Logo Passei Direto
Buscar

Psicopedagogia

Colégio Objetivo
Em relação ao desenvolvimento da linguagem:
Marque a alternativa correta:
I. Há duas fases distintas, a fase pré-linguística e a fase linguística.
II. Não é possível perceber seu desenvolvimento.
III. Observa-se que antes do início da fala a comunicação se dá pelo olhar e expressões faciais.
IV. Não há processo comunicativo visível.
a. Somente os itens I e III estão corretos
b. Somente os itens I e II estão corretos
c. Somente o item III está correto
d. Somente o item IV está correto
e. I, II, III e IV estão corretos
User badge image
psicopedagogia360

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. Há duas fases distintas, a fase pré-linguística e a fase linguística. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois o desenvolvimento da linguagem é frequentemente dividido nessas duas fases. II. Não é possível perceber seu desenvolvimento. Falso, é possível observar o desenvolvimento da linguagem em crianças através de diferentes marcos e comportamentos. III. Observa-se que antes do início da fala a comunicação se dá pelo olhar e expressões faciais. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois a comunicação não verbal é uma parte importante do desenvolvimento da linguagem antes da fala. IV. Não há processo comunicativo visível. Falso, como mencionado anteriormente, há processos comunicativos visíveis, mesmo antes da fala, como gestos e expressões faciais. Com base nas análises, os itens corretos são I e III. Portanto, a alternativa correta é: a) Somente os itens I e III estão corretos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em relação ao desenvolvimento da linguagem, leia as assertivas abaixo:
Assinale a alternativa correta:
I. No desenvolvimento da linguagem, há duas fases distintas: pré-linguística e linguística, PORQUE
II. na fase linguística a criança começa a falar palavras com compreensão.
a. A assertivas I e II são falsas
b. A assertiva I é falsa e a assertiva II é verdadeira, justificando a primeira
c. As assertivas I e II são verdadeiras e a II serve para justificar a primeira
d. A assertiva II é falsa e a assertiva I é verdadeira
e. As assertivas I e II são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira

“A estruturação da linguagem nos permite lançar mão de recursos cada vez mais sofisticados, a fim aprimorar nossas possibilidades de comunicação” (MOUSINHO et al, 2008, p. 299). Diante do exposto, é importante considerar a linguagem em __________, no nível semântico, em __________, no nível fonético e morfossintático e em _________, no nível pragmático. Assinale a alternativa cujos termos completam corretamente as lacunas:
a. Seu uso, seu conteúdo, sua fala
b. Sua forma, seu conteúdo, seu uso
c. Seu conteúdo, sua forma, seu uso
d. Seu uso, sua forma, seu conteúdo
e. Sua fala, seu uso, seu conteúdo

Segundo Zorzi (1997), há distinções quanto ao surgimento da linguagem que são determinadas pelo ritmo de desenvolvimento da criança. De acordo com o exposto, analise os itens: I. Estimulação da linguagem é importante para o desenvolvimento da criança. II. Condições emocionais da criança podem favorecer o desenvolvimento da linguagem pela criança. III. Situações hereditárias não dificultam o desenvolvimento da linguagem pela criança. Está correto o que se afirma em:
a. Apenas I
b. Apenas I e II
c. I, II e III
d. Apenas III
e. Apenas II

Leia e analise as afirmativas: I. A linguagem é definida como um sistema arbitrário de símbolos que serve para expressar ideias e sentimentos e mediar o comportamento (LUQUE & VILA, 2004). II. A linguagem receptiva diz respeito à capacidade de a criança compreender a linguagem, em contraste com sua capacidade de expressá-la, denominada linguagem expressiva: habilidade da criança falar e se comunicar oralmente. III. A criança, antes do início da fala, expressa-se pelo olhar e movimentos faciais. IV. O modo como os pais falam com a criança, a quantidade e qualidade do vocabulário utilizado e a experiência com a linguagem e o ambiente dificultam a aquisição de palavras novas. Indique a sequência apropriada com V para verdadeiro e F para falso: Assinale a alternativa correta:
a. V, V, V, F
b. F, V, V, V
c. V, V, V, V
d. F, F, V, V
e. V, F, V, F

Uma criança com desenvolvimento típico emite sons aleatórios e é capaz de fazer contato com os olhos e reagir a sons familiares. Tais características são esperadas para qual faixa etária? I. 24 meses. II. 4 anos. III. Entre zero e doze meses. IV. 18 meses. V. 5 anos. Assinale a alternativa certa:
a. I está correta
b. II está correta
c. III está correta
d. IV está correta
e. V está correta

Mais conteúdos dessa disciplina