Logo Passei Direto
Buscar
Sobre a desconsideração da personalidade jurídica, assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. A desconsideração da personalidade jurídica alcança somente os sócios com poderes de administração da empresa sancionada.
b. Quando os sócios de uma empresa sancionada com impedimento de licitar, constituem nova pessoa jurídica, essa segunda empresa não poderá ser impedida perante o ente da federação que sancionou a primeira organização empresarial.
c. A Lei nº 14.133/2021 não especificou as situações em que a personalidade jurídica poderá ser desconsiderada.
d. A desconsideração da personalidade jurídica poderá ser aplicada sempre que utilizada com abuso do direito para facilitar, encobrir ou dissimular a prática dos atos ilícitos previstos na Lei de Licitações ou para provocar confusão patrimonial.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas sobre a desconsideração da personalidade jurídica: a) A desconsideração da personalidade jurídica alcança somente os sócios com poderes de administração da empresa sancionada. - Esta afirmação é incorreta, pois a desconsideração pode atingir todos os sócios, não apenas os administradores. b) Quando os sócios de uma empresa sancionada com impedimento de licitar, constituem nova pessoa jurídica, essa segunda empresa não poderá ser impedida perante o ente da federação que sancionou a primeira organização empresarial. - Esta afirmação é falsa, pois a nova empresa pode sim ser impedida, dependendo da situação. c) A Lei nº 14.133/2021 não especificou as situações em que a personalidade jurídica poderá ser desconsiderada. - Esta afirmação é incorreta, pois a lei menciona situações em que a desconsideração pode ocorrer. d) A desconsideração da personalidade jurídica poderá ser aplicada sempre que utilizada com abuso do direito para facilitar, encobrir ou dissimular a prática dos atos ilícitos previstos na Lei de Licitações ou para provocar confusão patrimonial. - Esta afirmação está correta, pois a desconsideração pode ser aplicada em casos de abuso de direito e para evitar fraudes. e) Nenhuma das alternativas anteriores. - Como a alternativa (d) está correta, esta opção não se aplica. Portanto, a alternativa correta é: d) A desconsideração da personalidade jurídica poderá ser aplicada sempre que utilizada com abuso do direito para facilitar, encobrir ou dissimular a prática dos atos ilícitos previstos na Lei de Licitações ou para provocar confusão patrimonial.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

As infrações devem estar definidas no contrato e é cláusula obrigatória. Sobre o tema, assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. A lei exige a formalização de instrumento de contrato, o que não pode ser excepcionado em hipótese alguma.
b. Nos casos em que a lei permite dispensa de licitação, a Administração está dispensada de comprovar que aquela proposta é a mais vantajosa.
c. Todo contrato administrativo deve estabelecer com clareza e precisão as condições para sua execução. Isso é fundamental para que se exija do fornecedor o cumprimento de suas obrigações e, se for o caso, aplicação de sanção.
d. É sempre nulo o contrato verbal feito com a Administração, o que também impossibilita a aplicação de sanções, por falta de instrumento que ampare.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.

Sobre a responsabilidade do sancionador e os princípios administrativos aplicáveis, marque a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. O princípio da indisponibilidade do interesse público obriga a Administração a zelar, guardar, conservar os bens públicos e não existem limites para esse princípio.
b. As sanções previstas nos editais e nos contratos devem guardar compatibilidade com os princípios previstos na Lei de Licitações, especialmente quanto aos que se referem à proibição de excesso, configurada nos princípios da razoabilidade e proporcionalidade, e da vinculação da pena à infração cometida.
c. A prerrogativa de a Administração aplicar penalidades no âmbito de um contrato ou licitação não caracteriza as chamadas cláusulas exorbitantes.
d. O poder-dever de a Administração sancionar o fornecedor ou o licitante infrator não está vinculado a nenhum princípio em particular.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.

Mais conteúdos dessa disciplina