Logo Passei Direto
Buscar

Biologia

Outros
São mais de 10 trilhões de células que formam o organismo humano. Obviamente, há inúmeras classificações para reuni-las em grupos distintos. Variam em forma, tamanho, tempo de vida e função, além disso algumas estão presentes em uma fase da vida e, em outras fases, desaparecem ou são substituídas.
Diante disso, como as células permanentes podem ser definidas?
a. Células cujos núcleos não possuem mais a capacidade de reiniciar o processo de divisão celular e uma vez perdida essa capacidade, essas células não são mais substituídas.
b. Células cujos núcleos possuem a capacidade de reiniciar o processo de divisão celular e uma vez perdida essa capacidade, essas células não são mais substituídas.
c. Células cuja capacidade de replicação dos núcleos permanece em descanso na maior parte do tempo, mas isso muda rapidamente quando se recebe um estímulo adequado.
d. Células que não se regeneram. São exemplos a célula-ovo ou zigoto, resultante da fecundação do óvulo pelo espermatozoide.
e. Células que se regeneram com facilidade e rapidez. São exemplos as células da epiderme, do epitélio que forma os espermatozóides e células formadoras de sangue.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para definir as células permanentes, precisamos entender que elas são aquelas que, uma vez diferenciadas, não se dividem mais e não são substituídas. Vamos analisar as alternativas: a) Células cujos núcleos não possuem mais a capacidade de reiniciar o processo de divisão celular e uma vez perdida essa capacidade, essas células não são mais substituídas. - Esta definição se encaixa bem no conceito de células permanentes. b) Células cujos núcleos possuem a capacidade de reiniciar o processo de divisão celular e uma vez perdida essa capacidade, essas células não são mais substituídas. - Esta definição é incorreta, pois as células permanentes não têm essa capacidade. c) Células cuja capacidade de replicação dos núcleos permanece em descanso na maior parte do tempo, mas isso muda rapidamente quando se recebe um estímulo adequado. - Isso se refere mais a células que podem ser ativadas para se dividir, não a células permanentes. d) Células que não se regeneram. São exemplos a célula-ovo ou zigoto, resultante da fecundação do óvulo pelo espermatozoide. - O zigoto é uma célula inicial que se divide, portanto, não é uma célula permanente. e) Células que se regeneram com facilidade e rapidez. São exemplos as células da epiderme, do epitélio que forma os espermatozóides e células formadoras de sangue. - Essas células são regenerativas, não permanentes. Diante da análise, a alternativa correta que define as células permanentes é: a) Células cujos núcleos não possuem mais a capacidade de reiniciar o processo de divisão celular e uma vez perdida essa capacidade, essas células não são mais substituídas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o trecho a seguir e assinale a alternativa que preencha a lacuna corretamente.
A membrana plasmática é quimicamente constituída por lipídios e proteínas. Por isso, é reconhecida por sua composição ______________.
a. Plasmalémica.
b. Lipoproteica.
c. Fosfolipídica.
d. Ácida.
e. Nitrogenada.

Leia o trecho a seguir e assinale a alternativa que preencha as lacunas corretamente.
“O tecido conjuntivo caracteriza-se por apresentarem diversos tipos de células imersas em grande quantidade de material ___________ ou matriz, sintetizado pelas próprias células da ________, assim como, vários tipos de ________ (colágenas, elásticas e reticulares) que estão mergulhadas na substância fundamental _________ da matriz.
a. Extracelular; matriz; fibras; amorfa.
b. Intracelular; matriz; fibras; amorfa.
c. Extracelular; matriz; aminoácidos; amorfa.
d. Extracelular; membrana; fibras; amorfa.
e. Intracelular; membrana; fibras; amorfa.

Leia a citação a seguir: “São compostos orgânicos complexos (polímeros) de alto peso molecular. São formadas por carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e algumas apresentam ainda o ferro e o enxofre”.
Diante do exposto, pode-se afirmar que tal definição refere à (ao):
a. Proteínas.
b. Lipídios.
c. Aminoácidos.
d. Glicerídeos.
e. Moléculas.

Os lipídios são moléculas orgânicas de longas cadeias carbônicas e são insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos.
Além disso, de acordo com o conteúdo, como eles são classificados?
a. Glicerídeos, fosfolipídios, ceras ou cerídeos, proteínas e aminoácidos.
b. Fosfolipídios, glicerídeos, de reservas, esteróis, proteínas e aminoácidos.
c. Glicerídeos, fosfolipídios, estruturais, de reservas, esteróis e carotenoides.
d. Glicerídeos, fosfolipídios, ceras ou cerídeos, esteróis e carotenoides.
e. Fosfolipídios, fibráceos, ceras ou cerídeos, esteróis e carotenoides.

Mais conteúdos dessa disciplina