Logo Passei Direto
Buscar

Farmacologia

Colégio Objetivo
O fármaco X provoca uma contração máxima do músculo cardíaco de modo similar à epinefrina.
O fármaco X é considerado um:
a. Agonista.
b. Agonista parcial.
c. Antagonista competitivo.
d. Antagonista irreversível.
e. Agonista inverso.
User badge image
Tópicos de Farmacologia I

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para determinar a classificação do fármaco X, precisamos entender os termos utilizados nas alternativas: a) Agonista - Um agonista é uma substância que se liga a um receptor e ativa uma resposta biológica, semelhante ao que a epinefrina faz. b) Agonista parcial - Um agonista parcial também se liga ao receptor, mas ativa uma resposta menor do que um agonista completo. c) Antagonista competitivo - Um antagonista competitivo se liga ao receptor, mas não ativa uma resposta, bloqueando a ação de agonistas. d) Antagonista irreversível - Semelhante ao antagonista competitivo, mas se liga de forma permanente ao receptor, impedindo a ativação. e) Agonista inverso - Um agonista inverso se liga ao receptor e induz uma resposta oposta àquela que um agonista normal provocaria. Dado que o fármaco X provoca uma contração máxima do músculo cardíaco de modo similar à epinefrina, isso indica que ele está ativando os receptores de forma eficaz, assim como um agonista. Portanto, a alternativa correta é: a) Agonista.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na ilustração, observamos fármacos ligados e não ligados às proteínas plasmáticas e suas consequências. Em concentrações terapêuticas no plasma, muitos fármacos encontram-se, principalmente, na forma ligada. A fração da substância que permanece livre pode chegar a apenas 1%, estando o restante associado a proteínas plasmáticas.
Avalie as afirmativas: I - Fármacos ácidos se ligam, preferencialmente, à glicoproteína-P e os fármacos básicos à albumina. II - A quantidade de fármaco que se liga a proteínas plasmáticas depende da concentração da droga, afinidade fármaco-proteína e concentração da proteína. III - A diminuição na taxa de ligação fármaco-proteína pode tornar esse fármaco tóxico.
a. II e III estão corretas.
b. II está correta.
c. I está correta.
d. III está correta.
e. I e II estão corretas.

Sobre biodisponibilidade, analise as afirmativas a seguir. I. A biodisponibilidade é menor do que 100% para fármacos que não são administrados por via intravenosa. II. A área sob a curva (ASC) é o parâmetro farmacocinético usado para avaliar a biodisponibilidade absoluta. III. Medicamentos de uso oral cujos fármacos não sejam absorvidos no trato gastrointestinal não necessitam de estudos de biodisponibilidade relativa. IV. A biodisponibilidade traduz a velocidade e a extensão de absorção de um fármaco a partir de uma forma de administração.
Assinale:
a. Se apenas a afirmativa II estiver correta.
b. Se apenas as afirmativas II, III e IV estiverem corretas.
c. Se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
d. Se apenas a afirmativa IV estiver correta.
e. Se todas as afirmativas estiverem corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina