Logo Passei Direto
Buscar
Nas zonas urbanas das grandes cidades, cada habitante produz cerca de 1kg de lixo diariamente. A maior parte desse material acaba sendo depositada em lixões ou aterros sanitários. Sobre esses dois métodos de destinação do lixo, pode-se dizer que:
A Os lixões são mais indicados que os aterros apenas quando localizados fora do perímetro urbano e quando houver controle sobre o acesso de pessoas.
B Lixões e aterros apresentam o inconveniente de inviabilizar a coleta seletiva do lixo e a reciclagem de material.
C Os aterros apresentam a vantagem de minimizar o risco de transmissão de doenças, mas são desvantajosos porque não impedem a contaminação do solo e das águas subterrâneas.
D Os aterros, assim como os lixões, produzem gás metano e chorume, mas nos aterros há controle sobre a produção e drenagem desses produtos, de modo a não contaminar o solo e a atmosfera.
User badge image
Questões para Estudantes

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para encontrar a correta: A) Os lixões são mais indicados que os aterros apenas quando localizados fora do perímetro urbano e quando houver controle sobre o acesso de pessoas. - Essa afirmação não é verdadeira, pois os lixões não são indicados em nenhuma circunstância, já que não possuem controle adequado e causam sérios problemas ambientais. B) Lixões e aterros apresentam o inconveniente de inviabilizar a coleta seletiva do lixo e a reciclagem de material. - Embora os lixões realmente inviabilizem a coleta seletiva, os aterros podem ser projetados para permitir a coleta seletiva e a reciclagem, então essa afirmação é imprecisa. C) Os aterros apresentam a vantagem de minimizar o risco de transmissão de doenças, mas são desvantajosos porque não impedem a contaminação do solo e das águas subterrâneas. - Essa afirmação é parcialmente verdadeira, pois os aterros controlados minimizam riscos, mas a contaminação do solo e das águas subterrâneas pode ser mitigada com técnicas adequadas, então não é totalmente correta. D) Os aterros, assim como os lixões, produzem gás metano e chorume, mas nos aterros há controle sobre a produção e drenagem desses produtos, de modo a não contaminar o solo e a atmosfera. - Esta afirmação é correta, pois os aterros sanitários são projetados para controlar a produção de gás metano e chorume, minimizando os impactos ambientais. Portanto, a alternativa correta é: D.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A poluição sonora, seja ambiental ou a ocupacional, é uma forma de poluição bastante disseminada nas sociedades industrializadas e é causa de perdas auditivas em adultos e crianças. Acarreta também comprometimentos não auditivos que afetam a saúde física geral e emocional dos indivíduos. Os limites aceitáveis de ruído considerados nas normas ABNT no 10.151 variam entre 40 e 65 dB, conforme localização e horário. Os limites de tolerância do ouvido humano para ruído variam de acordo com a intensidade e o tempo de exposição, sendo que esta começa a ser lesiva a partir de 85 dB. A PAIR - Perda Auditiva Induzida por Ruído é uma patologia progressiva, diretamente relacionada com a exposição ao ruído e de caráter permanente. Portanto, a forma mais eficaz para se proteger desta doença seria a prevenção.
Considere as afirmativas abaixo, sobre uma seleção correta de ações de Monitoramento Ambiental, como parte integrante de um programa de conservação auditiva em áreas urbanas.
I. Ações a serem implantadas: redução do ruído ambiental com aumento da fiscalização, redução da dose de exposição e utilização de equipamento de proteção individual.
II. Ações a serem implantadas: medidas administrativas, legislativas, educativas e de informação, além de avaliação do processo.
III. Ações a serem implantadas: avaliação ambiental do ruído - áudio-dosimetria do ruído com alarme a partir de 85 dB e audiometria (avaliação da audição de pessoas) em amostras da população sob influência do ruído.
A I
B II
C III
D I e III.

Considerando que dentro do meio ambiente cada espécie tem um endereço (hábitat) e desenvolve uma profissão (nicho ecológico), pode-se afirmar:
I – As necessidades básicas de uma espécie são: Nutrição, Reprodução e Evolução;
II – O nicho ecológico é o papel de uma espécie em uma comunidade;
III – O Hábitat de uma espécie é o ambiente que oferece um conjunto de condições favoráveis à sua sobrevivência;
IV – Teoricamente, o hábitat seria aquele ambiente em que as condições ambientais atingem o ponto ótimo e uma espécie consegue desenvolver o seu potencial biótico.
A I, apenas
B II, III e IV apenas
C I, II e III apenas
D I, II, III e IV

Um Ecossistema consiste dos vegetais, animais e microrganismos que vivem numa região (elementos bióticos) e constituem uma comunidade, ligados por uma rede de relações que inclui o meio físico (elementos abióticos) e a própria comunidade. Pode-se afirmar:
I – Os componentes abióticos de um ecossistema são representados por fatores físicos, como luminosidade, temperatura, ventos, umidade etc., e fatores químicos, como a quantidade relativa dos diversos elementos químicos presentes na água e no solo;
II – Os elementos bióticos são os seres vivos;
III – Matéria orgânica ou sem vida (água, ar, solo) são elementos abióticos;
IV – Podemos considerar como ecossistema uma floresta inteira (macroecossistema) ou uma simples planta como a bromeliácea (microecossistema).
A I, apenas
B I, II, III e IV
C I, II e III apenas
D I e IV apenas

O ciclo hidrológico é a circulação contínua da água entre a terra, o mar e a atmosfera. Nesse ciclo, inclui-se a água potável, essencial à vida.
Entre os condicionantes e as interferências da existência de água potável no planeta, é INCORRETO afirmar que:
a. As águas subterrâneas constituem os lençóis que alimentam os cursos d’água, impedindo o escoamento superficial.
b. A contaminação da água por substâncias tóxicas, como resíduos industriais ou agrotóxicos, agrava o quadro de escassez de água continental na superfície.
c. A emissão de resíduos poluentes é prejudicial à capacidade de regeneração da água, interferindo no controle de qualidade ambiental.
d. A água potável é cada vez mais escassa no globo, em razão do uso crescente para irrigação, atividade industrial e abastecimento urbano.

Mais conteúdos dessa disciplina