Logo Passei Direto
Buscar

Medicina

Outros
De acordo com as normas explicitadas no Manual de Redação da Presidência da República, as comunicações oficiais devem
(A) explicitar o significado de uma sigla todas as vezes em que ela for empregada.
(B) utilizar linguagem informal para transmitir informações relevantes.
(C) escrever os pronomes de tratamento sempre por extenso.
(D) usar o título do cargo no gênero feminino para a identificação de signatárias do sexo feminino.
(E) empregar o cabeçalho em todas as páginas do documento.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar as alternativas com base nas normas do Manual de Redação da Presidência da República: (A) explicitar o significado de uma sigla todas as vezes em que ela for empregada. - Esta é uma prática recomendada para garantir clareza nas comunicações oficiais. (B) utilizar linguagem informal para transmitir informações relevantes. - As comunicações oficiais devem ser formais, portanto essa alternativa está incorreta. (C) escrever os pronomes de tratamento sempre por extenso. - Embora seja uma prática comum, não é uma exigência absoluta. (D) usar o título do cargo no gênero feminino para a identificação de signatárias do sexo feminino. - Isso é uma prática recomendada, mas não é uma regra geral. (E) empregar o cabeçalho em todas as páginas do documento. - O cabeçalho é uma prática comum, mas não é uma exigência em todas as comunicações. A alternativa correta, que reflete uma norma clara do Manual de Redação, é a) explicitar o significado de uma sigla todas as vezes em que ela for empregada.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (2018, p.18), a característica do texto oficial, que é antes uma qualidade presente no texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras, excluindo do texto palavras inúteis, redundâncias e passagens que nada acrescentem ao que já foi dito, é a:
a) coesão
b) concisão
c) coerência
d) formalidade

Utilizar uma linguagem formal e objetiva garante uma melhor compreensão das informações e mensagem que se deseja comunicar.
Sobre a elaboração do boletim de ocorrência, é correto o que se afirma na alternativa:
a) Utilizar linguagem rebuscada e termos técnicos para narrar os fatos.
b) Não descrever claramente o que aconteceu, deixando informações importantes de fora.
c) Inserir opiniões pessoais e julgamentos de valor no relato dos fatos.
d) Não se preocupar com a precisão das informações, como datas, horários e endereços.
e) Registrar apenas fatos verdadeiros e relevantes, sem especulações ou deduções.

A clareza é uma das marcas da redação oficial. Assinale o item que não é apontado como meio de obter-se clareza.
a) Seleção vocabular dos termos mais cultos.
b) Emprego de frases curtas, bem estruturadas.
c) Preferência pela ordem direta nas frases.
d) Recusa do emprego de regionalismos e neologismos.

Com base nesse importante instrumento, considerando os atributos que devem caracterizar a comunicação oficial, é correto afirmar que
a) o emprego de regionalismos e neologismos pode auxiliar na asseguração da clareza.
b) a transmissão de uma grande quantidade de informações com a eliminação de palavras inúteis e redundantes favorece a concisão.
c) a busca pela uniformidade do tempo verbal ao longo do texto viabiliza a originalidade.
d) a explicitação de siglas apenas na última referência sustenta o desenvolvimento da coesão.

A redação oficial é a maneira pela qual o poder público redige comunicações oficiais e atos normativos. Considerando as características da redação oficial, analise e assinale a afirmativa correta.
a) Quem comunica é sempre o serviço público; o que se comunica é sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão receptor, cujo texto esteja adequado à situação comunicativa, considerando a intenção do emissor e a finalidade do documento; o destinatário da comunicação é o público, uma instituição privada ou outro órgão ou entidade pública.
b) Quem comunica é o serviço público e privado; o que se comunica é sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão receptor, cujo texto esteja adequado à situação comunicativa, considerando critérios de pessoalidade e formalidade; o destinatário da comunicação é o público, uma instituição privada ou outro órgão ou entidade pública.
c) Quem comunica é sempre o serviço público; o que se comunica é sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão que comunica, cujo texto esteja adequado à situação comunicativa, considerando a intenção do emissor e a finalidade do documento; o destinatário da comunicação é o público, uma instituição privada ou outro órgão ou entidade pública.
d) Quem comunica é o serviço público e privado; o que se comunica é sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão que comunica, cujo texto esteja adequado à situação comunicativa, considerando critérios de pessoalidade e formalidade; o destinatário da comunicação é o público, uma instituição privada ou outro órgão ou entidade pública.

A redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos. Sobre a redação oficial é INCORRETO:
a) Sua finalidade básica é comunicar com objetividade e máxima clareza.
b) Impõe certos parâmetros ao uso que se faz da língua, de maneira diversa daquele da literatura, do texto jornalístico, da correspondência particular.
c) São atributos da redação oficial a concisão, a coesão e coerência.
d) É necessário a impessoalidade, a padronização e formalidade na redação oficial.
e) A redação oficial tem uso da norma padrão da língua inglesa.

Redação oficial é o meio utilizado para o estabelecimento de relações de serviço na administração pública e corresponde ao modo uniforme de redigir atos normativos e comunicações oficiais. Para que se alcance a efetividade dessas relações, são traçadas normas de linguagem e padronização no uso de fórmulas e estética para as comunicações escritas, as quais são revestidas de certas peculiaridades restritas ao meio.
De acordo com o trecho, relacione as características para elaboração da redação de documentos oficiais listadas a seguir, às suas respectivas descrições.
1. Impessoalidade.
2. Clareza.
3. Concisão.
( ) o emissor deve evitar manifestar suas próprias opiniões sobre o assunto comunicado e manter um padrão no uso de pronomes de tratamento para estabelecer relação com o destinatário.
( ) o emissor deve comunicar a totalidade do assunto de forma resumida, utilizando linguagem técnica homogênea que dispensa jargões ou regionalismos.
( ) o emissor deve priorizar o uso de frases diretas e organizar as ideias comunicadas, atentando para sua ordem de importância e para a estrutura da correspondência.

A Redação Oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos, que tem por finalidade básica comunicar com objetividade e máxima clareza. Analise as assertivas abaixo sobre os atributos da Redação Oficial, descritos no Manual de Redação da Presidência da República, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Para obtenção de clareza, o texto deverá sempre utilizar palavras e expressões simples, mesmo quando versar sobre assuntos técnicos.
( ) O texto deve evitar o uso de detalhes irrelevantes, como caracterizações e comentários supérfluos, adjetivos e advérbios inúteis, e subordinação excessiva.
( ) Os expedientes oficiais devem ser tratados com impessoalidade, mesmo que a ação administrativa seja exercida por intermédio de seus servidores.
( ) As comunicações administrativas devem ser sempre formais, mesmo quando feitas em meio eletrônico, como, por exemplo, por e-mail.
a) F – V – V – V.
b) V – V – V – V.
c) F – F – V – F.
d) F – V – F – V.
e) V – F – F – F.

Em relação aos princípios orientadores da redação oficial e às características formais e estéticas do texto, assinale a alternativa INCORRETA.
a) A coesão e a coerência textual são condições fundamentais para o princípio da clareza.
b) A concisão é um dos princípios orientadores da redação oficial.
c) Para ser eficiente, a comunicação oficial precisa conter subjetividade e pessoalidade, transmitindo-se a opinião do redator do documento.
d) O texto oficial obedece a uma padronização estética, linguística e estrutural.
e) A polidez na escrita pressupõe um cuidado com o vocabulário utilizado e, sobretudo, com os efeitos de sentido que o texto pode produzir.

Considerando que a clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial, são características deste atributo da redação oficial, EXCETO:
a) Buscar a uniformidade do tempo verbal em todo o texto.
b) Conseguir transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras.
c) Utilizar palavras e expressões em outro idioma apenas quando indispensáveis.
d) Utilizar palavras e expressões simples, bem como usar frases curtas e bem estruturadas.

Mais conteúdos dessa disciplina