta:
Mulheres acima de 40 anos de idade, anual ou bienalmente, ou anual para mulheres acima de 50 anos.
Ter um ou mais parentes de primeiro grau com câncer de qualquer órgão.
Mulheres acima de 40 anos de idade, anual ou bienalmente, ou anual para mulheres acima de 50 anos.
História familiar de câncer de mama masculino.
Ter um ou mais parentes de segundo ou terceiro grau com câncer de mama.

O câncer de mama é o câncer que mais acomete as mulheres brasileiras, excetuando-se o câncer de pele não melanoma. Em 2017, foram detectados 57.960 casos novos da doença. Esse crescimento pode ser decorrente, em parte, do aumento da incidência devido a uma maior exposição das mulheres a fatores de risco consequentes do processo de urbanização e de mudanças no estilo de vida, agravados pelo envelhecimento populacional que ocorreu no Brasil de forma intensa. Dessa forma, a detecção e o tratamento precoces são geralmente considerados os meios mais efetivos para a redução da mortalidade por câncer de mama.
Para rastreamento e detecção precoce do câncer de mama, o seguinte exame de imagem é recomendado (marque a alternativa correta):
Mamografia, que consiste na radiografia da mama.
Mamografia, que consiste na radiografia da mama.
Mamografia, que consiste no ultrassom da mama.
Radiografia de tórax simples.
Angiografia.
Cintilografia.

A implantação de programas de rastreamento populacional e o reconhecimento da importância de assegurar a máxima qualidade dos exames para o diagnóstico do câncer de mama mobilizaram diferentes esforços para desenvolver e implantar padrões de qualidade para a mamografia. Entretanto, a mulher que irá se submeter à mamografia deve receber orientações sobre os cuidados específicos pré-exame.
Leia as afirmativas abaixo sobre as orientações e marque a correta (somente uma alternativa está correta):
Todas as alternativas acima estão corretas.
Não se pode utilizar perfume, desodorante, talcos, pomadas no dia do exame, pois os resíduos desses produtos dificultam a visualização de alterações.
A parte superior do tronco será despida, portanto, sugere-se recomendar usar duas peças de roupa.

A formação da imagem na ultrassonografia depende da capacidade de construir imagens a partir do som refletido pelo eco num monitor, que, por sua vez, o transforma num ponto luminoso. O eco forma-se, então, a partir do momento em que o som encontra uma superfície com uma diferente impedância acústica, podendo assim definir-se pelo produto da densidade do meio pela velocidade de propagação do som no mesmo meio. A ferramenta Doppler associada à ultrassonografia convencional fornece informações em tempo real sobre a arquitetura vascular e os aspectos hemodinâmicos dos vasos em diversos órgãos.
Analise as alternativas abaixo sobre o preparo do paciente e os cuidados durante o exame e marque a correta.
Tanto a ultrassonografia convencional como a com doppler associado podem ser realizadas quantas vezes forem necessárias, pois não há risco de exposição à radiação.
Para a realização de ultrassonografia abdominal, é necessário estar com a bexiga cheia e o jejum nunca está indicado.
Aplicação de álcool na pele (área a ser examinada), a fim de conduzir as ondas sonoras.
Na gestação, a ultrassonografia transvaginal deve ser realizada no segundo e terceiro trimestres da gestação.
A ultrassonografia transvaginal está contraindicada em toda a gestação, devendo-se priorizar a realização da ultrassonografia transabdominal desde o primeiro trimestre.

No início dos anos 70, quando a tomografia computadorizada começava a ter ampla aplicação na visualização de estruturas internas do organismo examinado, outra técnica de diagnóstico por imagens já estava sendo desenvolvida; fundamenta-se na Espectroscopia por Ressonância Magnética Nuclear e permite obter imagens de tecidos com uma resolução ainda não atingida por outros procedimentos. As vantagens da utilização da ressonância magnética nuclear em diagnósticos são:
A não utilização de radiação ionizante, para visualização do encéfalo, da coluna vertebral, do sistema musculoesquelético, do coração, da mama e da angiografia, com imagens superiores quando comparadas à tomografia.
A utilização de radiação ionizante de baixa energia, as diversas opções em promover cortes em muitos e diferentes planos e a excelente definição de imagem para tecidos ósseos normais, quando comparadas à tomografia.
A não utilização de radiação ionizante, a possibilidade de exames em pacientes com marca-passo e a possibilidade de mostrar características de diferentes tecidos do corpo.

Reações adversas ao meio de contraste iodado são eventos que, não raro, ocorrem no cotidiano de trabalho nas unidades de imagenologia, apresentando-se desde formas leves até quadros ameaçadores à vida do paciente. Estudos internacionais indicam que esses eventos ocorrem entre 0,2% e 12,7% das injeções de contraste, dependendo do tipo e das características da substância radiopaca empregada (fonte: Rev. Latino-am. Enfermagem, jan./fev. 2007; 15(1)).
Com relação aos meios de contraste usados na tomografia computadorizada ou na ressonância magnética, assinale a alternativa correta.
Após a administração de contraste, pode ocorrer, como efeito colateral, rubor facial, náusea, calor e gosto salgado.
Para facilitar a administração endovenosa, os meios de contraste iodados devem ser administrados sempre preaquecidos.
Após a administração de contraste, o paciente pode apresentar parestesia de extremidades, considerada uma das reações alérgicas mais temíveis.
Não há diferença entre os meios de contraste iodados hidrossolúveis iônicos e não iônicos.
Em tomografias de abdome, como contraste oral, podem ser utilizados contrastes iodados, sulfato de bário, água ou leite.

O Sulfato de Bário a 100% com alta densidade atua como contraste radiológico utilizado para melhor visualização de imagens. É líquido, branco, inodoro, insípido, se adapta bem aos contornos do órgão, melhorando a visualização da imagem radiográfica. Sulfato de Bário usualmente já vem diluído, numa concentração ideal para a maioria dos exames.
Para visualização de qual órgão, quando necessário o uso de contraste, o Sulfato de Bário está indicado (apenas uma alternativa está correta):
Tubo gastrointestinal.
Fígado e vesícula biliar.
Pulmões.
Sistema vascular.
Sistema nervoso central.

Mais conteúdos dessa disciplina