Logo Passei Direto
Buscar
A saúde coletiva é um campo de estudo muito complexo, que envolve conhecimentos diversos. Para compreendê-la será necessário levar em consideração muitos fatores que se interconectam para o estabelecimento de um estado de saúde Ao refletirmos sobre a diversidade de fatores envolvidos na definição de saúde coletiva, poderíamos classificá-la então como um campo de estudo muito variável e mutável. Podemos imaginar então a diversidade de ambientes que existem no mundo e como cada fator contribuirá de forma singular para estabelecer um estado final de saúde. (PAIM e FILHO, 2014; MOTA e SCHRAIBER, 2015).
Assinale a alternativa que apresenta os seis principais componentes da saúde coletiva.
a. Agente, susceptibilidade, ambiente, patogênese, pré patogênese e doença.
b. Determinantes sociais, econômicos, políticos, culturais, psicológicos e biológicos.
c. Saúde, individual, coletividade, promoção, prevenção e determinantes.
d. Saúde, patogênese, pré-patogênese, pós-patogênese, susceptibilidade e agente.
e. Saúde, patologia, individual, coletividade, diagnóstico e determinantes.
User badge image
Debate de Saúde Coletiva

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder à sua pergunta sobre os seis principais componentes da saúde coletiva, vamos analisar cada uma das alternativas: a) Agente, susceptibilidade, ambiente, patogênese, pré patogênese e doença - Esta opção menciona elementos relacionados ao processo de doença, mas não abrange os componentes mais amplos da saúde coletiva. b) Determinantes sociais, econômicos, políticos, culturais, psicológicos e biológicos - Esta alternativa aborda fatores que influenciam a saúde coletiva de maneira abrangente e interconectada, refletindo a complexidade do campo. c) Saúde, individual, coletividade, promoção, prevenção e determinantes - Embora inclua alguns conceitos importantes, não apresenta uma lista clara de seis componentes. d) Saúde, patogênese, pré-patogênese, pós-patogênese, susceptibilidade e agente - Esta opção foca mais no processo de doença e não nos componentes da saúde coletiva. e) Saúde, patologia, individual, coletividade, diagnóstico e determinantes - Esta alternativa também não apresenta uma lista clara e abrangente dos componentes da saúde coletiva. Após essa análise, a alternativa que melhor representa os seis principais componentes da saúde coletiva, considerando a diversidade de fatores que influenciam a saúde, é: b) Determinantes sociais, econômicos, políticos, culturais, psicológicos e biológicos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Vasconcelos (2001) resgata historicidade de constituição da Educação Popular em saúde no Brasil a partir da participação de profissionais de saúde em experiências de educação popular de bases freirianas nos anos 70, inaugurando uma ruptura com as práticas tradicionais de educação em saúde. Para o autor, estas práticas que remontavam à participação de técnicos de saúde inseridos em pequenas comunidades periféricas identificando lideranças e temas mobilizadores criando espaços de debates e apoio às lutas emergentes. (BRASIL, 2007, p. 14)
Com relação às ações de saúde no contexto de criação do Sistema Único de Saúde, analise as afirmacoes a seguir:
I. As ações do Ministério da Saúde foram impulsionadas pela alta mortalidade infantil.
II. As mães, crianças, puérperas e gestantes receberam foco principal.
III. As ações nas escolas incentivavam a higiene e cuidados com a preparação de alimentos.
IV. As ações de saúde desenvolvidas eram voltadas para a comunidade.
V. A medicina comunitária ficou marcadas por ações de prevenção a doenças.
a. Apenas I e II estão corretas.
b. Todas as alternativas estão corretas.
c. Apenas II, III e IV estão corretas.
d. Apenas I está correta.
e. Apenas II e III estão corretas.

Através do estudo da história da saúde, é possível explorar quais foram os principais fatores envolvidos no processo de evolução da saúde coletiva e como a epidemiologia e a promoção da saúde surgiram nesse contexto. Essa evolução ocorreu de forma natural e gradual com o passar do tempo, perante diferentes momentos políticos, sociais, econômicos e culturais que contribuíram na mudança no modo de pensar e nas ações de saúde. (Autora, 2021)
Sobre a história da saúde, analise as afirmações abaixo e assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
• Os povos antigos acreditavam que as doenças surgiam por vontade dos deuses e seriam curadas pela fé.
• O conceito de saúde científica iniciou com a civilização grega, que desenvolver um olhar mais racional para as causas de doenças.
• Os romanos acreditavam que a saúde significava o equilíbrio entre o corpo e o ambiente e defendiam o olhar sanitarista.
• Os romanos contribuíram para a implantação de melhorias relacionadas às instalações sanitárias, criando sistemas de suprimento de água.
• No período da Idade Média foram desenvolvidas de medidas de promoção da saúde eficazes no combate à hanseníase.
a. V-F-F-V-F.
b. F-V-F-F-V.
c. F-V-F-F-V.
d. V-V-V-F-F.
e. V-V-F-V-F.

A lei 8.080 especifica o modo de funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) ao dispor sobre a direção, gestão, objetivos e atribuições, princípios e diretrizes, financiamento, planejamento e orçamento, além de discorrer sobre os serviços privados. As atribuições dizem respeito às responsabilidades que o SUS precisa cumprir. Essas atribuições são muito diversas e estão relacionadas aos objetivos, como por exemplo, a formulação de políticas de saúde e sanitárias, a ação das vigilâncias, entre outras. (Autora, 2021)
Analise quais pontos a seguir são considerados atribuições e objetivos do SUS:
I. Desenvolvimento científico e tecnológico
II. Administração de recursos financeiros.
III. Remuneração de desempregados.
IV. Financiamento de terceiros para melhoria ambiental.
V. Atendimento via serviço privado.
a. Apenas II e III estão corretas.
b. Todas as alternativas estão corretas.
c. Apenas I está correta.
d. Apenas II, III e IV estão corretas.
e. Apenas I e II estão corretas.

O século XIX representa o momento chave da revolução da saúde pública, sendo marcado por mudanças na administração da saúde pública e fundação do movimento sanitário. O contexto histórico era o da Revolução Industrial, que ocorreu com grande força na Inglaterra e causou muitos efeitos nocivos, desencadeando movimentos de saúde pública de forma mais precoce nessa região. Por esse motivo, daremos ênfase aos acontecimentos da Inglaterra para entender o início da reforma sanitária no mundo. (Autora, 2021)
Sobre a história da saúde pública no mundo assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
A revolução industrial e de ascensão do capitalismo representaram o momento chave para a evolução do sistema de assistência à saúde.
O cenário era representado por amparo do governo aos ricos e pobres, higiene e poucos casos de doenças infecciosas.
O crescimento das cidades de forma desordenada e a falta de medidas sanitárias contribuíram para o aumento de doenças infecciosas no século XIX.
A aplicação de inquéritos populacionais e a redação de relatórios por contribuição de Edwin Chadwick marcaram o início da reforma sanitária.
O processo de reforma sanitária difundiu-se da Inglaterra para outros lugares de forma particular e sem semelhanças organizativas.
a. V-V-V-F-F.
b. F-V-F-V-F.
c. V-F-F-V-F.
d. V-F-V-V-F.
e. F-V-F-F-V.

O período de ditadura no Brasil precedeu o movimento de reforma sanitária, e com a volta da democracia após o período de censura, a população organizou-se para lutar por melhorias. Segundo Paiva e Teixeira (2014), a reforma sanitária foi firmada em um processo de redemocratização e de movimentos sociais que buscavam construir os ideais de assistência à saúde, que se relacionavam com algumas concepções da medicina comunitária. Esse compartilhamento idealizações fez com que ambos os movimentos contribuíssem para o fortalecimento um do outro. (Autora, 2021).
Analise quais componentes contribuíram para o início da reforma sanitária no Brasil:
I. Conselhos Populares de Saúde
II. Conferência Nacional de Saúde
III. Medicina comunitária
IV. Assembleia Nacional Constituinte
V. Lei dos pobres
a. Apenas I, II, III e IV estão corretas.
b. Apenas I está correta.
c. Todas as alternativas estão corretas.
d. Apenas I e II estão corretas.
e. Apenas II, III e V estão corretas.

O texto a seguir ilustra as deficiências no abastecimento de água e na rede de esgotos nos cortiços em São Paulo por volta de 1990 e contextualiza o histórico e implantação do sistema de saúde no Brasil. “Nesta capital a rede de esgotos, embora ridícula, em relação à área edificada, já é por demais extensa para a quantidade de água de que dispomos, sobretudo nas estações calmosas e, assim, se explica observarem-se em vários pontos da cidade latrinas completamente cheias de resíduos fecais, verdadeiras fossas abertas, nauseantes e imundas, que tanto favorecem a veiculação de moléstias.” (SOUZA, 1925, p. 109)
Nesse contexto, analise as afirmações a seguir:
I. O Estado oferecia serviço de saúde público, entretanto, os moradores desses locais negavam atendimento médico.
II. Esse padrão ocorreu principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais pois representavam os centros de produtividade.
III. A situação de aglomerados e de escassez de higiene dos cortiços facilitava a disseminação de doenças infecciosas.
IV. O Estado passou a se preocupar com as doenças devido o impacto negativo que estas causavam na mão de obra.
V. As taxas de morbidade e de mortalidade eram tão altas na população pobre, quanto na população de classe alta.
a. Apenas I está correta.
b. Apenas I e II estão corretas.
c. Todas as alternativas estão corretas.
d. Apenas II, III e IV estão corretas.
e. Apenas II e III estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina