Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com a Portaria n. 2.436, de 21 de setembro de 2017, “a Atenção Básica deverá ser ofertada integralmente e gratuitamente a todas as pessoas, de acordo com suas necessidades e demandas do território, considerando os determinantes e condicionantes de saúde”.
Pode-se afirmar que a ESF:
I. Cada equipe de Saúde da Família (ESF) deve ser responsável por, no máximo, 3.000 pessoas, sendo a média recomendada de 2.500 pessoas, respeitando critérios de equidade para essa definição.
II. Recomenda-se que o número de pessoas por equipe considere o grau de vulnerabilidade das famílias daquele território, sendo que, quanto maior o grau de vulnerabilidade, maior deverá ser a quantidade de pessoas por equipe.
III. Busca promover a qualidade de vida da população brasileira e intervir nos fatores que colocam a saúde em risco, como falta de atividade física, má alimentação e o uso de tabaco.
IV. Visa à reorganização do sistema de saúde, tendo a atenção básica como o nível coordenador do cuidado aos indivíduos, família e comunidade, buscando aumentar a resolutividade e modificar o modelo assistencial de caráter biomédico para o modelo de vigilância à saúde, com ênfase nas ações de promoção e prevenção.
III e IV.
I, II e IV.
II, III e IV.
I, II e III.
III e IV.
Todas estão corretas.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. Cada equipe de Saúde da Família (ESF) deve ser responsável por, no máximo, 3.000 pessoas, sendo a média recomendada de 2.500 pessoas, respeitando critérios de equidade para essa definição. Verdadeiro, essa afirmativa está correta e reflete as diretrizes da Portaria. II. Recomenda-se que o número de pessoas por equipe considere o grau de vulnerabilidade das famílias daquele território, sendo que, quanto maior o grau de vulnerabilidade, maior deverá ser a quantidade de pessoas por equipe. Falso, na verdade, quanto maior o grau de vulnerabilidade, menor deve ser a quantidade de pessoas por equipe, para que a equipe possa oferecer um atendimento mais próximo e eficaz. III. Busca promover a qualidade de vida da população brasileira e intervir nos fatores que colocam a saúde em risco, como falta de atividade física, má alimentação e o uso de tabaco. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a ESF realmente busca promover a saúde e prevenir doenças. IV. Visa à reorganização do sistema de saúde, tendo a atenção básica como o nível coordenador do cuidado aos indivíduos, família e comunidade, buscando aumentar a resolutividade e modificar o modelo assistencial de caráter biomédico para o modelo de vigilância à saúde, com ênfase nas ações de promoção e prevenção. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta e reflete os objetivos da ESF. Agora, vamos resumir os itens corretos: - I: Correto - II: Incorreto - III: Correto - IV: Correto Portanto, as afirmativas corretas são I, III e IV. A alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: I, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Relacione as instituições na primeira coluna com a sua respectiva definição na segunda coluna e depois escolha a alternativa com a sequência correta logo abaixo.
I. Associações
II. Fundações
III. ONGs
IV. Filantrópicas
( ) Têm origem em um patrimônio ou conjunto de bens; seu registro em cartório depende da aprovação prévia do Estatuto Social pelo Ministério Público Municipal ou Estadual, são fiscalizadas pelo Ministério Público anualmente.
( ) Se originam da vontade de um grupo de pessoas unidas por uma causa ou objetivos sociais comuns. Não dependem da aprovação do Ministério Público no seu ato constitutivo, e sim da Assembleia Geral convocada para este fim.
( ) Grupo social organizado, sem fins lucrativos, constituído formal e autonomamente, caracterizado por ações de solidariedade no campo das políticas públicas e pelo legítimo exercício de pressões políticas em proveito de populações excluídas das condições da cidadania. Porém, seu conceito não é pacífico na doutrina e possui muitas divergências.
( ) Mantidas por entidades sem fins lucrativos, que desempenham atividades paralelas ou em conjunto com o Estado, sem ser remuneradas, diferentes das instituídas com fins lucrativos que são mantidas por uma ou mais pessoas físicas e/ou jurídicas de direito privado, que se constituem em entidades de caráter comercial, sendo esta apenas sua missão maior, não sendo obrigadas a fazer atividades de cunho benéfico, embora, se quiserem, possam desempenhá-los.
II, I, IV, III
I, II, III, IV
II, III, I, IV
III, I, IV, II
II, I, III, IV

Mais conteúdos dessa disciplina