Logo Passei Direto
Buscar

Psicopedagogia

Colégio Objetivo
A dislexia pode ser classificada de várias formas, de acordo com o critério utilizado por cada autor e por tanto, há várias tentativas de explicar a dislexia.
Em que visão a dislexia é definida como encontros alterados por processamentos periféricos e central?
a. Neuropedagógica
b. Psicológica
c. Neuromotora
d. Neuropsicológica
e. Pedagógica
User badge image
psicopedagogia360

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder à sua pergunta, precisamos entender como cada uma das abordagens define a dislexia. a) Neuropedagógica - Foca na intersecção entre neurociência e pedagogia, mas não necessariamente define a dislexia em termos de processamentos periféricos e centrais. b) Psicológica - Enfatiza aspectos emocionais e comportamentais, não se concentra especificamente nos processamentos. c) Neuromotora - Relaciona-se mais com o desenvolvimento motor e não aborda diretamente a dislexia em termos de processamento. d) Neuropsicológica - Esta abordagem analisa como as funções cognitivas e os processos cerebrais afetam a aprendizagem, incluindo a dislexia, e é a que mais se alinha com a definição de encontros alterados por processamentos periféricos e centrais. e) Pedagógica - Foca em métodos de ensino e aprendizagem, sem necessariamente abordar os aspectos neurológicos. Portanto, a alternativa correta que define a dislexia como encontros alterados por processamentos periféricos e central é: d) Neuropsicológica.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Seguindo os critérios diagnósticos de TDAH, referente à hiperatividade-impulsividade analise as afirmativas abaixo:
É correto o que se afirma em:
I - Frequentemente interrompe ou se intromete.
II - Com frequência “não para”, agindo como se estivesse “com o motor ligado”.
III - Frequentemente não presta atenção em detalhes ou comete erros por descuido em tarefas escolares, no trabalho ou durante outras atividades.
IV - Frequentemente fala demais.
V - Frequentemente tem dificuldade para esperar a sua vez.
a. I, III, IV e V.
b. II, III, IV e V.
c. I, II, III e V.
d. I, II, IV e V.
e. I, II, III e IV.

A escrita é um processo que envolve a conversão de pensamento em símbolos gráficos e sequências. A escrita representa não somente a última e mais complexa habilidade adquirida durante o processo de desenvolvimento, mas também é a mais vulnerável a danos, perdas e influências genéticas adversas. (MONTIEL; CAPOVILLA, 2009).
Sobre esse assunto, analise as afirmativas abaixo:
I - Ao longo do processo histórico-cultural do homem, observaremos que ele criou códigos para expressar os significados que ações, objetos, entre outras coisas, representavam para si em cada uma das épocas pela qual passou na história humana.
II - O processo evolutivo da escrita passa por três fases distintas: a primeira fase é a pré-caligráfica, na qual o traçado é tremido, torto ou arqueado e as margens são desordenadas.
III - a segunda fase é a caligráfica, na qual há o aumento de rapidez e regularização da escrita - é feito o esboço de uma definição de estilo.
IV – A terceira e última fase é a pós-caligráfica, em que ocorre a automação da escrita.
V - As dificuldades de escrita nunca existiram, contudo, somente após os estudos científicos sobre os transtornos de aprendizagem é que estas ganharam destaques.
a. I, II, III e V.
b. I, III, IV e V.
c. II, III, IV e V.
d. I, II, IV e V.
e. I, II, III e IV.

Envolve o uso de partes de palavras conhecidas para ler vocábulos desconhecidos, quando apresentam o mesmo padrão ortográfico é a definição de qual palavra?
Escolha uma:
a. Descoberta do princípio alfabético
b. Analogia
c. Reconhecimento automático.
d. Predição.
e. Decodificação

No nível I, o pré-silábico, acontecem o início dessa construção, as tentativas das crianças dão-se no sentido da reprodução dos traços básicos da escrita com que elas se deparam no cotidiano.
Diante do exposto, analise as alternativas abaixo e assinale a correta sobre esse nível.
a. Há, neste momento, um conflito entre a hipótese silábica e a quantidade mínima de letras exigida para que a escrita possa ser lida.
b. Nessa fase, a criança escreve cada sílaba, ora com uma letra, ora com duas.
c. A criança começa a perceber que escrever é representar progressivamente as partes sonoras das palavras, ainda que não o faça corretamente.
d. Nesta fase, a criança elabora a hipótese de que a escrita dos nomes é proporcional ao tamanho do objeto ou ser a que está se referindo.
e. Finalmente é atingido o estágio da escrita alfabética, pela compreensão de que a cada um dos caracteres da escrita corresponde valores menores que a sílaba.

As primeiras escritas infantis aparecem, do ponto de vista gráfico, como linhas onduladas ou zigue-zague, contínuas ou fragmentadas, ou então como uma série de linhas verticais, ou bolinhas. A aparência gráfica não é garantia de escrita, a menos que se conheçam as condições de produção.
Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo:
I - Do modo tradicional de se considerar a escrita infantil consiste em se prestar atenção apenas nos aspectos gráficos dessas produções, ignorando os aspectos construtivos.
II - Os aspectos gráficos têm a ver com a qualidade do traço, a distribuição espacial das formas.
III - A orientação e a orientação dos caracteres individuais não tem ligação aos aspectos gráficos.
IV - Os aspectos construtivos têm a ver com o que se quis representar e os meios utilizados para criar diferenciações entre as representações.
V - A escrita infantil segue uma linha de evolução surpreendentemente regular, através de diversos meios culturais, de diversas situações educativas e de diversas línguas.
a. I, II, III e IV
b. II, III, IV e V
c. I, II, III e V
d. I, II, IV e V
e. I, III, IV e V

Segundo o Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais - DSM-V (APA, 2014) categoriza a dislalia como um distúrbio do neurodesenvolvimento, situado no quadro de transtornos da comunicação.
Sobre esse distúrbio, analise as afirmativas abaixo:
I - Tem como característica principal a dificuldade em articular palavras: pode ser uma pronúncia ruim, omitindo-se ou acrescentando-se fonemas.
II - Caracteriza-se pela perda da capacidade de articular as palavras de forma normal, o que torna a fala mais lenta e arrastada.
III - As crianças que apresentam dislalia geralmente fazem uma utilização dos fonemas em nível inferior ao que se espera para sua idade.
IV - As dislalias também se subdividem, podendo ser orgânicas ou funcionais.
V - As dislalias, embora pareçam normais quando a criança ainda é pequena, precisam ser identificadas e tratadas o mais rápido possível.
a. I, II, III e IV.
b. I, III, IV e V.
c. II, III, IV e V.
d. I, II, IV e V.
e. I, II, III e V.

Mais conteúdos dessa disciplina