Logo Passei Direto
Buscar
A economia é um subsistema do ecossistema, e o ecossistema é finito, não cresce e é materialmente fechado. O desenvolvimento atual tem gerado um crescimento deseconômico, com os custos sendo maiores do que os benefícios. Precisamos decrescer até chegar a uma escala sustentável que, então, procuramos manter num estado estacionário. O decrescimento, assim como o crescimento, não pode ser um processo permanente. Referente ao decrescimento, ao desenvolvimento e ao crescimento, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Sem dúvida, tem aumentado o número de pessoas que consideram a cultura o principal vetor de destruição das fontes naturais da vida e da biodiversidade.
II- O capitalismo não consegue ser ao mesmo tempo socialmente inclusivo, justo e ambientalmente sustentável. Por conta disso, alguns autores falam em desenvolvimento sem crescimento, enquanto outros defendem a ideia do decrescimento.
III- Se não usarmos os recursos de maneira mais predatória e com a consciência de que irá terminar, adiantaremos cada vez mais o desenvolvimento socioeconômico do planeta.
A As afirmativas I e III estão corretas.
B Somente a afirmativa II está correta.
C Somente a afirmativa I está correta.
D As afirmativas II e III estão corretas.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I- Sem dúvida, tem aumentado o número de pessoas que consideram a cultura o principal vetor de destruição das fontes naturais da vida e da biodiversidade. Essa afirmativa é um tanto controversa. Embora existam críticas à cultura em relação ao meio ambiente, não é correto afirmar que a cultura é o "principal vetor" de destruição. Portanto, essa afirmativa pode ser considerada incorreta. II- O capitalismo não consegue ser ao mesmo tempo socialmente inclusivo, justo e ambientalmente sustentável. Por conta disso, alguns autores falam em desenvolvimento sem crescimento, enquanto outros defendem a ideia do decrescimento. Essa afirmativa está correta, pois reflete uma crítica comum ao capitalismo e suas limitações em relação à sustentabilidade e inclusão social. III- Se não usarmos os recursos de maneira mais predatória e com a consciência de que irá terminar, adiantaremos cada vez mais o desenvolvimento socioeconômico do planeta. Essa afirmativa é problemática, pois sugere que o uso consciente dos recursos levará a um desenvolvimento socioeconômico acelerado, o que pode não ser verdade. O desenvolvimento sustentável requer uma abordagem mais equilibrada e consciente, não necessariamente um aumento no desenvolvimento socioeconômico. Com base nessa análise, a única afirmativa correta é a II. Portanto, a alternativa correta é: B Somente a afirmativa II está correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O mau uso da água para a agropecuária, por exemplo, pode ser uma amostra de como lidamos com o uso dos recursos naturais de forma infinita, porém não nos damos conta de que esses recursos são finitos e que seu mau uso pode desencadear o aumento da fome, das desigualdades sociais e mudanças climáticas cada vez mais catastróficas, em todo o planeta. Referente à temática Água e Agricultura, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A agricultura é uma das atividades humanas que usa em demasia o recurso hídrico desde o plantio e em toda a cadeia de produção.
II- Até chegar à mesa de toda a população, milhões de metros cúbicos de água são necessários para produzir parcelas consideráveis de produtos urbanos.
III- Usando o recurso hídrico de maneira mais sustentável, adiantaremos cada vez mais o colapso socioeconômico do planeta.
A - Somente a afirmativa III está correta.
B - Somente a afirmativa II está correta.
C - Somente a afirmativa I está correta.
D - As afirmativas II e III estão corretas.

No Brasil Colônia, a Coroa se reservava o direito de elevar as vilas à categoria de cidade. No entanto, também podiam criar vilas os donatários ou seus representantes, desde que as terras estivessem sob sua jurisdição, sendo os limites geográficos demarcados pelos limites das freguesias, sempre que se tratasse de espaço com ocupação consolidada. Referente às regras e ao ordenamento do espaço no Brasil Colônia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Até existiam regras para que cidades e vilas pudessem exercer suas diferentes funções, mas a decisão de criar ou elevar uma localidade à categoria de vila, ou cidade, não obedecia à norma alguma.
( ) No período colonial, alguns governos estaduais tomaram iniciativas de uniformizar seus respectivos quadros territoriais.
( ) No Brasil Colônia, surgiram as diretrizes básicas nacionais de divisão territorial que continuam vigentes até hoje.
A - F - F - V.
B - V - F - V.
C - V - V - F.
D - V - F - F.

Três em cada quatro empregos do mundo são fortes ou moderadamente dependentes de água, consequentemente, a escassez e os problemas de acesso à água e ao saneamento podem limitar o crescimento econômico e a criação de empregos no mundo nas próximas décadas. Portanto, diante da possibilidade de um colapso ambiental, as atividades humanas deveriam ser direcionadas para a recuperação ecológica e não para a acumulação da riqueza ostentatória, em benefício de uma minoritária elite populacional. Precisamos compreender que a produção do espaço rural e o cuidado com o meio ambiente devem andar de mãos dadas. Sobre o espaço rural e o meio ambiente, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O rural não é definido pelo setor agrícola e não o torna uma espécie de mundo mágico existente à margem do conjunto da sociedade e da racionalidade econômica. Seu processo de racionalização coloca-o diante de oportunidades inéditas de afirmação social, cultural e política.
II- O rural é composto pelo setor agrícola e o torna um exemplo de local habitável existente à margem do conjunto da sociedade e da racionalidade política. Seu processo de racionalização coloca-o diante de oportunidades inéditas de afirmação social, cultural e política.
III- O processo de racionalização do mundo rural coloca-o como espaço democrático, promovedor de produtos industrializados e fomentador de consumo.
A - Somente a afirmativa II está correta.
B - As afirmativas II e III estão corretas.
C - As afirmativas I e III estão corretas.
D - Somente a afirmativa I está correta.

O agronegócio é importante para a compreensão das ciências humanas por causa das transformações históricas no Brasil. A nova dinâmica territorial dos espaços rurais requer políticas públicas descentralizadas que valorizem os atributos locais e regionais no processo de desenvolvimento, além da visão de que a integração do agricultor com a indústria é o único caminho para a geração de empregos. Referente à dinâmica territorial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Um dos desafios atuais dos espaços rurais brasileiros está em como criar condições para valorização de um território com variedade de atividades e mercados.
( ) As diferenças geográficas vão além dos legados histórico-geográficos e estão relacionadas também com as estruturas político-econômicas que reconfiguram o presente político e partidário nacional.
( ) Influência do capital internacional baseado na maximização de lucros está por trás das atuais políticas culturais. Além disso, as políticas de desenvolvimento territorial tornaram-se, fundamentalmente, parte subsidiária da política econômica a nível nacional global.
A - F - F - V.
B - F - V - V.
C - V - F - F.
D - V - V - F.

O Brasil é um país extremamente agrícola, quase a metade do território é ocupada por estabelecimentos rurais. As concentrações e as relações estão divididas em estrutura fundiária, latifúndio, minifúndio, expropriação e êxodo rural. No campo, existem as relações de trabalho que são diversificadas, como mão de obra familiar, posseiros, parceria, arrendatários, trabalhadores assalariados temporários e o trabalho escravo no campo. Referente ao assunto Espaço Rural e Trabalho, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O espaço rural brasileiro, atualmente, concentra a maior desigualdade social e trabalhista de todas as atividades econômicas de nosso país, pois faltam legislações que garantam ao produtor rural acesso básico ao desenvolvimento humano e distribuição de renda.
( ) A produção, principalmente dos pequenos produtores, é pouco valorizada no mercado interno e externo, pois há pouco retorno. Hoje, ainda há uma competição desleal entre o minifundiário arrendatário/grileiro e o grande agroexportador que concentra a maior parte das terras agricultáveis e cultiváveis tanto para produção de grãos como para a produção pecuária e de subsistência.
( ) A grande agroindústria está atenta principalmente aos grandes produtores que possuem quantidade intensiva de competição e grande produção e diversidade de sementes originárias em sua matéria-prima.
A - V - V - V.
B - F - F - V.
C - V - F - F.
D - F - F - F.

Desde meados dos anos 1940, a agricultura brasileira vem passando, de forma ininterrupta, por um profundo reajustamento produtivo, visando a sua modernização. Esse processo, caracterizado por diferentes etapas, ocorre por meio de uma contínua melhoria e ampliação do sistema logístico de infraestrutura de transporte e armazenagem, e, institucionalmente, por meio de políticas visando ao aumento e à diversificação das exportações e, principalmente, pela transformação da base técnica de produção do setor agropecuário. Sobre o processo de modernização na agricultura, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O processo de modernização da agricultura brasileira vai sendo permeado por um crescente aumento das trocas intersetoriais, o que implica a ampliação e a intensificação das condições de produção agrícola e, no limite, na transformação deste setor em um complexo agroindustrial mais completo, agora envolvendo um articulado sistema de interesses e de ações intersetoriais.
II- Essas transformações no sistema agrícola brasileiro decorrem de um rearranjo técnico-econômico religioso, em que, necessariamente, não só há uma concentração da produção em determinados produtos, como, simultaneamente, ocorre uma especialização dinâmica dos lugares em que se realiza no espaço e no templos religiosos.
III- A primazia das atividades agropecuárias sobre o conjunto da economia brasileira é compreendida não só como domínio financeiro, mas também como social, metodológico e cultural.
A Somente a afirmativa I está correta.
B As afirmativas I e III estão corretas.
C Somente a afirmativa III está correta.
D As afirmativas II e III estão corretas.

O geógrafo deve estudar o espaço geográfico considerando as relações entre as causas e consequências no tempo e espaço. Para tanto, é preciso analisar diferentes abordagens sobre a temática e suas diferentes definições da Geografia Rural. Sobre geografia rural, espaço e ciência geográfica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O geógrafo precisa analisar o espaço rural de uma forma crítica, porém nunca de maneira isolada.
( ) A ciência geográfica não trata ou aborda os estudos do espaço rural de maneira isolada, mas sempre interliga os espaços físicos e naturais com os aspectos humanos.
( ) Ciência geográfica é a amplitude da aceitação das conservações e caracterizações dos espaços.
A - V - V - F.
B - V - F - F.
C - V - F - V.
D - F - F - V.

Mais conteúdos dessa disciplina