Logo Passei Direto
Buscar
Em relação à classificação das vias públicas, correlacione as opções abaixo, com as definições mais adequadas da segunda coluna.
(A) Marcas de frenagem (B) Marcas de aceleração ou patinagem (C) Ponto de impacto ou sítio de colisão (D) Sulcagem ( ) permite reconhecer a posição ou lugar no espaço onde se inicia o acidente de tráfego propriamente dito, assim chamado de fase mecânica e concreta aquela em que os veículos interagiram fisicamente.
( ) deslizamento de partes metálicas de veículos sobre o pavimento, deixando marcas características, na forma de sulcos mais ou menos intensos e nítidos no pavimento.
( ) são marcas típicas deixadas no leito carroçável das vias terrestres por rodas bloqueadas ou semibloqueadas pelo acionamento dos freios de serviço de veículo em movimento, produzindo desaceleração, e culminando na eliminação da rotação das rodas.
( ) são devidas à falta de aderência com o solo, pelo que a roda rotacional sem o correspondente avanço do veículo, por ocasião de brusca aceleração do veículo, seja iniciando sua marcha excessivamente veloz.
A sequência correta da correlação é: C, D, A, B; D, C, A, B; B, C, D, A; D, B, A, C; A, B, C, D
User badge image
Questões Para o Saber

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das definições e correlacioná-las com as opções dadas: 1. Ponto de impacto ou sítio de colisão (C): Refere-se ao local onde ocorre a interação física entre os veículos, ou seja, o início do acidente. Portanto, a definição correta para (C) é: "permite reconhecer a posição ou lugar no espaço onde se inicia o acidente de tráfego propriamente dito, assim chamado de fase mecânica e concreta aquela em que os veículos interagiram fisicamente." 2. Sulcagem (D): Refere-se ao deslizamento de partes metálicas de veículos sobre o pavimento, deixando marcas características. Assim, a definição correta para (D) é: "deslizamento de partes metálicas de veículos sobre o pavimento, deixando marcas características, na forma de sulcos mais ou menos intensos e nítidos no pavimento." 3. Marcas de frenagem (A): São marcas deixadas no pavimento por rodas bloqueadas ou semibloqueadas, resultantes da frenagem. Portanto, a definição correta para (A) é: "são marcas típicas deixadas no leito carroçável das vias terrestres por rodas bloqueadas ou semibloqueadas pelo acionamento dos freios de serviço de veículo em movimento, produzindo desaceleração, e culminando na eliminação da rotação das rodas." 4. Marcas de aceleração ou patinagem (B): Referem-se à falta de aderência com o solo, onde a roda gira sem avançar. Assim, a definição correta para (B) é: "são devidas à falta de aderência com o solo, pelo que a roda rotacional sem o correspondente avanço do veículo, por ocasião de brusca aceleração do veículo, seja iniciando sua marcha excessivamente veloz." Agora, organizando as definições com as letras: - C: Ponto de impacto - D: Sulcagem - A: Marcas de frenagem - B: Marcas de aceleração A sequência correta da correlação é: C, D, A, B.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O que define o local de crime?
A área onde se encontra a arma supostamente utilizada no crime.
A área restrita onde se encontra o cadáver e onde deverá ser realizado o exame perine- croscópico.
A área apontada por testemunha.
Toda a área onde possa haver vestígios materiais.
O espaço físico onde culmina o fato delituoso.

Quem é responsável pelo isolamento e preservação do local de crime?
Qualquer pessoa da comunidade que tomar conhecimento do crime.
O primeiro policial a chegar no local de crime.
Somente alguém da familiar da vítima
O perito criminal designado para a realização da perícia no local de crime.
A vítima.

Um dos aspectos mais desafiadores da prática forense é a manutenção da cadeia de custódia durante todas as suas fases, com ênfase em acondicionamento, transporte e entrega da amostra, pois essas fases se referem ao decurso de tempo em que a evidência é manuseada, incluindo‐ se também aí cada pessoa que a manuseou.
Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
Se os registros dos profissionais que manipularam a evidência, ou ainda, se as condições em que as mesmas foram acondicionadas, não forem adequadas, poderá representar uma falha na cadeia de custódia, o que enfraquecerá o laudo oficial.
Para cada uma das etapas da cadeia de custódia, não há necessidade de ser feito registro, pois não há dúvida em relação ao tratamento e à manipulação dos vestígios, caso haja confronto com declarações de pessoas envolvidas na investigação.
Cada vez que um caso criminal for iniciado, vários arquivos do mesmo caso deverão ser criados, com a finalidade de conter a documentação desse arquivo pelo espaço de tempo requerido pela lei prevalente.
A cadeia de custódia inicia‐ se no laboratório de análise, após o registro do material, quando, então, o perito criminal analisa e procede à prova pericial científica.
É imperativo que a evidência seja tratada pelo máximo de pessoas necessárias para a conclusão da análise forense.

Jovem do sexo masculino é encontrado morto no seu quarto, aparentemente um caso de suicídio por enforcamento. Logo ao chegar no local de morte, a equipe pericial encontra a vítima na cama, com o objeto usado como elemento constritor removido.
Nessa situação, o perito criminal deve
informar à autoridade policial sobre a alteração do local de morte, emitir o laudo de impedimento e determinar a remoção imediata do cadáver para o instituto médico-legal.
avaliar detalhadamente o local, buscar pistas de envolvimento de terceiros, não realizar o exame pericial do cadáver e registrar a alteração notada no laudo final.
realizar o registro fotográfico do local, investigar as circunstâncias da morte, não realizar o exame pericial do cadáver, coletar o provável instrumento utilizado e descrever no laudo a alteração do local de morte.
realizar o exame externo do cadáver, de tudo que é encontrado em torno dele ou que possa ter relação com o fato em questão, e registrar no laudo a alteração notada no local de morte.
fazer o boletim de ocorrência com a alteração notada, isolar e preservar o local de morte, e solicitar o envio de equipe pericial do instituto médico- legal para realização de perícia conjunta.

Isolamento de local de crime significa
atributo de evidências de um exame policial.
considerar todo elemento nele encontrado como vestígio.
identificá- lo corretamente para os peritos examinarem
levar o autor da infração penal para um local seguro.
protegê- lo da curiosidade e da destruição pelas pessoas.

O que define o local de crime?
O espaço físico onde culmina o fato delituoso.
A área apontada por testemunha.
Toda a área onde possa haver vestígios materiais.
A área restrita onde se encontra o cadáver e onde deverá ser realizado o exame perine-croscópico.
A área onde se encontra a arma supostamente utilizada no crime.

Um dos requisitos essenciais para que os peritos possam realizar um exame pericial de maneira satisfatória, a fim de não se perder qualquer vestígio, é que o local esteja adequadamente
Periciado e isolado
Delimitado e preservado
Isolado e preservado
Examinado e preservado
Analisado e periciado

Marque a opção correta:
Indício é todo objeto ou material bruto constatado e/ou recolhido em um local de crime para análise posterior;
Criminalística é a delimitação com a utilização de faixa zebrada ou outro meio a área provável em que tenha ocorrido fato delituoso, impedindo o acesso de estranhos;
Isolamento é a análise de vestígios materiais extrínsecos relativos ao local periciado, relacionando o modus operandi com a dinâmica descritiva;
Evidência é o vestígio que, após as devidas análises, tem constatada, técnica e cientificamente, a sua relação com o crime;
Vestígio é uma expressão utilizada no meio jurídico que significa cada uma das informações relacionadas com o crime;

Julgue e marque a assertiva correta:
na fotografia térmica utiliza-se de raios de luz refletidos sobre a superfície e tem sua aplicação na revelação de imagens subjacentes (latentes) gravadas em substratos, cujo uso é muito comum em documentoscopia.
o croqui é o desenho do local do crime, devendo sempre ser apresentado, independente da complexidade do local.
Nenhuma das respostas anteriores.
todas as fotografias registradas pela perícia devem ser obrigatoriamente utilizadas em laudo pericial.
a fotomicrografia permite o registro de imagens ampliadas, resultantes do uso de lentes potentes capazes de mostrar detalhes e objetos não visíveis à vista desarmada.

Mais conteúdos dessa disciplina