Logo Passei Direto
Buscar
Leia o trecho a seguir: “Para Lijphart (1971), o método comparativo então se trataria do mais adequado no auxílio do avanço da capacidade de reflexão dos cientistas políticos, já que esses se colocariam em uma posição intermediária entre os dois objetos analisados. A justificativa do porquê comparar pode ser encontrada em diversos elementos da pesquisa e da dinâmica internacional. Lipset (1994, apud Nanci, Pinheiro, 2019, p. 154), por exemplo, trata sobre como conhecer somente o próprio país de origem, pode ser compreendido como conhecer país algum. A comparação serviria não somente como ferramenta de auxílio para essa problemática, mas também se apresentaria como um método adequado para as análises de políticas públicas.”
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Análise de Política Externa, análise as afirmacoes sobre a aplicação da análise comparada ao estudo da política externa e, depois, assinale a alternativa que indica apenas as corretas:
I. Um dos problemas do uso do método comparativo na Análise da Política Externa diz respeito ao número elevado de casos que precisam sem analisados, de modo que os processos de descrição e de sintetização da pesquisa acabam sendo prejudicados.
II. A análise comparada fornece ferramentas para a observação de diferenças e comparações de sistemas, colaborando com a conformação de uma visão mais ampla sobre os processos da política externa.
III. Lijphart aponta dois aspectos que precisam ser melhorados dentro do método comparado: o alto número de variáveis e a pequena quantidade de casos.
IV. Em uma análise comparada não é possível estabelecer parâmetros de comparação entre qualquer tipo de caso, sendo assim, não há a necessidade de se estabelecer padrões comparativos.
A Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
B Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
C Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
D Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
E Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. Um dos problemas do uso do método comparativo na Análise da Política Externa diz respeito ao número elevado de casos que precisam ser analisados, de modo que os processos de descrição e de sintetização da pesquisa acabam sendo prejudicados. Verdadeiro, essa afirmativa reflete uma dificuldade comum no uso do método comparativo, onde muitos casos podem dificultar a análise. II. A análise comparada fornece ferramentas para a observação de diferenças e comparações de sistemas, colaborando com a conformação de uma visão mais ampla sobre os processos da política externa. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a análise comparativa realmente ajuda a entender as diferenças entre sistemas e amplia a visão sobre a política externa. III. Lijphart aponta dois aspectos que precisam ser melhorados dentro do método comparado: o alto número de variáveis e a pequena quantidade de casos. Falso, Lijphart discute a questão do número de variáveis e a quantidade de casos, mas a afirmação não é precisa em relação ao que ele realmente propõe. IV. Em uma análise comparada não é possível estabelecer parâmetros de comparação entre qualquer tipo de caso, sendo assim, não há a necessidade de se estabelecer padrões comparativos. Falso, a análise comparada requer a definição de parâmetros e padrões comparativos para que a comparação seja válida e significativa. Com base nas análises, as afirmativas corretas são I e II. Portanto, a alternativa que contém todas as afirmativas corretas é: Apenas as afirmativas I e II estão corretas. No entanto, essa opção não está disponível. Assim, a alternativa correta que contém as afirmativas verdadeiras é: Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o texto a seguir: “A aproximação entre Brasil e China começou a dar seus primeiros passos ainda na década de1960, período em que a China caminhava em rumo contrário às forças hegemônicas. O Brasil defendia sua aproximação da nação chinesa com a ideia de que “desacordos ideológicos não deveriam impedir que o país mantivesse relações com todos os povos” (Becard, 2011, p. 32). O governo Castello Branco decidiu por abortar essa tática e aproximar a política externa brasileira com as potências ocidentais, atrasando a aliança entre Brasil e China.”
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Análise de Política Externa, análise as afirmações que versam sobre o histórico das relações entre Brasil e China, e depois assinale a alternativa que indica apenas as corretas:
I. Em 1974, estabeleceu-se a aliança Brasil-China, apoiada em similaridades e princípios de política externa, respeito à autonomia e o interesse de cooperação Sul-Sul.
II. O início das relações entre os países apresentou um ritmo acelerado em decorrência da importância estratégica das importações chinesas para o mercado brasileiro.
III. A partir dos anos 2000 é possível observar que há um impulso nas relações China -Brasil, decorrente sobretudo da estratégia brasileira de expansão internacional política e econômica.
IV. Nos anos 2000 foi criada a Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação como forma de regular as relações entre ambos os países.
A Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
B Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
C Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
D Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
E Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

Leia o trecho a seguir: “Nesta altura da história, no declínio do século XX e limiar do XXI, as ciências sociais se defrontam com um desafio epistemológico novo. O seu objeto transforma-se de modo visível, em amplas proporções e, sob certos aspectos, espetacularmente. Pela primeira vez, são desafiadas a pensar o mundo como uma sociedade global. As relações, os processos e as estruturas econômicas, políticas, demográficas, geográficas, históricas, culturais e sociais, que se desenvolvem em escala mundial, adquirem preeminência sobre as relações, processos e estruturas que se desenvolvem em escala nacional.”
Considerando o trecho citado acima e os conteúdos discutidos ao longo da disciplina de Análise de Política Externa, análise as assertivas abaixo, que abordam os efeitos do processo de globalização para as políticas dos Estados:
I. O avanço do processo de globalização e o consequente aumento da interdependência entre os Estados estabeleceu novas dinâmicas interacionais entre os Estados, tornando a adesão ao comércio internacional um aspecto essencial da política internacional.
II. com o aprofundamento da globalização, a participação dos Estados no comércio internacional e em organizações internacionais, concentradas nos assuntos econômicos, converteu-se em um ótimo mecanismo político para a garantia dos seus interesses e necessidades.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C A asserção II é uma proposição verdadeira, e a I é uma proposição falsa.
D As asserções I e II são proposições falsas.
E As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa da I.

Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Análise de Política Externa, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, como Hill compreendia a relação entre o nível internacional e doméstico dentro das Análises de Política Externa:
A Análise de Política Externa deve considerar os aspectos de nível doméstico em conjunto com os de nível internacional, de modo que possam também ser percebidos como os interesses de agentes domésticos podem impactar nas decisões na esfera internacional.
A A Análise de Política Externa deve considerar os aspectos de nível doméstico em conjunto com os de nível internacional, de modo que possam também ser percebidos como os interesses de agentes domésticos podem impactar nas decisões na esfera internacional.
B A Análise de Política Externa deve considerar os elementos presentes no nível do doméstico como variáveis decisórias anteriores ao processo de tomada de decisão no nível internacional, já que envolvem leis.
C A Análise de Política Externa deve considerar os aspectos do nível internacional como sendo elementos anteriores e hierarquicamente mais importantes que os do nível doméstico, uma vez que envolvem atores mais poderosos.
D A Análise de Política Externa deve considerar os aspectos do nível doméstico e internacional como duas linhas de análise paralelas que, por mais que não se encontrem, apresentam elementos de estudo importantes.
E A Análise de Política Externa deve considerar os elementos domésticos apenas quando há um número significativo de atores da sociedade civil participando do processo decisório sobre a política externa.

Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Análise de Política Externa, análise as afirmacoes sobre os modelos propostos por Allison e, depois, assinale a alternativa que indica apenas as corretas:
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
I. O modelo racional-legal volta-se à análise dos procedimentos burocráticos e jurídicos de um Estado vinculados à tomada de decisão. Assim, compreende o processo decisório como reflexo dos entraves legais e incentivos burocráticos.
II. O modelo do comportamento organizacional direciona-se a evidenciar como a atuação das empresas transnacionais e das grandes corporações domésticas, em processos decisórios estatais, têm influência no posicionamento de um país no cenário internacional.
III. O modelo do ator racional se concentra em observar como se dá o processo de tomada de decisão a partir dos atores, considerando a atuação dos indivíduos diante dos cálculos estratégicos necessários para a obtenção de um resultado ótimo.
IV. A visão do comportamento organizacional delineia três fatores que devem ser observados, como a relação entre capacidade organizacional e escolhas; a prioridade organizacional; e as implementações como reflexos de procedimentos que já são padrões.
A Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
B Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
C Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
D Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
E Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina