Logo Passei Direto
Buscar
Com base nos fatores que representam as estruturas vitais de uma nação, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A população está condicionada à representação política e governamental de uma nação, sendo representada como um elemento de subordinação às decisões políticas, recebendo ordens e obedecendo as leis elaboradas pelo legislativo.
II- O território é um dos fatores mais preponderantes para a formação de um Estado Nacional, pois nele interligam-se diversos outros fatores e elementos estruturantes de um determinado país.
III- Os recursos naturais representam um papel fundamental para a soberania de um país, havendo a necessidade de protegê-los para fins de desenvolvimento econômico e social de uma nação, bem como para garantir o bem-estar de sua população.
IV- As fontes de energia são fundamentais para o desenvolvimento econômico de um país, estando diretamente ligadas à atividade industrial e demais atividades econômicas relevantes para garantir a soberania de uma nação.
A As afirmativas I e IV estão corretas.
B Somente a afirmativa IV está correta.
C As afirmativas II, III e IV estão corretas.
D As afirmativas I, III e IV estão corretas.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I- A população está condicionada à representação política e governamental de uma nação, sendo representada como um elemento de subordinação às decisões políticas, recebendo ordens e obedecendo as leis elaboradas pelo legislativo. Essa afirmativa é um tanto simplista e não reflete a complexidade da relação entre população e governo, pois a população também exerce influência nas decisões políticas. Portanto, essa afirmativa é questionável. II- O território é um dos fatores mais preponderantes para a formação de um Estado Nacional, pois nele interligam-se diversos outros fatores e elementos estruturantes de um determinado país. Essa afirmativa está correta, pois o território é fundamental para a definição de um Estado. III- Os recursos naturais representam um papel fundamental para a soberania de um país, havendo a necessidade de protegê-los para fins de desenvolvimento econômico e social de uma nação, bem como para garantir o bem-estar de sua população. Essa afirmativa também está correta, pois os recursos naturais são essenciais para o desenvolvimento e a soberania. IV- As fontes de energia são fundamentais para o desenvolvimento econômico de um país, estando diretamente ligadas à atividade industrial e demais atividades econômicas relevantes para garantir a soberania de uma nação. Essa afirmativa está correta, pois a energia é crucial para o funcionamento da economia. Agora, vamos resumir as análises: - I: Questionável (não é totalmente correta) - II: Correta - III: Correta - IV: Correta Portanto, as afirmativas II, III e IV estão corretas. A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é: C) As afirmativas II, III e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Cúpula do Desenvolvimento Sustentável, ocorrida em Nova Iorque (EUA) trouxe para o debate os novos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e propõe a construção de uma nova agenda ambiental denominada Agenda 2030.
Sobre o conceito que tem ressignificação na Cúpula do Desenvolvimento Sustentável ocorrida em 2015, nos Estados Unidos, assinale a alternativa CORRETA:
A) O novo conceito de Desenvolvimento Sustentável evita a ampliação de dimensões e de elementos para o alcance de uma sociedade mais justa e saudável, com isso foi necessária uma ressignificação do conceito.
B) A Cúpula reafirma o conceito de Desenvolvimento Sustentável construído há décadas, evitando confusões e desvios no entendimento de tal conceito, não havendo uma ressignificação de fato.
C) O conceito de Desenvolvimento Sustentável passa por uma ressignificação e considera como pontos importantes a concretização dos Direitos Humanos; a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas.
D) Para que haja um fortalecimento de ações sustentáveis, durante a Cúpula são estabelecidos alguns pontos como a Agenda 2030, que trata de uma nova agenda ambiental voltada para evitar o crescimento de países desenvolvidos.

As nações, em um mundo globalizado, encontraram novas formas de impor sua soberania em diversos aspectos, criando novas formas de exercer seu poder sobre outras nações para além das questões políticas e militares. Elas também impõem seu modo de vida, sua cultura, costumes e tecnologia como sendo formas de exercer seu poder pelo mundo.
Sobre essas formas de imposição e de relação de poder entre as nações, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Soft power.
II- Hard power.
III- Sharp power.
(II) Poder exercido através da coerção e ameaça, podendo ocorrer por meio da ocupação de territórios ou de um golpe de Estado.
(I) Poder exercido por meio da influência e persuasão, podendo ocorrer por meio da disseminação de sua língua, música, cinema, entre outros da área cultural ou esportiva.
(III) Poder exercido através da penetração de ambientes políticos e de informação dos países alvo, atuando através da inserção e interferência nos sistemas de informações, manipulando politicamente países estrangeiros.
A) II – I – III.
B) III – I – II.
C) I – II – III.
D) III – II – I.

Os primórdios dos movimentos ecológicos e da discussão ambientalista sob uma perspectiva geopolítica confundem-se com as primeiras reuniões engendradas pelo Clube de Roma, na década de 1960. O Relatório The Limits of Growth, de 1972, foi o embrião das discussões sobre a relação homem e o ambiente, na qual se abordou a situação presente e o futuro dos homens. [...] A ecologia tornou-se uma preocupação global no desenrolar dessa discussão durante esse contexto, especificamente na Conferência de Estocolmo, em 1972. [...] O meio ambiente por meio de um processo descrito como “ambientalização” já aflora como uma estratégia política na agenda global dos Estados nacionais.
Sobre o que é relacionado com as relações entre as nações sob o novo paradigma ambiental associado ao fortalecimento do movimento ambientalista, conforme exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A) À economia ambiental.
B) À geopolítica ambiental.
C) Ao desenvolvimento sustentável.
D) Ao espaço vital das nações.

Com o desenvolvimento do sistema econômico capitalista e, atrelado a ele, o avanço da industrialização e do processo de globalização, diversas correntes econômicas foram sendo formuladas, buscando evidenciar e favorecer necessidades do próprio sistema capitalista. Vale ressaltar que em cada uma dessas correntes, acentua-se questões relacionadas à degradação ambiental e desconsideração às questões sociais inerentes ao modo de produção capitalista.
De acordo com as correntes econômicas e a evolução do sistema capitalista, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(V) O liberalismo predominou na 1ª fase da Revolução Industrial, estando associado ao capitalismo industrial, ele é marcado pela ausência da intervenção estatal na economia, deixando o mercado livre.
(F) O neoliberalismo é uma nova forma de liberalismo, com foco em privatizações, sendo desenvolvida após a 2º Revolução Industrial, estando atrelado à fase do capitalismo informacional.
(V) O keynesianismo buscou superar os efeitos da crise de 1929, causada principalmente pela superprodução incentivada pela corrente econômica anterior. Ele baseia-se na intervenção do estado na economia, buscando o bem-estar social para a redução de crises.
(V) O período do capitalismo mercantilista foi marcado pela época das grandes navegações, em que o comércio era predominante e a corrente econômica era baseada no protecionismo.
A) V – F – V – V.
B) V – F – V – F.
C) F – F – V – V.
D) V – V – F – V.

A economia circular veio para ressignificar o modo como as empresas projetam produtos e encaram os resíduos, podendo ser uma grande aliada na diminuição do lixo marinho gerado. Ainda que este conceito não seja um fim em si mesmo, pois existem outras questões ambientais a serem ponderadas ou quantificadas, ele representa um ganho de consciência marcante para repensarmos o ciclo de vida de produtos e serviços de forma abrangente.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A economia circular é um exemplo de desenvolvimento que considera a exploração dos recursos naturais sem se preocupar com os impactos ambientais e sociais de todo o processo produtivo.
II- O novo modelo de desenvolvimento deve estar atrelado à Sustentabilidade e às novas práticas, como a economia circular que privilegia a otimização das etapas de produção, reduzindo o consumo de matérias-primas e a geração de resíduos.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

O processo de globalização se intensifica, consolida-se e se dissemina com mais intensidade após a década de 1970, num contexto em que o mundo se encontra em uma fase mais avançada da industrialização, com uma crescente demanda por recursos naturais e busca por ampliação do mercado consumidor. Considerando a noção de desenvolvimento econômico empregada em nossa sociedade e a distribuição desigual de recursos tecnológicos tão necessários para que os países se insiram no mundo globalizado, temos um cenário global de desigualdade social e econômica.
Sobre as relações entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos inseridos nessa realidade exposta, assinale a alternativa CORRETA:
A) Os países que detêm tecnologia, conhecimento e informação estão no centro do processo de globalização, contudo, países com baixo acesso à tecnologia, ficam à margem, à periferia do mundo globalizado, expondo a perversidade da globalização.
B) O mundo unido e conectado é uma fábula, uma ideia inventada pelos países centrais do mundo, para afirmar que a globalização ocorre de maneira igualitária entre as nações, superando a ideia de desenvolvimento e subdesenvolvimento.
C) As nações conectadas, ampliando sua rede de troca de informações e mercadorias, nos fazem afirmar que a globalização é positiva, pois sem os avanços tecnológicos, países pobres não alcançariam mercados importantes como o europeu.
D) A globalização, atualmente, aproxima ainda mais os países, favorecendo a ampliação do fluxo de pessoas, capitais, mercadorias e informações, unindo as nações em uma aldeia global.

A Sustentabilidade Organizacional proporciona a realização de ações sustentáveis no âmbito das empresas privadas ou em setores da administração pública. Ela busca implementar ações que reduzam os impactos causados pelas atividades produtivas, desenvolvendo atividades que agridem menos o meio ambiente, tragam impactos positivos à comunidade e promovam a justiça social.
Sobre as dimensões da Sustentabilidade Organizacional, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Desenvolvimento social.
II- Planejamento estratégico.
III- Gestão ambiental.
(I) Valorização da utilização de matérias-primas locais e fortalecimento da cultura e dos trabalhadores locais.
(II) Agregação de todos os colaboradores nas tarefas e no planejamento estratégico da empresa, fortalecendo ações ambientais de maneira cooperativa.
A) III – I – II.
B) II – I – III.
C) I – III – II.
D) I – II – III.

O Índice de Desenvolvimento Humano também pode ser calculado em nível municipal, trazendo resultados chamados de IDHM. Ele é calculado utilizando os mesmos aspectos do IDH, porém com algumas adaptações. Além disso, podemos relacioná-lo aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs), levando em conta alguns aspectos.
De acordo com a relação entre o IDHM, a Sustentabilidade e o ODSs, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(V) O IDHM pode servir como um contraponto ao PIB, focando em questões relevantes ao desenvolvimento pessoal, como o acesso à educação e saúde.
( ) O IDHM deve ser utilizado com cautela, pois muitas vezes pode não refletir a realidade local, por isso é necessário utilizar os dados do PIB per capta de maneira isolada.
(V) Com o IDHM é possível comparar realidades, buscando estabelecer conexões que visem melhorias de aspectos ainda a serem desenvolvidos nos municípios.
(V) O IDHM pode trazer um panorama da realidade local, favorecendo a criação e implantação de políticas públicas de acordo com as particularidades dos municípios.
A) F – F – V – V.
B) V – V – V – F.
C) V – F – V – V.
D) V – F – V – F.

De acordo com os elementos e etapas de criação de uma agenda ambiental eficiente, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(V) Identificar ferramentas e instrumentos para colocar em prática as ações inseridas nas agendas ambientais.
(V) Devem ser criados objetivos e metas relacionados à elaboração das agendas ambientais.
(F) As organizações devem construir a sua agenda ambiental de acordo com o modelo especificado pelos órgãos ambientais.
(F) A organização deve aproveitar o momento da criação de sua agenda ambiental, para focar sua visão de futuro atrelada ao Desenvolvimento Sustentável.
A) V – V – F – V.
B) F – V – F – V.
C) V – F – V – F.
D) V – V – F – F.

De acordo com o Dia da Sobrecarga da Terra e o conceito de Pegada Ecológica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(V) O dado apresentado de que precisamos de mais de 1 planeta para manter nosso padrão de consumo alerta para ações sustentáveis em diversos setores da sociedade, evitando o elevado consumo dos recursos naturais para além de sua capacidade de regeneração.
(F) A elevada pegada ecológica de países desenvolvidos acaba sendo amenizada pela pegada ecológica dos países subdesenvolvidos, substancialmente menor e em tendência de queda nos últimos anos, decorrente de ações sustentáveis realizadas a nível regional.
(V) A geopolítica ambiental reflete a realidade do Dia da Sobrecarga da Terra, ao observarmos países subdesenvolvidos com uma elevada pegada ecológica causada pela exploração de recursos naturais provenientes de empresas multinacionais sediadas em países desenvolvidos.
(V) Ao analisar o gráfico, podemos concluir que, se mantermos nosso modelo de consumo atual, nossa civilização poderá entrar em uma crise profunda, haja vista que a biocapacidade de cada um dos recursos naturais está em tendência crescente de exploração.
(V) A industrialização é um dos principais motivos do crescimento da exploração dos recursos naturais, sendo o ano de 1970 um marco para as questões ambientais no mundo e para o estabelecimento e crescimento da atividade industrial de países subdesenvolvidos, como o Brasil, por exemplo.
A) F – V – V – V – V.
B) V – F – V – V – V.
C) V – F – F – V – V.
D) V – V – F – F – V.

De acordo com a atual Divisão Internacional do Trabalho, países subdesenvolvidos industrializados são explorados por países desenvolvidos, em uma relação de dependência tecnológica e econômica que favorece apenas os países do norte desenvolvido.
Com base na atual Divisão Internacional do Trabalho (DIT), analise as afirmativas a seguir:
I- Países industrializados e desenvolvidos obtêm vantagens ao explorar os recursos naturais e mão de obra de países menos desenvolvidos, reduzindo suas externalidades negativas do processo produtivo, transferindo-as aos países mais pobres.
II- Os centros administrativos de inovação e tecnologia, bem como os setores de produção das grandes corporações são deslocados para países subdesenvolvidos que possuem abertura para receber as transnacionais, favorecendo seu desenvolvimento econômico e industrial.
III- Como vantagens competitivas dos países subdesenvolvidos industrializados, temos, como exemplos, as leis ambientais e trabalhistas menos rígidas e flexíveis, possibilitando a entrada de empresas transnacionais em países que não teriam condições de se desenvolver sem capital estrangeiro.
IV- A atual DIT é fruto da ampliação do processo de globalização que, ao mesmo tempo que facilita as trocas comerciais, amplia possibilidades de exploração de recursos para além dos limites territoriais de um país ou continente, acentuando problemas como a exploração da natureza de forma desregulada e da mão de obra mal paga.
A) Somente a afirmativa IV está correta.
B) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
C) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
D) As afirmativas I e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina