Logo Passei Direto
Buscar
Para a realização microscópica do exame parasitológico de fezes (EPF), várias técnicas podem ser desempenhadas a fim de analisar a presença do parasita no formato de ovos, larvas e/ou cistos que são sedimentados de forma espontânea em água no material fecal (DE CARLI, 2007).
Com base na informação acima assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) Método direto a fresco, que permite a observação de trofozoítos vivos dos protozoários.
( ) Técnica de sedimentação espontânea de Lutz, Hoffman, Pons e Janer, na qual há sedimentação espontânea de ovos e larvas de helmintos e cistos de protozoários em água.
( ) Técnica de Ritchie: técnica baseada na centrífugo-sedimentação de cistos, oocistos, ovos e larvas através a formalina-éter ou formalina-acetato de etila.
( ) Técnica de Willis: técnica que promove a flutuação de ovos leves por meio de uma solução saturada de Cloreto de sódio em água.
( ) Método de Kato-Katz, recomendado para a análise laboratorial de Trypanosoma cruzi.
a. F, V, V, V, F
b. V, V, F, V, F
c. V, V, V, V, F
d. V, F, V, F, F
e. F, V, V, V, F
User badge image
Testando o Conhecimento

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre as técnicas de exame parasitológico de fezes: ( ) Método direto a fresco, que permite a observação de trofozoítos vivos dos protozoários. É verdadeira (V). O método direto a fresco é utilizado para observar trofozoítos vivos, permitindo a identificação de protozoários em amostras fecais. ( ) Técnica de sedimentação espontânea de Lutz, Hoffman, Pons e Janer, na qual há sedimentação espontânea de ovos e larvas de helmintos e cistos de protozoários em água. É verdadeira (V). Essa técnica é realmente utilizada para a sedimentação de ovos, larvas e cistos em amostras fecais. ( ) Técnica de Ritchie: técnica baseada na centrífugo-sedimentação de cistos, oocistos, ovos e larvas através a formalina-éter ou formalina-acetato de etila. É verdadeira (V). A técnica de Ritchie utiliza a centrífugo-sedimentação para concentrar os parasitas presentes nas fezes. ( ) Técnica de Willis: técnica que promove a flutuação de ovos leves por meio de uma solução saturada de Cloreto de sódio em água. É verdadeira (V). A técnica de Willis é utilizada para a flutuação de ovos leves, permitindo a separação dos mesmos. ( ) Método de Kato-Katz, recomendado para a análise laboratorial de Trypanosoma cruzi. É falsa (F). O método de Kato-Katz é utilizado para a detecção de ovos de helmintos, não sendo recomendado especificamente para a análise de Trypanosoma cruzi. Portanto, a sequência correta é: V, V, V, V, F. A alternativa que apresenta essa sequência é a c) V, V, V, V, F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A microbiologia é um ramo da ciência que estuda os organismos microscópicos e funções biológicas. As bactérias são microrganismos procariontes, sem delimitação do núcleo, possuem membrana, sendo a maioria unicelular. A associação das bactérias com seus hospedeiros pode ser parasitária e/ou simbiótica, estas relações envolvem a entrada da bactéria nos tecidos do seu hospedeiro, sendo a parasitária causadora de danos celulares do hospedeiro, e a relação simbiótica benefício entre a bactéria e o hospedeiro (ALTERTHUM, 2015).
Diante esta afirmação, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) As bactérias podem apresentar três formas: esféricas, cilíndricas e espiraladas, e podem crescer em arranjos.
( ) Bactérias no formato Cocos, podendo ser diplococos (duas células); estreptococos (forma uma cadeia de cocos); Sarcinas (pacote cúbico com oito células) e estafilococos (agrupadas em forma de um cacho de uva).
( ) Bacilos: são bactérias que em sua conformação ficam lado a lado (duas células); estreptobacilos (forma em cadeia); cocobacilos (bastonete muito curto, cuidado para não confundir com bacilos).
( ) Filamentosos ramificados: são aquelas bactérias que formam hifa por ter simbiose com fungos filamentosos.
( ) Flagelos são filamentos finos, formado por três partes: gancho, corpo basal, e filamento, utilizados para locomoção da bactéria.
( ) Fímbrias e pelos: são filamentos mais curtos e finos que os flagelos, a função das fímbrias é a adesão da célula bacteriana a diversas superfícies.
( ) O glicocálice: também denominada de cápsula ou exopolissacarídeo, é uma camada viscosa que recobre a célula bacteriana, permitindo aderência da célula em várias superfícies.
a. F, F, V, V, V, F, F
b. V, V, V, F, V, V, V
c. F, V, F, F, V, V, V
d. F, F, V, V, F, F, V
e. V, F, V, F, F, V, V

Mais conteúdos dessa disciplina