Logo Passei Direto
Buscar
A abordagem neoclássica nada mais é do que a redenção da Teoria Clássica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações de hoje.
Analise as afirmativas sobre os princípios que se baseia a Administração Neoclássica.
I - os princípios da Administração como princípios científicos precisam ser necessários e verdadeiros, como qualquer outra ciência;
II - o meio ambiente Administrativo é afetado pela cultura e pelo universo físico.
III – A administração é um processo composto das funções de planejamento, organização, direção e controle;
A - Todas alternativas estão corretas
B - somente a afirmativa II está correta.
C - somente as afirmativas I e II estão corretas.
D - somente as afirmativas I e III estão corretas.
E - somente as afirmativas II e III estão corretas.
User badge image
Discussões sobre Modelos de Gestão

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I - Os princípios da Administração como princípios científicos precisam ser necessários e verdadeiros, como qualquer outra ciência. Verdadeiro, a administração busca fundamentar-se em princípios que sejam válidos e aplicáveis, assim como em outras ciências. II - O meio ambiente administrativo é afetado pela cultura e pelo universo físico. Verdadeiro, a cultura organizacional e o ambiente físico influenciam diretamente a administração e a dinâmica das organizações. III - A administração é um processo composto das funções de planejamento, organização, direção e controle. Verdadeiro, essa é uma definição clássica e amplamente aceita das funções da administração. Agora, considerando que todas as afirmativas I, II e III estão corretas, a alternativa correta é: A - Todas alternativas estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A teoria neoclássica é a redenção da Teoria clássica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações de hoje. “Em outros termos, a teoria Neoclássica é exatamente a teoria Clássica colocada no figurino das empresas de hoje, dentro de um ecletismo que aproveita a contribuição de todas as demais teorias administrativas” Chiavenato, I. Introdução a Teoria geral da administração. São Paulo: Makron Books, 1993. Pág. 223.
Sobre a característica ênfase nos objetivos e resultados e correto afirmar que:
a. a razão da existência das empresas é atingir objetivos e produzir resultados. Portanto, toda a organização deve ser criada, organizada e estruturada nesse sentido.
b. é o momento de uma reflexão e achar um meio termo e voltar a pensar a organização em termos econômicos e da obtenção de resultados. Para isso retomam os princípios já estabelecidos pela Teoria Clássica e os avaliam, repensam e atualizam para a nova realidade empresarial
c. os teóricos da Neoclássica caracterizam-se pela busca de resultados, a Administração é válida para que se atinjam resultados, esse é o foco principal, praticidade sem deixar de lado os conceitos teóricos. A prática justifica a teoria e a teoria se comprova por seu uso na prática.
d. os autores neoclássicos são ecléticos, abertos a novas ideias e em função disso absorvem o conteúdo de outras teorias administrativas recentes
e. a aplicação dos princípios da Administração não utiliza a rigidez dos clássicos que os aplicavam com leis científicas imutáveis. Agora esses princípios são aplicados como critérios de conduta com certa flexibilidade, sempre como guias para a obtenção de resultados.

Todas as teorias administrativas assentaram-se na Teoria Clássica, seja, como ponto de partida, seja como crítica para tentar uma posição diferente, mas a ela relacionada intimamente. A abordagem neoclássica nada mais é do que a redenção da Teoria Clássica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações de hoje.
Analise as afirmativas sobre os princípios que se baseia a Administração Neoclássica.
I - Hierarquia: o sistema está organizado em pirâmide, sendo as funções subalternas controladas pelas funções de chefia, de forma a permitir a coesão do funcionamento do sistema.
II – Para se sustentar e dar suporte à grande variedade de situações empresariais, a Administração precisa de princípios que tenham valores preditivos e possam ser aplicados com a garantia dos resultados;
III - Impessoalidade: as pessoas, enquanto elementos da organização, limitam-se a cumprir as suas tarefas, podendo sempre serem substituídas por outras - o sistema, como está formalizado, funcionará tanto com uma pessoa como com outra.
a. somente as afirmativas I e II estão corretas.
b. somente as afirmativas I e III estão corretas
c. somente a afirmativa II está correta
d. somente as afirmativas II e III estão corretas.
e. Todas alternativas estão corretas

A Teoria da Burocracia de Max Weber teria se popularizado por volta do ano de 1940, já após a morte do autor. Max Weber, juntamente com Taylor e Fayol, está entre os principais pensadores da teoria administrativa. A teoria burocrática surgiu em clara oposição a suas antecessoras, ou seja, à Teoria Clássica e Teoria das Relações Humanas.
Para o sociólogo Max Weber, uma das características da burocracia na abordagem estruturalista da administração é a
a. Despersonalização dos relacionamentos
b. Resistência a mudanças
c. Categorização como base do processo decisório.
d. Uniformidade de rotinas e procedimentos
e. Internalização das normas e dos regulamentos

O sociólogo Max Weber deixou um grande legado no campo da sociologia, que se estende para diversas outras áreas do conhecimento, não só da Administração.
Weber destaca três tipos fundamentais de autoridade.
I - Autoridade tradicional: quando os subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificadas, porque essa sempre foi a maneira pela qual as coisas foram feitas. É uma questão cultural.
II - Autoridade legal, racional ou burocrática resultante da rejeição à tradição e contra a ordem social vigente, os subordinados aceitam as ordens do superior como justificadas, por causa da influência da personalidade e da liderança do superior com o qual se identificam.
III - Autoridade carismática quando as ordens dos superiores são aceitas como justificadas, porque consideradas legítimas e de acordo com certos preceitos ou normas, dos quais deriva o comando.
a. somente as afirmativas II e III estão corretas.
b. somente as afirmativas I e III estão corretas.
c. somente a afirmativa I está correta
d. Somente as afirmativas I e II estão corretas
e. Todas alternativas estão corretas

A palavra burocracia dá a ideia do exercício do poder na empresa privada e pública. Popularmente a palavra burocracia é utilizada para designar uma organização, que:
Escolha uma:
a. Foca a eficiência através da estrutura organizacional
b. Enfatiza a estrutura propriamente dita.
c. o homem é animal social dotado de necessidades, aptidões, sistema psíquico, capacidade de linguagem.
d. Foca a produtividade através do operário
e. Tem como objetivo classificar os sistemas e de que forma seus componentes se organizam e o padrão de comportamento de cada categoria.

A teoria burocrática de Max Weber é uma espécie de organização humana baseada na racionalidade, ou seja, os meios devem ser analisados e estabelecidos de maneira totalmente formal e impessoal, a fim de alcançarem os fins pretendidos. Dessa forma, na teoria burocrática há grande ênfase na eficiência. Estudos apontam que os primeiros traços de burocracia tenham surgido ainda na antiguidade, com os códigos de conduta e normatização de comportamento entre estado e população. No entanto, para Weber, a burocracia como a conhecemos tem suas origens vinculadas às alterações religiosas ocorridas após o Renascimento. Max Weber verificou que o sistema produtivo moderno, tipicamente racional e capitalista, teve como embrião o conjunto de normas morais da chamada “ética protestante”, que pregava o culto ao trabalho duro, poupança e aplicação de excedentes de produção. O grande crescimento pelo qual passaram as organizações do período de Weber fez com que a Teoria Clássica e a das Relações Humanas não fossem mais capazes de suprir suas necessidades. Era imperioso que algo fornecesse mais formalidade, impessoalidade e eficiência ao processo.
São origens da teoria burocrática:
I - o tamanho e a complexidade das empresas exigem modelos organizacionais mais bem definidos;
II - o ressurgimento da Sociologia da Burocracia, a partir da descoberta dos trabalhos de Max Weber.
III - a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas, que não possibilitam uma abordagem global e integrada dos problemas organizacionais;
a. Somente as afirmativas I e II estão corretas
b. Todas alternativas estão corretas
c. somente as afirmativas I e III estão corretas.
d. somente as afirmativas II e III estão corretas.
e. somente a afirmativa II está correta

Abraham H. Maslow (1908-1970), um dos maiores especialistas em motivação humana, apresentou uma teoria da motivação segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, em uma hierarquia de importância e de influenciação. Essa hierarquia de necessidades pode ser visualizada como uma pirâmide. Na base da pirâmide estão as necessidades mais baixas (necessidades fisiológicas) e no topo, as necessidades mais elevadas (as necessidades de autorrealização).
Analise as afirmativas
I - Esses níveis de necessidades dividem-se em dois grupos, o das necessidades primárias, composto das necessidades fisiológicas e de segurança, e o grupo de necessidades secundárias, constituído pelas necessidades sociais de estima e de autor realização.
II - São exemplos de necessidades de sociais: status, independência, prestígio.
III - As necessidades fisiológicas é o nível mais baixo das necessidades humanas, relacionado com os aspectos fisiológicos de sobrevivência e preservação da espécie e, por conta disso, de grande importância.
a. somente as afirmativas I e III estão corretas.
b. Somente as afirmativas I e II estão corretas
c. somente a afirmativa I está correta
d. somente as afirmativas II e III estão corretas.
e. Todas alternativas estão corretas

Frederick Herzberg formulou a teoria dos dois fatores para explicar o comportamento das pessoas em situação de trabalho. Para ele existem dois fatores que contribuem para o comportamento das pessoas: fatores higiênicos e fatores motivacionais. Esses dois fatores são independentes e não se vinculam entre si. Os fatores responsáveis pela satisfação profissional das pessoas são totalmente desligados e distintos dos fatores responsáveis pela insatisfação profissional. O oposto da satisfação profissional não é a insatisfação, mas ausência de satisfação profissional.
Sobre os fatores higiênicos é correto afirmar que:
a. É constituído pelas necessidades relativas à segurança, à estabilidade, à proteção contra ameaças.
b. Esses fatores são os que se relacionam ao meio ambiente, ao exterior do ser humano. Eles são contextuais, relacionados com o meio ambiente de trabalho, são de responsabilidade da organização e estão fora do controle das pessoas, por isso são chamados de extrínsecos.
c. Relacionam-se com a participação em grupos sociais, com a associação, as amizades, o afeto e a aceitação por parte dos outros.
d. Relaciona-se com os aspectos fisiológicos de sobrevivência e preservação da espécie e, por conta disso, de grande importância.
e. São fatores relacionados ao conteúdo do cargo, à natureza das tarefas inerentes a ele, estão sob o controle da pessoa, envolvendo os sentimentos de crescimento individual, reconhecimento profissional, as necessidades de autor realização.

Mais conteúdos dessa disciplina