Logo Passei Direto
Buscar
Na medicina nuclear são utilizados dois tipos de equipamentos, cada um com sua função: o equipamento SPECT e equipamento PET, e cada um deles possui uma particularidade diferente.
Sobre a composição de um equipamento SPECT, assinale a alternativa CORRETA:
A ( ) O equipamento SPECT possui em sua composição 2 cabeças, e 1 detector de cristal na parte inferior e um colimador na parte superior.
B ( ) O equipamento SPECT possui em sua composição três cabeças, sendo um colimador na parte inferior e dois detectores de cristal na parte superior.
C ( ) O equipamento SPECT possui em sua composição uma cabeça, sendo um colimador na parte inferior atingindo a parte superior.
D ( ) O equipamento SPECT possui em sua composição duas cabeças, sendo um colimador na parte inferior e um detector de cristal cintilício na parte superior.
User badge image
Desvendando com Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar as alternativas sobre a composição do equipamento SPECT: A) O equipamento SPECT possui em sua composição 2 cabeças, e 1 detector de cristal na parte inferior e um colimador na parte superior. - Esta descrição não está correta, pois o colimador geralmente está na parte superior. B) O equipamento SPECT possui em sua composição três cabeças, sendo um colimador na parte inferior e dois detectores de cristal na parte superior. - Essa descrição não é típica para um SPECT, que normalmente não possui três cabeças. C) O equipamento SPECT possui em sua composição uma cabeça, sendo um colimador na parte inferior atingindo a parte superior. - Essa descrição é imprecisa, pois o SPECT geralmente tem mais de uma cabeça. D) O equipamento SPECT possui em sua composição duas cabeças, sendo um colimador na parte inferior e um detector de cristal cintilício na parte superior. - Esta descrição é a mais correta, pois o SPECT normalmente possui duas cabeças, com colimadores e detectores de cristal. Portanto, a alternativa correta é: D) O equipamento SPECT possui em sua composição duas cabeças, sendo um colimador na parte inferior e um detector de cristal cintilício na parte superior.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na radioterapia são utilizados vários tipos de equipamentos nos quais cada um possui um tipo de componente específico, o que altera os tipos de tratamentos que podem ser aplicados em cada paciente e tipo de câncer.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os equipamentos de terapia superficial e ortovoltagem são constituídos por um cabeçote com tubo de raios X, estativa, console de comando e uma mesa para posicionar o paciente, possuindo a mesma composição que um equipamento de raios X diagnóstico.
( ) O equipamento de Co-60 é constituído por um cabeçote, uma parte móvel ou gantry com uma fonte e um console, sendo o console a parte principal do equipamento de telecobaltoterapia.
( ) Os aceleradores lineares são formados por uma estativa e uma parte móvel, ou gantry, com um cabeçote. Dentro possui os sistemas de refrigeração, componentes elétricos geradores das micro-ondas e os demais componentes eletrônicos.
A V - F - V.
B F - F - V.
C V - V - F.
D F - V - F.

Nos primeiros tratamentos de radioterapia eram utilizados feixes de radiações ionizantes, produzidos por equipamentos de raios X superficiais e de ortovoltagem, com objetivo de eliminar as células tumorais. Quando corretamente indicada e aplicada, é uma eficiente técnica para tratar o câncer.
Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- Para serem utilizados equipamentos de raios X no tratamento de radioterapia foram criados acessórios próprios para os dois tipos de equipamento.
II- Os equipamentos de ortovoltagem se tornaram obsoletos com o surgimento dos equipamentos de Co-60.
III- Os equipamentos utilizam tubos de raios X convencional mais um detector igual na radiologia.
A As afirmativas II e III estão corretas.
B Somente a afirmativa III está correta.
C As afirmativas I e III estão corretas.
D Somente a afirmativa I está correta.

Na radioterapia a criação de equipamentos com fontes de Co-60 foi de grande avanço devido serem equipamentos que contém feixes com maior energia, permitindo o tratamento de lesões mais profundas.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os primeiros equipamentos de Co-60 foram criados apenas com uma estativa e um cabeçote, se deslocando verticalmente nessa estativa, podendo ser definida a distância fonte-pele.
( ) O equipamento de Co-60 possui uma montagem isocêntrica construída em um formato que o braço gire sempre em torno de um eixo central, sendo definido seu isocentro.
( ) Os equipamentos com tecnologia moderna permitem trabalhar com distâncias fonte-isocentro de 70 cm ou 100 cm.
A F - F - V.
B V - V - F.
C V - F - V.
D F - V - F.

Na produção de radiação são emitidas altas voltagens do filamento do cátodo para ganhar energia até ir em direção ao ânodo; no choque com o ânodo, a maior parte dessa energia se transforma em raios X, através de três fenômenos.
Sobre esses fenômenos, analise as afirmativas a seguir:
I- A radiação característica ocorre quando um elétron da camada externa se choca com o elétron da camada interna e, após vários processos, é liberado fóton em forma de radiação.
II- O Efeito Bremsstrahlung ocorre após a radiação ter colidido com o cátodo, e os elétrons que vêm do ânodo vão mudando de camada, sendo desviados pela positividade do núcleo.
III- O choque nuclear ocorre quando o elétron se choca com o núcleo atômico e aumenta sua energia, sendo transformada em raios X.
A Somente a afirmativa I está correta.
B As afirmativas I e III estão corretas.
C As afirmativas II e III estão corretas.
D Somente a afirmativa III está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina