Logo Passei Direto
Buscar
Leia a passagem de texto a seguir: “O conceito de cavalaria evoluiu ao longo do tempo, assumindo conotações sociais que a aproximavam da vassalagem, do feudalismo, da nobreza”.
De acordo com a passagem de texto e o livro-base História Medieval, era necessário ter uma série de atributos para ser um cavaleiro medieval. Relacione corretamente os atributos de um cavaleiro medieval a suas respectivas descrições:
1. Linhagem
2. Equipamento
3. Escudeiro
4. Treinamento
( ) Torneios, caçadas e esgrima.
( ) Ser descendente de um homem pertencente à nobreza.
( ) Armadura completa, espada longa de gume duplo, lança e escudo.
( ) Homem para cuidar de seus cavalos e armamentos.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Claro! Vamos relacionar os atributos de um cavaleiro medieval às suas respectivas descrições: 1. Linhagem - ( ) Ser descendente de um homem pertencente à nobreza. 2. Equipamento - ( ) Armadura completa, espada longa de gume duplo, lança e escudo. 3. Escudeiro - ( ) Homem para cuidar de seus cavalos e armamentos. 4. Treinamento - ( ) Torneios, caçadas e esgrima. Assim, a ordem correta é: - Linhagem: Ser descendente de um homem pertencente à nobreza. - Equipamento: Armadura completa, espada longa de gume duplo, lança e escudo. - Escudeiro: Homem para cuidar de seus cavalos e armamentos. - Treinamento: Torneios, caçadas e esgrima. Espero que isso ajude nos seus estudos!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o fragmento de texto a seguir: “Os bizantinos não ficam surpresos quando a quarta cruzada se desvia de seu objetivo para lançar-se de assalto contra sua capital: para eles, era um ato premeditado de longa data. Do lado ocidental, desde o retorno da primeira cruzada, difunde-se o tema da traição dos gregos, acusados de não terem dado nenhuma ajuda aos cruzados”.
A partir do fragmento acima e do livro-base História Medieval assinale a alternativa correta sobre as Cruzadas:
A O principal benefício do movimento das Cruzadas foi a união definitiva dos cristãos medievais do Ocidente e Oriente, que perdurou em prol da luta contra os muçulmanos.
B A defesa do Oriente contra as pilhagens e ataques realizados pelos muçulmanos contribuiu para a nobre reputação que os cruzados tinham junto aos cristãos orientais.
C As cruzadas serviram para separar os cristãos do Ocidente e do Oriente, pois os cavaleiros cruzados pilharam e saquearam cidades cristãs.
D Apesar dos saques e pilhagens, o ideal de cruzada permitiu a união da Igreja do Ocidente com a do Oriente, que perdura até hoje.
E A popularidade das cruzadas foi devida às práticas realizadas pelos cavaleiros cruzados que serviam de modelo para cristandade oriental.

Igreja ao controle dos demais reis cristãos. E Carlos Magno era rei dos francos, e, portanto, foi coroado em Paris pelo bispo de França, acirrando assim, a disputa com o papado de Roma.
De acordo com a passagem de texto e o livro-base História Medieval, era necessário ter uma série de atributos para ser um cavaleiro medieval. Relacione corretamente os atributos de um cavaleiro medieval a suas respectivas descrições.
A os manuais dos cavaleiros exaltavam os valores de fidelidade e honra, servindo como um guia de boa conduta aos guerreiros.
B os manuais de cavalaria tiveram efeito nulo na Idade Média, pois a maioria dos cavaleiros era iletrada e não tinham acesso a tais normas.
C os valores de amor e cortesia foram desprezados na Idade das Trevas, pois, em tempos de guerras violentas, sobreviveu o mais forte.
D o feudo era geralmente dividido entre os filhos do senhor. Ao filho primogênito cabia conquistar um novo feudo, buscando filiação a um senhor.
E ser cavaleiro era mais do que apenas portar armas, pois estas estavam disponíveis a qualquer um, mas, sim, praticar um sistema de valores guerreiros.

Atente para o seguinte excerto: “[...] as Cruzadas constituem uma guerra proclamada pelo papa em nome da cristandade contra seus inimigos internos ou externos. Também chamada de Guerra Santa ou peregrinação, esse movimento podia ser considerado uma extensão da Reconquista travada na Península Ibérica”.
Considerando o excerto acima e o livro base História Medieval sobre o movimento das cruzadas, leia as afirmativas abaixo:
I. A sociedade medieval estava imbuída da cultura cristã e, portanto, almejava a paz, utilizando os conflitos armados apenas como última alternativa.
II. Em tempo de paz, os guerreiros se dedicavam ao comércio ou a tarefas de administração.
III. Uma alternativa para a nobreza guerreira, ociosa em tempos de paz, foram as cruzadas.
IV. A cruzada foi convocada pelo papa Urbano II como uma forma de levar as guerras para fora de cristandade.
A III e IV.
B II e III.
C I, II e IV.
D II e IV.
E I, III e IV.

Considere o fragmento de texto a seguir: “Desde o início, impondo um juramento de fidelidade aos cruzados, o imperador do Oriente recusa o próprio princípio do empreendimento ocidental, não lhe dando nenhum apoio e vendo [nele] um empreendimento ordinário de conquista que só poderia ter legitimidade sob a condição de restituir ao Império os territórios retomados aos muçulmanos. Assim, os bizantinos não ficam surpresos quando a quarta cruzada se desvia de seu objetivo”.
A Quarta Cruzada é muito importante para compreendermos as relações de Constantinopla com o Ocidente. De acordo o fragmento de texto e o livro-base História Medieval a respeito deste tema, leia as afirmativas abaixo e marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) A quarta cruzada convocada por Inocêncio III resgatou Constantinopla das mãos dos muçulmanos, contribuindo para a unificação cristã contra o Islamismo.
II. ( ) A população da cidade de Constantinopla idolatrava e apoiava os cruzados, que foram recebidos com flores na cidade como reconhecimento pelos trabalhos prestados.
III. ( ) Os cavaleiros cruzados saquearam a cidade cristã de Constantinopla, humilhando sua população, contribuindo para o aumento do fosso que existia entre a Igreja Cristã de Bizâncio e a de Roma.
IV. ( ) Após as cruzadas, a Igreja Cristã que antes era dividida em duas, passou a ser unificada sob o comando do Papa e da Igreja Católica Apostólica Romana.
A V – V – F – F
B F – F – V – F
C V – V – F – V
D V – F – V – F
E F – V – V – V

Atente para o seguinte excerto: “Paralelamente a esta expansão interior, a Cristandade passou por uma expansão exterior. É provável mesmo que tenha preferido esta, as soluções militares lhe parecendo mais fáceis que as soluções de valorização pacífica. Assim nasceu um duplo movimento de conquista, que teve como resultado a ampliação das fronteiras da Cristandade na Europa e as expedições longínquas em terras muçulmanas: as cruzadas”.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base História Medieval, sobre os estudos de Jacques Le Goff sobre as cruzadas, leia as afirmativas abaixo:
I. Le Goff percebe as cruzadas como uma forma de transformar o estado de guerra recorrente no Ocidente em uma causa santa: a luta contra os infiéis.
II. Segundo Le Goff, o ardor belicoso assolava o mundo feudal, e a guerra santa surgia como um grande propósito capaz de amenizar as diferenças existentes dentro da cristandade Oriental e Ocidental e afastar a violência da Europa.
III. Após os saques realizados pelos cruzados contra as cidades de Jerusalém e Constantinopla, o papa e a Igreja perceberam a necessidade de enviar mais cruzados para eliminar de vez o poderio destas cidades.
IV. A análise do historiador mostra que o papa e a Igreja julgavam ter encontrado uma maneira de forjar a unidade cristã, utilizando uma direção espiritual para superar divisões internas.
A I, II e III.
B II e III e IV.
C I e IV.
D I, II e IV.

Considere o trecho a seguir: “As Cruzadas eram consideradas um exercício de penitência tão rigoroso que absolvia o cruzado de todos os seus pecados anteriores. Sendo assim, quando Urbano II convoca a primeira Cruzada oferecendo indulgência plena em 1095, ele atrai leigos de todas as classes. Seu apelo, no entanto, dirigia-se diretamente aos cavaleiros, passando por cima da autoridade dos reis”.
De acordo com o livro-base História Medieval a respeito das cruzadas, é correto afirmar que:
A o verdadeiro sentido da cruzada medieval era a batalha interior (entre o bem e o mal) e nunca foi levar a guerra aos outros, conforme as distorções feitas posteriormente colocam.
B o Papa exorta àqueles que estão habituados a cometerem guerras privadas, se envolvendo em conflitos internos, para lutarem contra os inimigos da cristandade.
C Apenas os servos armados participavam das cruzadas, pois os nobres e cavaleiros não queriam arriscar perder a vida nesses combates.
D A Primeira cruzada seria direcionada ao ocidente, a fim de vencer os pagãos e reconquistar as terras roubadas pelos nórdicos.
E Os cruzados são convidados a usar armaduras e vestes simples. Cotas de malha que visavam proteção e eficiência em combate, evitando vestes com cruzes de seda ou ouro.

Considere a citação: “É ao nome de Gregório VII (1073-1085) que se liga a Reforma Gregoriana, que constitui apenas o aspecto mais exterior do grande movimento da Igreja rumo às suas raízes. Tratava-se de reestruturar a autonomia e o poder da classe dos sacerdotes em face da classe dos guerreiros”.
As disputas entre o Papa Gregório VII e o Imperador Henrique IV levaram o primeiro a excomungar o rei. Sobre este assunto, de acordo com a citação e o livro-base História Medieval, leia as afirmativas a seguir, e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) Na Idade Média um rei excomungado sofria certo isolamento político e perdia muitos de seus vassalos.
II. ( ) A excomunhão foi uma honra e deu total liberdade ao Rei, que podia agir sem sofrer interferência da Igreja.
III. ( ) Henrique IV, após receber a excomunhão, viu-se obrigado a pedir desculpas ao papa, e suplicou seu perdão, ainda assim, não deu fim ao conflito.
IV. ( ) O Rei Henrique IV era um dos principais apoiadores do papa, e por isso, recebeu a excomunhão.
A V – V – F – V.
B V – F – V – V.
C V – F – F – V.
D F – V – V – V.
E V – F – V – F.

Considerando a citação e o livro-base História Medieval sobre as disputas entre o poder espiritual e temporal na Idade Média, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
A Os reis e imperadores medievais contestaram as formulações da Igreja, que situava o poder espiritual acima do temporal.
B Os reis e imperadores medievais defendiam a superioridade do poder espiritual sobre o temporal.
C Carlos Magno é o maior exemplo da defesa da superioridade do poder espiritual sobre o poder do imperador, tornando-se assim modelo de rei santo.
D Carlos Magno recebeu a coroa imperial em Roma, através das mãos do Papa Leão III, submetendo neste ato o poder da Igreja ao controle dos demais reis cristãos.
E Carlos Magno era rei dos francos, e, portanto, foi coroado em Paris pelo bispo de França, acirrando assim, a disputa com o papado de Roma.

Leia o fragmento de texto abaixo: “Certo dia um romano foi dormir antigo, e acordou medieval. Mil anos depois, um dia comum, um lavrador medieval arou a terra, foi dormir e acordou moderno. Tais colocações certamente não fazem sentido, pois as datas servem como uma guia, um roteiro, mas não são limites definitivos”.
Considerado o fragmento acima e os conteúdos do livro História Medieval, escolha a alternativa que apresenta corretamente o recorte temporal convencionado para Idade Média:
A Foi convencionado pela historiografia que o período medieval vai do século X ao XIX, momento em que ocorreram pouquíssimas mudanças na mentalidade dos homens.
B Essa época foi marcada por uma nova visão de mundo, extremamente centrada no pensamento cientifico, fomentado pela Igreja, que soube divulgar o saber para benefício de todos.
C O período medieval divide-se em geral entre Alta Idade Média e Baixa Idade Média. Tal divisão estabelecida pelos historiadores aconteceu, em parte, para facilitar as pesquisas e ressaltar as diferenças entre esses dois momentos.
D Existem poucas divergências sobre a delimitação ou subdivisões da Idade Média, pois, através de método adequado os historiadores definiram o recorte temporal do século I ao século XIII.
E Trata-se de um período conhecido como Idade das Trevas, devido ao declínio do comércio, da economia, cultura e teocentrismo pungente, que se deu entre os séculos IV e XIII.

Mais conteúdos dessa disciplina