Logo Passei Direto
Buscar
A história tem momentos marcantes para a evolução da contabilidade. A contabilidade, como a escrita, tem relação com a avaliação patrimonial, a comparabilidade entre períodos diferentes, e a interpretação de relações humanas e comerciais.
Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Idade Média.
II- Século XV.
III- Século XI.
IV- Período pré-científico.
V- Período científico.
( ) O registro contábil começa a ganhar forma, através das partidas dobradas.
( ) A história usa como o marco da literatura contábil, muitas obras manuscritas são deste período.
( ) O pensamento que predominava era o contismo e a facilidade para entender o registro do patrimônio.
( ) A informação gerada sobre fatos que provocam alterações patrimoniais, onde ficava claro a preocupação com o patrimônio.
( ) Publicação do livro de Luca Pacioli, marco da contabilidade.
User badge image
Contabilizando

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada item e suas correspondências: Coluna A: I - Idade Média. II - Século XV. III - Século XI. IV - Período pré-científico. V - Período científico. Agora, vamos correlacionar os itens com as descrições: 1. (II) O registro contábil começa a ganhar forma, através das partidas dobradas. - Isso se refere ao Século XV, quando Luca Pacioli formalizou o método das partidas dobradas. 2. (III) A história usa como o marco da literatura contábil, muitas obras manuscritas são deste período. - Isso se refere ao Século XI, onde já existiam registros contábeis manuscritos. 3. (IV) O pensamento que predominava era o contismo e a facilidade para entender o registro do patrimônio. - Isso se refere ao Período pré-científico, onde a contabilidade ainda estava em desenvolvimento. 4. (V) A informação gerada sobre fatos que provocam alterações patrimoniais, onde ficava claro a preocupação com o patrimônio. - Isso se refere ao Período científico, onde a contabilidade começou a ser mais sistematizada. 5. (II) Publicação do livro de Luca Pacioli, marco da contabilidade. - Isso se refere ao Século XV, que é quando o livro foi publicado. Portanto, a sequência correta é: II - I - IV - V - III. Assim, a alternativa correta é: a) II - I; III - IV; V - II.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A escola norte-americana apresentou grandes contribuições que nortearam o desenvolvimento do pensamento contábil. No Brasil, não tivemos o destaque de grandes pensadores, porém o desenvolvimento da contabilidade recebeu influência de pensadores das escolas italianas e norte-americanas.
Relacionando as escolas norte-americana, italiana e a contabilidade no Brasil, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Escola norte-americana.
II- Escola Italiana.
III- Contabilidade no Brasil.
( ) Período em que foi criada a Fundação da New York Institute of Accounts, composta por contabilistas, homens de negócio interessados em contabilidade e práticos em contabilidade independentes.
( ) Neste período, o centro das preocupações de seu principal representante se concentrou em relação ao estudo e interpretações dos fenômenos patrimoniais.
( ) A regulamentação da profissão de contador, desse período, ocorreu em 1931, porém somente em 1945 foi criada a Faculdade de Ciências Contábeis, passando a validar assim a carreira universitária da profissão.

A história contábil grega representou um avanço considerável na escrituração contábil, porém, com o passar dos anos, Roma a sucedeu devido a ser um povo de muita riqueza e poder, bem como tendo uma grande extensão de terras muito maior que a Grécia. A história de Roma é conhecida por ser dividida em três períodos: a Monarquia, a República e o Império.
Referindo-se à República, analise as seguintes sentenças:
I- Com o final da Monarquia, o Senado assumiu o poder em Roma.
II- Os plebeus nunca tiveram participação da vida militar nessa época.
III- Houve um acentuamento na divisão das classes sociais, que fizeram os plebeus abandonarem Roma.
IV- Somente após dez anos os plebeus conquistaram o direito de ter um plebeu como cônsul em Roma.
a) A sentenças I, III e IV estão corretas.
b) A sentenças I, II e IV estão corretas.
c) A sentenças II e III estão corretas.
d) A sentenças I e II estão corretas.

No período racional-mnemônico, a evolução da contabilidade recebeu a contribuição da civilização da Mesopotâmia, do Egito e de Creta.
Com relação às contribuições destas civilizações para a evolução contábil neste período, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Mesopotâmia.
II- Egito.
III- Creta.
( ) A escrituração patrimonial tinha uma grande importância não só para os órgãos religiosos e públicos, mas também para comerciantes e homens ricos, que usavam para medir seu patrimônio.
( ) Essa civilização iniciou o uso do papiro (papel) feito em folhas de papiro (planta), utilizados para escreverem textos e registrarem as contas do império.
( ) Nessa civilização foram encontradas evidências da existência de tábuas contábeis, peças de mármores onde eram publicados os balanços e colocados em praça pública.

Um dos mais importantes pensadores da Moderna Escola Francesa foi Jean Dumarchey, na qual, na época já apresentava um considerável desenvolvimento na área da contabilidade mesmo antes do desenvolvimento teórico da escola neocontista, porém em situações extremadas ligadas à legislação.
De acordo com este fato, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Fato modificativo é todo o aumento do valor do patrimônio com lucro que dará lugar a um débito em uma das contas concretas e a um crédito em uma das contas abstratas.
( ) Fato permutativo é toda diminuição do valor do patrimônio com prejuízo que dará lugar a um crédito em uma das contas concretas e a um débito em uma das contas abstratas.
( ) Fato modificativo é toda a alteração na composição do ativo ou do passivo que origina um débito na conta que sofre uma variação positiva e um crédito na conta que sofre uma variação negativa.
( ) Fato permutativo é toda a alteração na composição do capital próprio que origina um crédito na conta que sofre uma variação positiva e um débito na conta que sofre uma variação negativa.
a) F - V - V - F.
b) V - F - F - V.
c) F - V - F - V.
d) V - F - V - F.

Mais conteúdos dessa disciplina