Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com jurisprudência e orientações do Tribunal de Contas da União, os orçamentos de obras podem ser classificados em “expedito”, “preliminar” e “detalhado”, sendo o último indicado para os Projetos Executivos.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

A afirmação é Verdadeiro. De acordo com a jurisprudência e orientações do Tribunal de Contas da União, os orçamentos de obras realmente podem ser classificados em “expedito”, “preliminar” e “detalhado”, sendo o orçamento detalhado indicado para os Projetos Executivos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Conforme o Decreto nº 7.983/2013, o Benefício e Despesa Indireta (BDI) deve considerar, na sua composição, a taxa de rateio da Administração central, os percentuais para os tributos incidentes e a taxa de retorno do investimento.
Escolha uma opção: Verdadeiro ou Falso.
Verdadeiro
Falso

Conforme a Instrução Normativa n° 2, de 4 de junho de 2014, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (dispõe sobre regras para a aquisição ou locação de máquinas e aparelhos consumidores de energia pela Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, e uso da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia – Ence nos projetos e nas respectivas edificações públicas federais novas ou que recebam retrofit), a obtenção da Ence é dispensável para edificações novas ou que recebam retrofit, até 500 m².
Escolha uma opção: Verdadeiro ou Falso.
Verdadeiro
Falso

Durante a fase de desenvolvimento do projeto, dependendo do tamanho do seu escopo, este pode ser dividido em várias entregas, chamadas fases. O fiscal do contrato, observando erros ou omissões na documentação de alguma das entregas, deve tomar a seguinte providência:
Escolha uma opção: a, b, c ou d.
a. Rescindir o contrato unilateralmente, visto ser essa uma prerrogativa da Administração Pública, nos casos de descumprimento do contrato, conforme preconiza a Lei nº 8.666/1993.
b. Encaminhar denúncia ao conselho profissional do projetista, pois essa é uma obrigação do gestor do contrato, quando identificados erros ou omissões no trabalho do projetista.
c. Emitir relatório de correções a serem efetuadas pelo projetista, disponibilizando o prazo previamente indicado no edital para que este efetue os ajustes e proceda à nova entrega, que poderá coincidir com a fase de entrega seguinte.
d. Desconsiderar tais erros ou omissões, para que se possa cumprir o cronograma do contrato estipulado no edital de licitação do projeto, e proceder à sua correção no momento da execução da obra.

O recebimento de um projeto de edificações pelo seu fiscal deve ser dado somente após a conferência da correta entrega dos itens obrigatórios, que devem constar do edital da sua licitação. Marque abaixo o item que não é obrigatório para o recebimento de um projeto:
a. Manuais técnicos dos equipamentos especificados no projeto.
b. Pranchas de desenho.
c. Cronograma físico-financeiro.
d. Caderno de Encargos.

O projeto de elevadores pode ser prescindido na fase da contratação do Projeto Básico pela Administração.
Escolha uma opção: Verdadeiro ou Falso.
Verdadeiro
Falso

A coordenação de projetos de uma edificação, obra viária ou de infraestrutura, é uma das etapas mais importantes do processo projetivo e deve ser enfatizada inclusive nas determinações constantes do edital da licitação.
A respeito da coordenação de projetos, assinale a alternativa incorreta:
a. Independentemente da polêmica que se estabeleceu entre os conselhos profissionais de engenheiros (Sistema Confea/Crea) e arquitetos (CAU/BR) quanto à atribuição exclusiva para a execução da coordenação das disciplinas de um projeto, a ideia convergente é que tal responsabilidade recaia sobre quem o concebe.
b. Entende-se como responsável pela concepção do projeto, sobre quem recairá a responsabilidade pela sua coordenação, o gestor do contrato, que definiu as diretrizes para a sua elaboração, essas constantes do edital da licitação.
c. Confusão corrente dentro da atividade de projetos é a definição dos termos “coordenação” e “gerenciamento”. Enquanto o primeiro é a ação de integração das disciplinas de um dado projeto (edificações, obras viárias ou de infraestrutura) e dos componentes dessas disciplinas (desenhos gráficos, memoriais etc.), o segundo pode ser entendido como o controle de prazos e processos da elaboração de um projeto, em nível administrativo.
d. Assim como uma representação gráfica deficiente, a coordenação de projetos ineficiente poderá acarretar a elevação dos custos da obra, com retrabalhos e prejuízos à Administração. A ineficiência na coordenação dos projetos pode condenar inclusive a beleza, a funcionalidade e o desempenho do produto final.

A apresentação das folhas de desenho (pranchas do projeto) sofreu alterações com a recente inovação tecnológica, por meio dos softwares de modelagem digital, sendo o Autodesk®Revit® um dos representantes da tecnologia BIM (Building Information Modelling).
Escolha uma opção: Verdadeiro ou Falso.
Verdadeiro
Falso

Mais conteúdos dessa disciplina