Logo Passei Direto
Buscar

Estética

Outros
O sequenciamento de DNA permite a identificação de qual nucleotídeo ocupa cada posição na fita de uma molécula ou fragmento de DNA. As primeiras técnicas que permitiram sequenciar o DNA começaram a ser desenvolvidas na década de 70, com o método desenvolvido por Sanger. Sobre o método de Sanger, assinale a alternativa CORRETA:
A A técnica de Sanger, utiliza terminadores de sequência em réplicas de DNA de uma fita molde diferenciada.
B Os didesoxinucleotídeos são similares aos primers ou iniciadores, já que iniciam a reação em diferentes terminações 3'.
C Os didesoxinucleotídeos são ineficazes para a técnicas de Sanger, sendo utilizados somente os primers e diversas fitas de DNA réplicas da mesma fita molde, com a mesma extremidade 5'.
D São utilizados iniciadores (primers), fitas de DNA réplicas da mesma fita molde, ou seja, com a mesma extremidade 5' e diferentes terminações 3', devido à inserção dos didesoxinucleotídeos, que são nucleotídeos terminadores de cadeia (ddNTP: ddATP, ddTTP, ddCTP e ddGTP).
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas sobre o método de Sanger: A) A técnica de Sanger utiliza terminadores de sequência em réplicas de DNA de uma fita molde diferenciada. - Esta afirmação não está correta, pois a técnica utiliza uma fita molde e não réplicas diferenciadas. B) Os didesoxinucleotídeos são similares aos primers ou iniciadores, já que iniciam a reação em diferentes terminações 3'. - Esta afirmação é incorreta, pois os didesoxinucleotídeos (ddNTPs) não iniciam a reação, mas sim terminam a cadeia de DNA. C) Os didesoxinucleotídeos são ineficazes para a técnica de Sanger, sendo utilizados somente os primers e diversas fitas de DNA réplicas da mesma fita molde, com a mesma extremidade 5'. - Esta afirmação é falsa, pois os didesoxinucleotídeos são essenciais para a técnica de Sanger. D) São utilizados iniciadores (primers), fitas de DNA réplicas da mesma fita molde, ou seja, com a mesma extremidade 5' e diferentes terminações 3', devido à inserção dos didesoxinucleotídeos, que são nucleotídeos terminadores de cadeia (ddNTP: ddATP, ddTTP, ddCTP e ddGTP). - Esta afirmação está correta, pois descreve adequadamente o funcionamento do método de Sanger. Portanto, a alternativa correta é: D.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A trimetilaminúria, em sua forma primária, também chamada de Tmau1, é uma condição promovida pela mutação do gene FMO3. Este gene é responsável pela codificação da enzima responsável pela oxidação da trimetilamina em N-óxido de trimetilamina. Assim, diversas mutações nesse gene podem promover a deficiência nesse processo de oxidação, sendo atualmente conhecidas mais de 30 mutações capazes de alterar a atividade da enzima.
Com base na trimetilaminúria, analise as sentenças a seguir: Assinale a alternativa CORRETA:
I- O diagnóstico da Tmau1 pode ser realizado por meio do sequenciamento completo do gene FMO3, localizado no cromossomo 1, em busca de uma das possíveis mutações causadoras da condição.
II- A condição também é conhecida como odor de peixe, pois impede a correta metabolização da trimetilamina, conferindo ao indivíduo um forte odor de peixe.
III- O diagnóstico precoce é essencial para que o tratamento genético com remoção do gene mutado seja iniciado e os efeitos da doença minimizados.
a) Somente a sentença I está correta.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) Somente a sentença II está correta.
d) As sentenças I e III estão corretas.

Com o exame de biópsia líquida, é possível investigar diferentes tipos de alterações, incluindo polimorfismos, deleções e inserções em até 120 genes relacionados a tumores. A metodologia utilizada para a detecção dessas alterações se baseia no sequenciamento NGS desses genes. Sobre a biópsia líquida, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Os resultados obtidos pela biópsia líquida permitem antever um quadro de evolução do câncer e, assim, determinar a intervenção adequada, melhorando o prognóstico do paciente.
II- A principal desvantagem da biópsia líquida é que a análise do DNA livre circulante de origem tumoral permite uma análise inicial de pacientes em tratamento. Ou seja, não é possível monitorar novas mutações, que normalmente, podem resultar em ineficácia terapêutica.
A - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
D - As asserções I e II são proposições falsas.

A lactose é o açúcar mais abundante presente na constituição do leite e de seus derivados. Para que sua absorção intestinal ocorra, é necessário que essa molécula seja hidrolisada em glicose e galactose, o que se dá pela ação da enzima lactase presente no intestino. No entanto, uma condição bastante comum ocorre devido à ausência ou deficiência da ação dessa enzima, promovendo a chamada intolerância à lactose.
Sobre a intolerância à lactose, assinale a alternativa CORRETA:
A O diagnóstico da intolerância à lactose é genético, não existindo testes não genéticos auxiliares no diagnóstico da doença.
B A forma mais comum de intolerância à lactose é a congênita, em que o indivíduo apresenta uma modulação gênica promovida pelo gene MCM6.
C A intolerância à lactose é causa somente pela modulação gênica promovida pelo gene MCM6, que é bastante grave, com sintomas manifestados nos primeiros dias de nascimento.
D Os genes que causam a intolerância podem ser avaliados em amostras de sangue ou raspado da mucosa oral por meio da técnica PCR quantitativo.

As bibliotecas de DNA e cDNA são essenciais para manter e replicar um fragmento clonado por tempo indeterminado. Sobre essas técnicas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Biblioteca de cDNA.
II- Biblioteca de DNA.
III- Hibridização em colônia.
( ) Técnica que detecta os fragmentos do DNA de interesse com sondas específicas em meio de cultivo sólido.
( ) Clonagem de fragmentos aleatórios do DNA, permitindo a sua identificação, isolamento e sequenciamento do genoma.
( ) Clonagem de mRNAs, em que cada célula/tecido pode originar uma biblioteca diferente, considerando o padrão de expressão gênica específico, relacionado sempre a sua função.

No processo de digestão in gel, os spots contendo as proteínas de interesse são submetidos a um processo de hidrólise química e enzimática, formando fragmentos proteicos menores, capazes de migrar pela malha do gel e se difundir no sobrenadante, formando a amostra que será analisada por espectrometria de massas.
De acordo com a digestão in gel, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) As proteínas são apenas separadas de acordo com sua massa molecular, embora, nesse caso, as bandas obtidas do gel representem populações de proteínas com massas similares.
( ) A análise no espectrômetro de massas necessita que a carga líquida se torne negativa, ou seja, o processo de ionização não é necessário.
( ) A cromatografia líquida é utilizada como método de fracionamento, em que os peptídeos presentes na amostra são dissolvidos em uma fase líquida, bombeadas para passar por uma fase estacionária e direcionadas para espectrometria de massas.
( ) As amostras podem ser submetidas a outro fracionamento prévio à análise por MS, com o objetivo de reduzir a complexidade da amostra ou apenas complementar o fracionamento já realizado na eletroforese.
A V - F - V - V.
B F - F - V - F.
C V - F - F - V.
D V - V - F - V.

Uma das abordagens efetuadas pela genômica funcional se trata da atribuição de anotações funcionais para os possíveis genes encontrados nos genomas. Para tanto, o genoma é vasculhado em busca de regiões que possivelmente codifiquem para proteínas.
De acordo com o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A genética reversa se dá a partir da observação de um DNA ou de uma proteína que não se saiba qual a origem genética, ou seja, que não se tenha informação sobre os genes associados.
( ) Através da genética reversa, estuda-se a função de uma proteína desconhecida que pode ser investigada, de maneira reversa ao processo de síntese proteica.
( ) Os genes não podem ser submetidos a experimentos de mutagênese in vitro para a investigação de outras informações relativas à funcionalidade.
A F - F - V.
B F - V - F.
C V - V - F.
D V - F - F.

Os polimorfismos podem ser diferentes tipos, como polimorfismos de nucleotídeo único (SNP) ou polimorfismos promovidos por inserções ou deleções no DNA, chamadas de polimorfismos indel, os quais podem ser do tipo polimorfismo no número de cópias (CNP), polimorfismo repetido em tandem curta (STRP) ou polimorfismo de repetição em tandem de número variável (VNTR).
Sobre os polimorfismos, assinale a alternativa CORRETA:
a) O polimorfismo VNTR ou DNA microssatélites são difíceis de ser sequenciados, tendo sequências curtas de DNA, com 10 a 100 nucleotídeos.
b) O polimorfismo de nucleotídeo único ocorre em um único nucleotídeo.
c) As técnicas de PCR e sequenciamento pelo método Sanger conseguem identificar qualquer polimorfismo.
d) O polimorfismo STRP é conhecido como repetição em tandem de número variável, também denominado como DNA minissatélite, com cerca de milhares de nucleotídeos.

Mais conteúdos dessa disciplina