Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
(Instituto UniFil – 2019 – com adaptações) O jogo como uma _____________de ensino-aprendizagem em sala de aula deve favorecer a criança a construção do conhecimento científico, proporcionando a____________ de situações reais ou imaginárias, propondo à criança ______________ e instigando-a a buscar soluções para as situações que se apresentam durante o jogo, levando-a a _________________, trocar ideias e tomar_______________.
Assinale a alternativa que completa a ideia de forma coerente.
ferramenta / experiência / obstáculos / discordar / medidas.
estratégia / vivência / desafios / raciocinar / decisões.
estratégia / inexperiência / desafios / raciocinar / medidas.
estratégia / vivência / tranquilidade / se conformar / decisões.
ferramenta / experiência / tranquilidade / raciocinar / decisões.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

A alternativa que completa a ideia de forma coerente é: estratégia / vivência / desafios / raciocinar / decisões. Assim, a frase ficaria: "O jogo como uma estratégia de ensino-aprendizagem em sala de aula deve favorecer a criança a construção do conhecimento científico, proporcionando a vivência de situações reais ou imaginárias, propondo à criança desafios e instigando-a a buscar soluções para as situações que se apresentam durante o jogo, levando-a a raciocinar, trocar ideias e tomar decisões."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na atualidade, o surgimento de um novo tipo de sociedade tecnológica é determinado principalmente pelos avanços das tecnologias digitais de comunicação e informação e pela microeletrônica. Essas novas tecnologias – assim consideradas em relação às tecnologias anteriormente existentes -, quando disseminadas socialmente, alteram as qualificações profissionais. A ciência, hoje, na forma de tecnologias, altera o cotidiano das pessoas e coloca-se em todos os espaços. Não há dúvidas de que as novas tecnologias de comunicação e informação trouxeram mudanças consideráveis e positivas para a educação. Vídeos, programas educativos na televisão e no computador, sites educacionais e softwares diferenciados transformam a realidade da aula tradicional, dinamizam o espaço de ensino-aprendizagem, onde anteriormente predominava a lousa, o giz, o livro e a voz do professor. Para que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) possam trazer alterações no processo educativo, elas precisam, no entanto, ser compreendidas e incorporadas pedagogicamente. Isso significa que é preciso respeitar as especificidades do ensino e da própria tecnologia para poder garantir que seu uso realmente faça diferença.
Na perspectiva do texto acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I – Os avanços das tecnologias digitais de comunicação e informação e da microeletrônica podem ser incorporados às tecnologias mais antigas no trabalho educativo, desde que se compreendam as especificidades do ensino e da própria tecnologia.
II – O ensino mediado pelas TIC permite ampliar não somente as possibilidades pedagógicas de aprendizagem, mas também a interação entre os atores do processo educativo.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.

(CESPE – 2018- adaptada) Considerando as diversas modalidades didáticas utilizadas no ensino Ciências da Natureza , marque a alternativa correta.
Livros didáticos devem ser utilizados como guias do processo educativo, pois são construídos para atender todas as necessidades dos professores.
Ao apresentar um espécime ou demonstrar um fenômeno aos alunos durante uma aula prática, o professor se utiliza de uma modalidade didática que, embora possibilite aos alunos adquirirem habilidades de manuseio, preparo e realização de experimentos, é limitada por não desafiar a imaginação e o raciocínio dos estudantes.
Aulas expositivas podem exigir alto nível de concentração dos estudantes e resultar em alta interação entre professor e estudante.
O desenvolvimento de experiências demonstrativas em sala de aula permite aos estudantes desenvolver habilidades intelectuais e motoras.
O uso de tecnologias como vídeos, simulações computacionais e pesquisas via Internet é compatível com as modalidades de projetos e de demonstrações.

(IDCAP -2019 – adaptada) Um dos primeiros passos para se pensar a diversificação das práticas pedagógicas nas aulas de Ciências naturais é entender
a insignificância do espaço físico escolar.
que o aluno não deve construir relação com o conhecimento.
a importância da educação centrada no professor.
a sala de aula como um local flexível.
que o professor não deve ser mediador.

(PUC-PR – 2015) Nas Diretrizes Nacionais para a Educação Básica: Diversidade e Inclusão (2013), a avaliação é fundamentada pela concepção de educação e compreendida em três dimensões, que devem ser contempladas no projeto-político-pedagógico da instituição escolar, norteadoras das relações entre gestão escolar, professor, estudante, conhecimento e sociedade.
Sobre as três dimensões avaliativas, é CORRETO afirmar:
A Avaliação da Aprendizagem refere-se às habilidades, conhecimentos, princípios e valores dos sujeitos do processo educativo, articulados aos princípios da educação básica; A Avaliação Institucional Interna é promovida por órgãos superiores dos sistemas educacionais, inclui pesquisas, provas, dados estatísticos e decorrentes de supervisão in loco, ou dados que a substituam; A Avaliação Institucional Externa considera a regulamentação vigente para revisão de objetivos e metas, mediante ação dos segmentos da comunidade escolar, pressupõe indicadores institucionais e clareza quanto à qualidade social das aprendizagens e da escola.
Não há diretrizes específicas que tratem de três dimensões avaliativas nas instituições, em função de haver autonomia escolar sobre como orientarem seus propósitos avaliativos.
A Avaliação da Aprendizagem considera a regulamentação vigente para revisão de objetivos e metas, mediante ação dos segmentos da comunidade escolar, pressupõe indicadores institucionais e clareza quanto à qualidade social das aprendizagens e da escola; A Avaliação Institucional Interna refere-se às habilidades, conhecimentos, princípios e valores dos sujeitos do processo educativo, articulados aos princípios da educação básica; A Avaliação Institucional Externa é promovida por órgãos superiores dos sistemas educacionais, inclui pesquisas, provas, dados estatísticos e decorrentes de supervisão in loco, ou dados que a substituam.
A Avaliação da Aprendizagem refere-se às habilidades, conhecimentos, princípios e valores dos sujeitos do processo educativo, articulados aos princípios da educação básica; A Avaliação Institucional Interna considera a regulamentação vigente para revisão de objetivos e metas, mediante ação dos segmentos da comunidade escolar, pressupõe indicadores institucionais e clareza quanto à qualidade social das aprendizagens e da escola; A Avaliação Institucional Externa é promovida por órgãos superiores dos sistemas educacionais, inclui pesquisas, provas, dados estatísticos e decorrentes de supervisão in loco, ou dados que a substituam.
A Avaliação da Aprendizagem é promovida por órgãos superiores dos sistemas educacionais, inclui pesquisas, provas, dados estatísticos e decorrentes de supervisão in loco, ou dados que a substituam; A Avaliação Institucional Interna considera a regulamentação vigente para revisão de objetivos e metas, mediante ação dos segmentos da comunidade escolar, pressupõe indicadores institucionais e clareza quanto à qualidade social das aprendizagens e da escola; A Avaliação Institucional Externa é promovida por órgãos superiores dos sistemas educacionais, exclui pesquisas, provas, dados estatísticos e são unicamente decorrentes de supervisão in loco.

(IBADE – 2018) Na relação entre professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem de ciências, cabe ao docente
facilitar ao aluno o entendimento do que é fazer parte de um grupo ou de uma comunidade, ajudando-o a conhecer as normas que regem a conduta aceita nos mais variados âmbitos, como o social, o cultural e o político.
ancorar a ação educativa em um ensino de um programa, de forma a fortalecer o desenvolvimento acadêmico, priorizando a valorização quantitativa de conteúdos.
exercer seu papel de educador, de mediador da aprendizagem, principalmente no que tange a inter-relação de teoria e prática, além de manter o foco na transmissão de conhecimento e em sua autoridade.
manter o trabalho de forma unidirecional a fim de que as respostas e opiniões mostrem como devem responder à atuação do professor, às dificuldades que encontram na assimilação dos conhecimentos.
colocar-se como centro do processo, como sujeito que pensa, toma as decisões, define os conteúdos e formas, mantendo os discentes em uma posição passiva nesse processo.

Mais conteúdos dessa disciplina