Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
São Tomás de Aquino (séc. XIII), na Suma Teológica, aborda, de forma refinada, sobre os direitos fundamentais do homem, relacionando-os com o conceito de lei, a qual, segundo ele, tem uma hierarquia. Sobre a hierarquia da Lei, analise as proposições abaixo:
Marque a alternativa correta:
I___ Lei eterna (a lei positiva, legislada).
II___ Lei natural (gravada na natureza humana, a qual o homem conhece pelo uso da razão).
III___ Lei humana (só o próprio Deus a conhece na plenitude).
A. Os itens I, II e III estão corretos.
B. Apenas os itens I e III estão corretos.
C. Apenas os itens I e II estão corretos.
D. Apenas o item I está correto.
E. Apenas o item II está correto.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada proposição: I___ Lei eterna (a lei positiva, legislada). Falso. A lei eterna, segundo São Tomás de Aquino, refere-se à lei divina que governa o universo, enquanto a lei positiva é a lei criada pelos homens. Portanto, essa definição está incorreta. II___ Lei natural (gravada na natureza humana, a qual o homem conhece pelo uso da razão). Verdadeiro. A lei natural é, de fato, entendida como a lei que está inscrita na natureza humana e que pode ser compreendida pela razão. III___ Lei humana (só o próprio Deus a conhece na plenitude). Falso. A lei humana é aquela que é criada pelos seres humanos e pode ser conhecida e compreendida por eles, não sendo exclusiva do conhecimento divino. Com base nessa análise, apenas o item II está correto. Portanto, a alternativa correta é: E. Apenas o item II está correto.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

s liberdades e garantias para os seres humanos interessam e obrigam cada Estado e a toda a comunidade internacional no que compete à Proteção Internacional dos Direitos Humanos. Nessa perspectiva, analise as proposições abaixo:
Marque a alternativa correta:
I___ Os conflitos internacionais, principalmente as duas grandes guerras mundiais do século XX, os massacres de populações civis, os genocídios de grupos étnicos, religiosos, culturais, etc., e a permanente ameaça à paz internacional provocaram a criação de mecanismos e instrumentos controladores da ação dos Estados em respeito aos princípios do Direito Internacional, independentemente de nacionalidade, raça, sexo, idade, religião, opinião política e condição social.
II___ O que passou a caracterizar a evolução dos direitos humanos durante o século XX, principalmente após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), foi a sua progressiva incorporação ao plano internacional (enquanto o século XIX se caracterizou por ser o momento do reconhecimento constitucional, em cada Estado, dos direitos fundamentais).
III___ O estabelecimento de mecanismos de controle das ações violadoras se chocou, assim, com um conceito ilimitado de soberania nacional que tem como corolário o princípio da Não-intervenção em assuntos de responsabilidade interna de cada Estado.
A. Apenas o item II está correto.
B. Apenas os itens I e II estão corretos.
C. Apenas os itens I e III estão corretos.
D. Apenas o item I está correto.
E. Os itens I, II e III estão corretos.

A análise sociopolítica da construção da causa dos direitos humanos no espaço público brasileiro envolve um conjunto de dimensões inter-relacionadas. Nesse sentido, pode-se mencionar como relevantes os seguintes aspectos:
Marque a alternativa correta:
I___ Os efeitos de conjuntura favoráveis ao ativismo internacional e às estratégias de sobrevivência de grupos políticos frente ao regime militar.
II___ A proliferação do ativismo onde se destacam a defesa de apenados, grupos sociais minoritários e a proteção da infância.
III___ Os efeitos de conjuntura desfavoráveis às intervenções internacionais junto aos grupos políticos organizados a favor do regime militar.
A. Os itens I, II e III estão corretos.
B. Apenas o item II está correto.
C. Apenas os itens I e III estão corretos.
D. Apenas o item I está correto.
E. Apenas os itens I e II estão corretos.

A emergência da causa dos direitos humanos no Brasil dá-se a partir da década de 1970, no cenário da articulação de grupos políticos em torno das reivindicações pelo restabelecimento de direitos. Nesse sentido, analise as proposições abaixo:
Marque a alternativa correta:
I___ Nos momentos que antecederam o movimento militar de 1964, bem como na sua consolidação, setores do catolicismo promoveram uma sucessão de marchas, manifestando apoio ao novo regime.
II___ A repercussão mais clara dessa orientação no Brasil é a Comissão de Justiça e Paz, fundada em 1969, que se afirma como um dos marcos da articulação da causa dos direitos humanos no Brasil.
III___ O envolvimento de setores da Igreja com as famílias de presos políticos contribuiu para a articulação, em São Paulo, de um núcleo de defesa jurídica dos perseguidos pelo regime.
A. Os itens I, II e III estão corretos.
B. Apenas o item II está correto.
C. Apenas os itens I e III estão corretos.
D. Apenas o item I está correto.
E. Apenas os itens I e II estão corretos.

Sobre a dupla visão de Eduardo Bittar sobre a dignidade, analise as assertivas abaixo:
Estão corretas apenas:
I___ A dignidade tem a ver com o que se confere ao outro (experiência desde dentro), bem como com o que se confere a si mesmo (experiência desde fora).
II___ A dignidade que vem de fora é a que se conforma pelos instrumentos ofertados, de um modo geral, para que a pessoa tenha uma vida digna, ao passo que a dignidade que vem de dentro é a "dignidade pessoal", que nasce com a valorização de si mesmo.
III___ Costuma-se dignificar (experiência desde fora) aquele que mais e melhor se dignifica (experiência desde dentro).
IV___ Importa sublinhar que todo indivíduo é agente legítimo para buscar sua dignidade em face do Estado ou outro sujeito - dignidade de fora - pelo simples fato de ser pessoa humana.
A. I, II e III.
B. I, III e IV.
C. II, III e IV.
D. I, II e IV.
E. I, II, III e IV.

A demora da legitimação da agenda dos direitos humanos no Brasil, justamente em função de que '[...] temas de direitos humanos suscitavam reações depreciativas frequentemente associadas pela opinião pública, à defesa dos direitos de bandidos, à utopia de militantes que imaginavam uma sociedade despida de violência ou ainda à sede de vingança por parte de quem havia sido perseguido durante a ditadura militar' (Adorno, 2010, p. 5). Nesse sentido, analise as proposições abaixo:
Estão corretas apenas:
I___ O conceito de direitos humanos assumido pelo primeiro Plano Nacional de Direitos Humanos reconhece o papel e a obrigação do Estado como órgão promotor dos direitos humanos, bem como a universalidade e indivisibilidade de tais direitos.
II___ A adoção de um conceito largo de direitos humanos, que engloba direitos civis e políticos, mas, também, econômicos, sociais e culturais - pelo governo brasileiro - reforça perspectivas defendidas por organismos internacionais.
III___ Não houve referência aos direitos à livre orientação sexual e identidades de gênero, tendo sido privilegiada a preocupação com a redução da violência e do crime através de medidas ligadas à segurança pública.
IV___ Destacam-se a transferência de julgamento de crimes dolosos contra a vida cometidos por policiais militares para a justiça comum, a tipificação do crime de tortura, a criminalização do porte ilegal de armas e a criação do Estatuto dos Refugiados.
A. II, III e IV.
B. Todas estão corretas.
C. I, II e III.
D. I, III e IV.
E. I, II e IV.

Segundo Celso Lafer ('A Ruptura Totalitária e a Reconstrução dos Direitos Humanos'), os direitos fundamentais evoluíram através de três gerações. Quais são as três gerações:
Escolha uma:
A. Direitos Individuais, Direitos Sociais e Direitos de Solidariedade.
B. Direitos Políticos, Direitos Sociais e Direitos Individuais.
C. Direitos de Solidariedade, Direitos de Cidadania e Direitos Políticos.
D. Direitos Coletivos, Direitos de Solidariedade e Direitos Sociais.
E. Direitos Sociais, Direitos Políticos e Direitos Civis.

Mais conteúdos dessa disciplina