Logo Passei Direto
Buscar

História

Outros
A respeito da afirmação acima, marque a alternativa correta:
As periodizações são muito importantes para a compreensão dos períodos da história, desde que se tenha em mente que retratam um determinado poder político, econômico, social e cultural que se expressa nas datas e temas escolhidos para serem ensinados.
Podem existir diversas interpretações históricas para um mesmo acontecimento, entretanto, elas não se configuram enquanto visões científicas.
A política não possui influência na escrita da história, uma vez que esta não é escrita apenas por representantes do Estado, mas por historiadores.
A história, devido ao seu comprometimento com a verdade só pode obedecer a uma leitura de fatos pré-estabelecidos pela historiografia oficial do Estado.
A história científica é pautada em uma visão eurocêntrica que facilita a compreensão das sociedades coloniais.
A história é uma interpretação, e, portanto, o historiador deve sempre deixar claro que a sua visão é apenas uma das visões possíveis sobre determinado acontecimento.
User badge image
Discussões sobre Licenciatura em História

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

A alternativa correta é: "A história é uma interpretação, e, portanto, o historiador deve sempre deixar claro que a sua visão é apenas uma das visões possíveis sobre determinado acontecimento." Essa afirmação reconhece que a história é subjetiva e que diferentes historiadores podem ter interpretações variadas sobre os mesmos eventos, o que é fundamental para a compreensão crítica da história.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas com relação às fontes históricas. ( ) Apesar de existirem vários tipos de fontes disponíveis ao historiador, as únicas realmente confiáveis são as escritas. ( ) Uma vez que as fontes falam por si, não cabe ao historiador preocupar-se com o contexto das mesmas. ( ) Na análise de fontes, o historiador precisa estar atento aos critérios de quem produziu o documento. ( ) Cabe ao historiador zelar pela preservação das fontes, sempre tomando os devidos cuidados ao manuseá-las. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
V - V - F - F
V - F - F - V
F - F - V - V
F - V - V - V
V - F - V - F

O historiador em sua pesquisa utiliza fontes variadas para obter informações, para tanto deve dar tratamento adequado às mesmas. Duas ações fundamentais para averiguar a veracidade de uma fonte e das informações que nela estão contidas são:
Registro público e fundamentação teórica
Análise semiótica e interpretação
Fundamentação teórica e interpretação
Crítica dos autores e registro em cartório
Crítica externa e interna

Pode-se afirmar em relação à história que:
As principais produções historiográficas atualmente estão voltadas para as grandes biografias.
Atualmente ela está voltada para o estudo dos grandes fatos políticos.
Atualmente ela, enquanto ciência, busca um caminho próprio, desvinculado das outras ciências sociais.
O estudo das fontes e a crítica dos documentos são partes fundamentais do processo de produção historiográfica.
Não mais se preocupa com o estudo das transformações sociais.

Marque entre as opções abaixo aquela que apresenta corretamente, e respectivamente, os títulos dos tratados historiográficos escritos por Heródoto e Tucídides.
Histórias e História da Guerra do Peloponeso.
O Capital e História.
História da Guerra do Peloponeso e Histórias.
História da Guerra do Peloponeso e O capital.
O Capital e o Manifesto Comunista.

Sobre a narrativa da História na Grécia podemos afirmar que: I ¿ A construção de uma narrativa sobre o passado se baseava em critérios racionais. II ¿ Heródoto e Tucídides tratavam a História como logos, como um conhecimento racional. III ¿ A inovação da História Grega reside no Mecanismo da Autópsia como metodologia de investigação. Estão corretas as opções:
Opções I e II.
Opções I e III.
Opções II e III.
Somente a I.
Opções I, II e III.

A história pode ser concebida como uma narrativa de fatos passados, cada fato histórico é único e sem possibilidade de repetição, cabe ao historiador, impedidos de emitir qualquer juízo de valor e mantendo-se sempre em uma atitude imparcial e neutra diante dos fatos, apresentar o que realmente ocorreu: a história verdadeira. Tal comportamento epistemológico está ligado a que tendência historiografia:
Annales
História do tempo presente.
Historicismo.
Materialista histórica.
Nova história cultural.

Sobre o contexto e as influências de Karl Marx no desenvolvimento das bases do materialismo histórico, quais das afirmacoes abaixo são verdadeiras?
I. Diferentemente do positivismo e do historicismo, a proposta de Marx não apenas se colocava criticamente em relação ao Estado Nacional burguês, mas assumia abertamente a posição favorável à visão de mundo das classes dominadas, que no século XIX eram principalmente os operários.
II. Totalmente articulado com as forças e conflitos de sua época, o materialismo histórico introduziu o conceito de revolução na história, compreendendo que tal conceito seria a chave para explicar as transformações históricas vivenciadas no mundo contemporâneo.
III. Também de origem germânica, Marx construiu uma análise histórica que rivalizava com a de Ranke, mas não tinha nenhum tipo de preocupação científica, tendência das propostas historiográficas do século XIX.
IV. Marx se apropriou do conceito de dialética de Hegel (que o restringia ao mundo das ideias), e o transformou em um conceito concreto (material), definindo que realidade histórica é sempre contraditória.
Apenas I e III estão corretas.
Apenas I, II e IV estão corretas.
Apenas I e IV estão corretas.
Apenas I e II estão corretas.
Todas estão corretas.

O pensamento marxista pode ser pensado a partir da perspectiva da história da filosofia, tendo, portanto, uma relação de herança e crítica com tradições filosóficas anteriores.
Marque entre as opções abaixo aquela que apresenta adequadamente a relação do marxismo com o idealismo de Hegel.
Diferente do idealismo de Hegel, o marxismo não se interessa pela dinâmica material da vida social.
Tal como o idealismo de Hegel, o marxismo se apropriou do conceito de 'dialética', porém pensando-o a partir das relações materiais entre as classes sociais.
Tal como o idealismo de Hegel, o marxismo não guarda nenhuma relação com a tradição racionalista clássica, que encontrou seus principais representantes em Platão e Aristóteles.
Tal como o idealismo de Hegel, o marxismo também nega qualquer importância à materialidade da vida social.
Tal como o idealismo de Hegel, o marxismo elogia a importância da religiosidade para as sociedades humanas.

Mais conteúdos dessa disciplina