Logo Passei Direto
Buscar

Genética

Outros
Uma população de mamíferos apresenta 2 variações de cores, os de pelagem branca e os de pelagem preta. Os de pelagem preta são assim por conta da presença de um pigmento escuro. Já os de pelagem branca por conta da ausência. Existem dois genes responsáveis pela presença desse pigmento em cromossomos diferentes.
Qual a proporção fenotípica esperada na prole do cruzamento entre dois duplo-heterozigotos?
a. 1 pretos : 15 brancos
b. 1 preto : 3 brancos
c. 9 pretos : 7 brancos
d. 5 pretos : 11 brancos
e. 3 pretos : 13 brancos
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para resolver essa questão, precisamos entender o cruzamento entre dois indivíduos duplo-heterozigotos. Quando falamos de duplo-heterozigotos, estamos nos referindo a indivíduos que possuem duas características diferentes para dois genes, ou seja, eles têm genótipos como AaBb, onde "A" e "a" são alelos para um gene e "B" e "b" são alelos para outro gene. No caso apresentado, temos duas cores de pelagem: preta (presença do pigmento) e branca (ausência do pigmento). Ao realizar o cruzamento entre dois duplo-heterozigotos (AaBb x AaBb), podemos usar o quadrado de Punnett para determinar a proporção fenotípica esperada. Os possíveis fenótipos resultantes desse cruzamento são: - Pretos (A_B_): que incluem os genótipos AABB, AABb, AaBB, AaBb. - Brancos (aaBB, aaBb, AAbb, Aabb, aabb): que incluem os genótipos que não possuem pelo preto. Após calcular, a proporção fenotípica esperada para a prole de dois duplo-heterozigotos é 9 pretos : 7 brancos. Portanto, a alternativa correta é: c) 9 pretos : 7 brancos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A imagem a seguir ilustra duas hemácias com formatos diferentes. Uma apresenta-se mais abaulada enquanto a outra possui um formato de foice. O formato de foice da hemácia pode gerar problemas e deficiências nas funções das hemácias para um indivíduo.
De acordo com a imagem das hemácias, avalie as informações que se seguem: Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I. A hemácia com o formato de foice é característica de pacientes com leucemia, doença causadora de um câncer nas células sanguíneas.
II. A hemácia com o formato de foice ocorre em pacientes com anemia falciforme, um distúrbio genético passado hereditariamente.
III. Ambas as hemácias, apesar dos diferentes formatos, não possuem divergências nas realizações de suas funções.
IV. A hemácia em formato de foice gera problemas de deficiência no transporte de oxigênio no sangue, como também de anemia.
a. As afirmativas I e II estão corretas.
b. As afirmativas I e III estão corretas.
c. As afirmativas I, II e III estão corretas.
d. As afirmativas I, III e IV estão corretas.
e. As afirmativas II e IV estão corretas.

No milho, existem dois loci, (A,a) e (B,b), localizados em cromossomos diferentes, cujos alelos dominantes condicionam camada de aleurona (camada externa de células do endosperma das sementes) colorida apenas quando estão juntos. Todas as outras combinações genéticas produzem aleurona incolor. Duas linhagens, incolores e puras, foram cruzadas, resultando em F todos descendentes coloridos.
No caso apresentado acima, quais são os genótipos dos parentais?
a. AaBb e AaBb.
b. AAbb e aaBB.
c. AaBb e aaBB.
d. AAbb e AaBb.
e. aabb e aabb.

O conhecimento das neoplasias mieloproliferativas crônicas (NPM) sofreu grande avanço na última década graças à descoberta da mutação somática JAK2V617F, em 2005 [...]. Mais recentemente, a descoberta da mutação no gene da calreticulina ampliou ainda mais o entendimento da lesão na via JAK/STAT [...].
Considerando o texto, analise as afirmativas a seguir: Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
I – A mutação no gene JAK afeta as células germinativas e pode ser transmitida aos descendentes.
II – A nomenclatura JAKV617F é padrão para indicar mutações em genes, sendo que sempre aparece o nome do gene seguido do aminoácido original a posição em que ocorre a troca e o aminoácido que entra no lugar após a troca.
III – A mutação do gene JAK é do tipo de troca simples de nucleotídeo, enquanto as mutações que afetam o gene da calreticulina são de deleção e inserção de nucleotídeos.
IV – A inserção de 52 pares de base é mais propensa a gerar uma modificação na sequência de proteínas do que a troca de um nucleotídeo.
a. As afirmativas I, II e IV estão corretas.
b. As afirmativas II, III e IV estão corretas.
c. As afirmativas I, II e III estão corretas.
d. Somente a afirmativa I está correta.
e. Somente as afirmativas II e III estão corretas.

Marilene é uma senhora de 58 anos e decidiu fazer um implante dentário, e para fazer esse implante começou o tratamento com antibióticos receitados pelo seu dentista antes da cirurgia. Após alguns dias da cirurgia começou a se sentir fraca e muito doente.
De acordo com o texto, julgue as proposições e avalie se há relação de causa e consequência entre as proposições. A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
I. Marilene descobriu o câncer muito depois de toda a sua trajetória, curando-se da chikungunya e posteriormente de todas as consequências geradas por sua baixa imunidade, desenvolvimento de uma hepatite e manifestação da herpes.
II. O câncer de Marilene deve ter sido desenvolvido devido a sua exposição a vários microrganismos patógenos, desde ao uso dos antibióticos para o implante quanto ao contato com o vírus da chikungunya. Neste caso, a predisposição genética não foi o fator principal do câncer e sim as influências externas.
a. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
c. As asserções I e II são proposições falsas.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
e. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Camila possui um cachorro macho, da raça Dachshund (popularmente conhecida por “Salsicha”) e gostaria de ter filhotes. Para isso, conversando com amigos, um deles conhece uma mulher, chamada Mara, que possui uma fêmea da mesma raça.
Sabendo que o pêlo preto e os olhos escuros são dominantes, avalie as afirmativas a seguir: Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I. Camila e Mara terão todos os filhotes com olhos escuros.
II. Camila e Mara terão a chance de 25% dos filhotes possuírem olhos claros.
III. 50 % dos filhotes serão marrons com olho escuro.
IV. Todos os filhotes possuirão pêlo na cor preta.
a. Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
b. Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
c. Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
d. Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
e. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

A partir do cruzamento de animais duplo-heterozigotos foi gerada uma população de indivíduos. Nessa população foi analisada a presença de duas características nos organismos: se eram peludos ou pelados, e se eram enrugados ou lisos.
Baseado nesta situação da população, analise as afirmacoes abaixo.
I. É um caso de herança quantitativa.
II. É um caso de epistasia.
III. Os pais eram enrugados.
IV. Os pais eram pelados.
a. V, F, V, F
b. V, F, F, V
c. F, V, V, F
d. V, V, F, F
e. F, F, F, F

Mais conteúdos dessa disciplina