Logo Passei Direto
Buscar
Infelizmente, o Brasil encontra-se em retrocesso em relação à Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável. O país está cada vez mais longe de atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas para 2030.
Pensando nisso, analise qual assertiva a seguir está incorreta:
A) A Agenda 2030 no Brasil tem como um dos seus focos a igualdade de gênero.
B) A Agenda 2030 no Brasil trata da promoção da educação a qualquer preço, ainda que seja sem qualquer qualidade, já que o importante é acabar com o analfabetismo.
C) A Agenda 2030 no Brasil tem como alvo também a saúde e o bem-estar.
D) Um dos focos da Agenda 2030 no Brasil é a fome zero.
E) Um dos focos da Agenda 2030 no Brasil é o trabalho decente e o crescimento econômico.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das assertivas para identificar qual delas está incorreta em relação à Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável: A) A Agenda 2030 no Brasil tem como um dos seus focos a igualdade de gênero. - Correto, a igualdade de gênero é um dos ODS. B) A Agenda 2030 no Brasil trata da promoção da educação a qualquer preço, ainda que seja sem qualquer qualidade, já que o importante é acabar com o analfabetismo. - Esta assertiva é problemática, pois a Agenda 2030 não defende a educação sem qualidade. O foco é na educação de qualidade, não apenas na quantidade. C) A Agenda 2030 no Brasil tem como alvo também a saúde e o bem-estar. - Correto, a saúde e o bem-estar são objetivos da Agenda 2030. D) Um dos focos da Agenda 2030 no Brasil é a fome zero. - Correto, a erradicação da fome é um dos ODS. E) Um dos focos da Agenda 2030 no Brasil é o trabalho decente e o crescimento econômico. - Correto, esse é um dos objetivos da Agenda 2030. Portanto, a assertiva que está incorreta é: B) A Agenda 20330 no Brasil trata da promoção da educação a qualquer preço, ainda que seja sem qualquer qualidade, já que o importante é acabar com o analfabetismo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Entre os princípios que simbolizam o desenvolvimento sustentável, um deles pode ser considerado um dos pilares do ambientalismo mais recente. Baseia-se na ideia de que qualquer atividade humana gera impactos no ambiente e que, por este motivo, deve ser pensada, avaliada e cuidadosamente aplicada, com vistas a diminuir – ou não produzir – consequências nocivas ao ambiente. Além disso, o fato de que uma atividade possa gerar danos ao meio ambiente pressupõe a adoção de medidas de contenção e até de obstrução de uma atividade idealizada. Foi adotado institucionalmente pelos Estados nacionais a partir da assinatura e divulgação da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento – ou Carta da Terra –, documento resultante da reunião de chefes de Estado na Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Meio Ambiente, ocorrida no Rio de Janeiro, entre 3 e 14 de junho de 1992, popularmente conhecida como Earth Summit – Cúpula da Terra –, ou simplesmente Eco-92.
Conforme texto base, conclui-se que trata do:
A) Princípio superficial
B) Princípio da precaução
C) Princípio urbano
D) Princípio sustentável
E) Princípio irreversível

Em 2010, a ABNT lançou a norma de diretrizes pela NBR ISO 26000, para que as empresas e instituições tenham os seguintes princípios: contribua para o desenvolvimento sustentável, inclusive a saúde e o bem estar da sociedade; leve em consideração as expectativas das partes interessadas: esteja em conformidade com a legislação aplicável do meio ambiente; a organização pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente, por meio de um comportamento ético e transparente.
Considerando o texto apresentado, trata-se de (da):
A) Uma norma que certifica os sistemas de gestão ambiental.
B) Uma norma de rotulagem ambiental, para produtos que preservam o meio ambiente.
C) Atesta a responsabilidade social da organização, em relação a responsabilidade socioambiental.
D) Certificação de produtos que são orgânicos, usando meios naturais para sua produção e evitando agrotóxicos.
E) Norma da ABNT sobre como realizar a auditoria ambiental, as etapas para a realização da auditoria e da aprovação da empresa.

O terceiro Subcomitê (SC3) foi criado para gerar os parâmetros de rotulagem ambiental. Trata-se de uma parte importante do SGA, pois a rotulagem é a garantia de que o produto está em conformidade com as normas ambientais. A princípio, o SG3 criou as seguintes normas para regulamentar a rotulagem ambiental:
Considerando o texto base, avalie as afirmacoes a seguir e associe os termos às suas características:
a) ISO 14020
b) ISO 14021
c) ISO 14024
d) ISO TR 14025
A) A1, B2, C3, D4
B) A2, B3, C1, D4
C) A3, B2, C1, D4
D) A3, B1, C2, D4
E) A4, B3, C2, D1

O conteúdo correspondente aos aspectos técnicos da auditoria ambiental foi definido pela NBR ISO 14011 – Diretrizes para auditoria ambiental – Procedimentos de auditoria – Auditoria de sistemas de gestão ambiental, desenvolvida pelo Grupo de Trabalho Auditoria de Sistemas de Gestão Ambiental (GT02), formado por especialistas brasileiros e representantes dos setores envolvidos, do CSM16 – Gestão ambiental. A norma foi publicada no Brasil pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), no intuito de “[...] ajudar uma organização a estabelecer e continuar a atender suas políticas, objetivos, normas e outros requisitos ambientais” (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 1996, p. 2).
Considerando o texto base, avalie as afirmações a seguir:
I - É recomendado que a cada membro da equipe de auditoria sejam atribuídos elementos, funções ou atividades específicas do SGA a auditar, bem como ser instruído sobre o procedimento de auditoria a ser seguido.
II- A auditoria é um processo sistemático e documentado de verificação, executado para obter e avaliar, de forma objetiva, evidências de auditoria para determinar se o sistema de gestão ambiental de uma organização está em conformidade com os critérios de auditoria do sistema de gestão ambiental.
III- A auditoria ambiental é concedida a empresas que, nos processos de geração de seus produtos, respeitam os dispositivos legais referentes às questões ambientais e apresentam determinados procedimentos exigidos pelo processo de auditoria.
A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

Pode-se considerar que a finalidade geral da auditoria ambiental vai além de medir a conformidade do processo, dos produtos e dos serviços em relação ao Sistema de Gestão Ambiental, mas trata-se também de medir o desempenho ambiental da empresa, além de buscar minimizar os riscos ou a materialização dos impactos ambientais decorrentes da interação das atividades produtivas com o meio ambiente.
Considerando o texto base, avalie as afirmações a seguir:
I- Quanto aos recursos humanos envolvidos na auditoria ambiental, as diversas funções devem ficar bem claras para que o processo corra de forma tal que, ao final, o relatório contenha o real estado da conformidade em relação ao sistema de gestão ambiental.
II- A auditoria ambiental é um processo que envolve uma relação tripartite da sociedade, formada pelo cliente, pelo auditor e pelos auditados, isto é, as organizações que estiverem no foco da auditoria ambiental por justamente adotarem o Sistema de Gestão Ambiental da norma NBR ISO 14001.
III- O auditor verifica e pune os infratores ambientais, definindo multas a serem pagas em relação ao mau desempenho da empresa.
A) I, apenas.
B) I e II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

Além dos movimentos político-partidários, o ambientalismo transformou-se em ativismo radical. Movimentos de luta em defesa do meio ambiente, como o World Wide Fund for Nature (WWF), surgido em 1961 na Suíça; o Greenpeace, criado no Canadá, em 1971; Sea Shepherd Conservation Society, fundada nos Estados Unidos, em 1977.
Considerando o texto base, avalie as afirmações a seguir:
I- Esses movimentos ambientalistas são de caráter exclusivamente ambiental e ecológico, contra as políticas partidárias e as outras formas de políticas.
II- Essas organizações são mais conhecidas pelas ações invasivas contra o que acreditam se tratar de agressões à natureza e, por esses motivos, diversos integrantes já passaram pelos tribunais e frequentemente respondem às ações na justiça.
III- Esses grupos atuavam no convencimento por meio das manifestações organizadas, ainda muito praticadas, mas passaram a articular suas demandas em conjunto com as dos partidos políticos simpáticos à causa ambiental.
A) I, apenas.
B) I e II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

Analise a seguinte afirmativa: "Seu objetivo central é o de evitar que um projeto (obra ou atividade), justificável sob o prisma econômico ou em relação aos interesses imediatos de seu proponente, revele-se posteriormente nefasto ou catastrófico para o Meio Ambiente."
Ele se refere:
A) À Licença de Instalação.
B) Ao Licenciamento Ambiental.
C) Ao Estudo de Impacto Ambiental.
D) Ao Registro de Perspectiva Poluente.
E) Ao Termo de Ajustamento de Conduta.

O atual Código Florestal foi instituído em 2012, sendo que podemos destacar que essa norma se distingue da anteriormente vigente (Código Florestal de 1965) em relação a diversos pontos. Dentre os pontos mais relevantes de distinção dessas normas, não encontramos:
A) A possibilidade de utilização de árvores frutíferas na recomposição de áreas de preservação permanente.
B) Os proprietários que fazem extração de madeira ou outro produto deverão cumprir um Plano de Manejo Florestal Sustentável, que determina ciclo de corte compatível com tempo de restabelecimento do produto extraído da floresta.
C) A criação do Cadastro Ambiental Rural, um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente - APP, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.
D) A diminuição da recomposição das áreas de preservação permanente em torno de rios.
E) O manejo sustentável da reserva legal não precisa de autorização de órgãos do governo se for para uso próprio.

Em todo imóvel rural um percentual da área deve ser protegido objetivando-se assegurar a manutenção de uma parte da cobertura vegetal natural. Esse percentual é definido em razão do bioma (conjunto dos seres vivos de uma área), além da região onde se situa o imóvel rural. Essas áreas protegidas são denominadas:
A) Reserva legal.
B) Unidade de refúgio.
C) Unidade de proteção integral.
D) Unidade de uso sustentável.
E) Unidade de conservação.

A política de desenvolvimento urbano deve ser desenvolvida:
A) Pelos Municípios, conforme as diretrizes gerais dadas pelo Estatuto da Cidade.
B) Pelos Estados e Municípios, conforme as diretrizes gerais dadas pelo Estatuto da Cidade.
C) Pelo Ministério Público, conforme as diretrizes gerais dadas pelo Estatuto da Cidade.
D) Pelos Estados e Distrito Federal, conforme as diretrizes gerais dadas pelo Estatuto da Cidade.
E) Pela União, conforme as diretrizes gerais dadas pelo Estatuto da Cidade.

Mais conteúdos dessa disciplina