Logo Passei Direto
Buscar
(ENADE, 2011) Em um ambiente universitário, as refeições não são feitas adequadamente, muitas vezes por falta de tempo. A fome acaba sendo suprida com alimentos do tipo fast food. Suponha que um estudante universitário tenha ingerido, como sua refeição principal do dia, um sanduíche de pão francês, manteiga, carne, queijo, acompanhado de um copo de suco de laranja sem açúcar.
Para os constituintes dessa refeição, as enzimas que atuarão na digestão dos alimentos, na ordem em que foram apresentados, são:
A Amilase, lipase, pepsina, pepsina, sacarase.
B Pepsina, amilase, lipase, sacarase, sacarase.
C Lipase, pepsina, sacarase, amilase, amilase.
D Sacarase, amilase, lipase, pepsina, amilase.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para responder a essa questão, precisamos entender quais enzimas atuam na digestão dos componentes da refeição mencionada: um sanduíche de pão francês, manteiga, carne, queijo e suco de laranja. 1. Pão francês: O carboidrato presente no pão é digerido pela amilase, que atua na boca e no intestino delgado. 2. Manteiga: A gordura é digerida pela lipase, que atua principalmente no intestino delgado. 3. Carne: As proteínas da carne são digeridas pela pepsina, que atua no estômago. 4. Queijo: Também é uma fonte de proteína e gordura, então a pepsina e a lipase atuam aqui. 5. Suco de laranja: Contém açúcares simples, que podem ser digeridos pela sacarase. Agora, vamos analisar as opções: A) Amilase, lipase, pepsina, pepsina, sacarase. B) Pepsina, amilase, lipase, sacarase, sacarase. C) Lipase, pepsina, sacarase, amilase, amilase. D) Sacarase, amilase, lipase, pepsina, amilase. A ordem correta de atuação das enzimas, considerando a digestão dos alimentos, deve ser: 1. Amilase (para o pão) 2. Lipase (para a manteiga) 3. Pepsina (para a carne e queijo) 4. Sacarase (para o suco de laranja) A opção que melhor reflete essa ordem é a A) Amilase, lipase, pepsina, pepsina, sacarase. Portanto, a resposta correta é a) Amilase, lipase, pepsina, pepsina, sacarase.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O sistema cardiovascular é composto pelo coração e pelos vasos sanguíneos, que transportam o sangue para diferentes áreas do corpo. O principal órgão desse sistema é o coração que impulsiona o sangue como uma bomba. O coração se posiciona entre os pulmões no mediastino e tem aproximadamente 12 cm de comprimento, 9 cm de largura em seu ponto mais largo e 6 cm de espessura. Com base na figura, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O coração é formado por dois átrios (cavidades superiores) e dois ventrículos (cavidades inferiores).
II- Entre o átrio direito e ventrículo direito está a válvula tricúspide, entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo está a válvula bicúspide.
III- A comunicação entre as cavidades do coração ocorre do átrio direito para o átrio esquerdo, bem como do ventrículo direito para o ventrículo esquerdo.
a) Somente a sentença I está correta.
b) Somente a sentença II está correta.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

Durante a gravidez, ocorre uma série de alterações no corpo da mulher, muitas vezes decorrentes da ação de hormônios. Com relação a esses hormônios secretados após a fecundação e na amamentação, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Gonadotrofina humana coriônica.
II- Ocitocina.
III- Hormônio melanotrófico.
IV- Prolactina.
( ) Mantém o corpo lúteo durante a gravidez, inibe a menstruação e é o hormônio detectado no teste de gravidez.
( ) Estimula a produção de leite pelas glândulas mamárias, após sua prévia sensibilização pelos hormônios progesterona e estrogênio. Sua produção acentua-se no final da gestação, aumenta após o parto e persiste enquanto durar o estímulo da sucção.
( ) É secretado em grande quantidade no momento do parto, agindo na musculatura lisa do útero para estimular as contrações uterinas.
( ) Atua em células denominadas melanócitos, responsáveis pela liberação de melanina, o que aumenta a pigmentação da aréola do seio, abdômen e face.

Os braços compreendem os membros superiores do corpo humano e estruturam o esqueleto apendicular. Eles são divididos em uma parte proximal, parte média e distal. Sobre os ossos que compõem o braço, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O úmero compreende a parte proximal.
II- O rádio compreende a parte distal.
III- A ulna compreende a parte média.
IV- A mão compreende a parte distal.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I e IV estão corretas.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

A respiração é um processo em que ocorre a entrada de oxigênio (O2) e a saída de gás carbônico (CO2). Este processo é efetuado graças a diversas estruturas do nosso organismo.
Qual a sequência percorrida pelo ar durante a expiração?
a) Alvéolos, bronquíolos, brônquios, traqueia, laringe, faringe, fossas nasais.
b) Boca, faringe, laringe, brônquios, traqueia, bronquíolos, alvéolos.
c) Fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos.
d) Alvéolos, bronquíolos, laringe, traqueia, fossas nasais, faringe.

Os músculos são responsáveis pelos movimentos realizados pelo nosso corpo de forma voluntária ou involuntária, dependendo do tipo e local onde se encontram. Do total da constituição de um corpo humano, os músculos representam cerca de 50% do peso corporal.
Com relação ao músculo liso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O estímulo para sua contração é proveniente do sistema nervoso vegetativo.
( ) Cada célula muscular lisa é fina, elíptica e contém vários núcleos.
( ) Pode ser de dois tipos: visceral e multiunitário.

O pâncreas, localizado na parte superior do abdômen, é um órgão anexo que participa da digestão dos alimentos através da produção de substâncias importantes.
Com relação ao pâncreas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O pâncreas é uma glândula anfícrina porque desempenha tanto função endócrina, liberando hormônios insulina e glucagon, e exócrina em que libera, para o duodeno, o suco pancreático.
( ) O pâncreas apresenta uma região de células betas, responsáveis pela produção de insulina e outra região de células alfas, produtoras de glucagon, lançados na corrente sanguínea.
( ) A insulina e o glucagon agem sobre o metabolismo do colesterol, para que seus níveis normais sejam mantidos.
( ) O suco pancreático participa da digestão de alimentos no intestino grosso.

Mais conteúdos dessa disciplina