Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Outros
A Lei que é de iniciativa do Poder Executivo e compreende as metas e prioridades da Administração Pública, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, denomina-se:
(A) Plano Plurianual.
(B) Orçamentária Anual.
(C) Diretrizes Orçamentárias.
(D) Orçamento de Custeio e Capital.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas: (A) Plano Plurianual - Este plano estabelece as diretrizes e prioridades para um período de quatro anos, mas não se refere especificamente ao exercício financeiro subsequente. (B) Orçamentária Anual - Esta é a lei que estabelece as metas e prioridades da Administração Pública para o exercício financeiro, incluindo as despesas de capital. Portanto, parece ser uma boa opção. (C) Diretrizes Orçamentárias - Essas diretrizes orientam a elaboração da lei orçamentária anual, mas não são a própria lei. (D) Orçamento de Custeio e Capital - Essa expressão não é uma denominação oficial de uma lei, mas sim uma classificação das despesas. Diante da análise, a alternativa correta é: (B) Orçamentária Anual.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A respeito de planejamento governamental, julgue o item a seguir.
No âmbito do plano plurianual, meta corresponde ao atributo do programa que declara os meios capazes de viabilizar os objetivos estabelecidos, o pacto entre entes federados e a integração de políticas públicas.
Certo
Errado

Conforme previsto na Constituição da República de 1988, o Plano Plurianual (PPA) é um dos instrumentos do planejamento público, que estabelece “de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada”.
Em relação ao processo orçamentário do PPA e a sua vigência relativamente ao mandato do chefe do Poder Executivo, é correto afirmar que:
A) sua vigência se confunde com o mandato, vigendo durante os quatro anos do governo;
B) entra em vigor no segundo ano do mandato, mantendo-se vigente até o final do primeiro ano do mandato seguinte;
C) entra em vigor no terceiro ano do mandato, mantendo-se vigente até o final do segundo ano do mandato seguinte;
D) entra em vigor no quarto ano do mandato, mantendo-se vigente até o final do terceiro ano do mandato seguinte;
E) tem a vigência prescrita em decreto específico do chefe do Poder Executivo, podendo variar entre dois e quatro anos desde o início do mandato.

De acordo com a Constituição Federal, a lei que instituir o Plano Plurianual estabelecerá
a)
o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ele vinculados, da Administração direta ou indireta e fundos.
o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da Administração direta e indireta, inclusive fundações constituídas e mantidas pelo poder público.
o orçamento de investimento das empresas em que a União, diretamente, detenha capital social com direito a voto.
as diretrizes, objetivos e metas da Administração pública, de forma regionalizada, para as despesas de capital e outras dela decorrentes e para os programas de duração continuada.
orientações para a Lei Orçamentária Anual (LOA), bem como disporá sobre alterações na legislação tributária.

A lei que institui o Plano Plurianual estabelecerá, de forma regionalizada,
a)
as diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.
as alterações na legislação tributária.
a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.
a estimativa das receitas e despesas para o exercício financeiro subsequente.
normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos.

De acordo com as disposições orçamentárias, em qual espécie normativa deve ser aprovado o Plano Plurianual?
a)
Emenda à Constituição.
Medida provisória.
Lei delegada.
Lei ordinária.
Decreto legislativo.

O que é o ciclo do Plano Plurianual?
a)
É um ciclo de dois anos, independente do mandato do chefe do Poder Executivo.
É um ciclo que se inicia no segundo ano de mandato do chefe do Poder Executivo e vai até o fim do primeiro ano do mandato subsequente.
É um ciclo anual, independente do mandato do chefe do Poder Executivo.
É um ciclo que se inicia no segundo biênio do mandato do chefe do Poder Executivo e vai até o fim do primeiro biênio do mandato subsequente.

Sobre o plano plurianual, analise os itens abaixo:
Assinale a alternativa correta.
I. O plano plurianual foi estabelecido por dispositivo da Constituição Federal e a lei que o estabelece é de iniciativa exclusiva do Poder Executivo.
II. A proposta de Plano Plurianual deve ser elaborada pelo Poder Executivo durante o primeiro ano de mandato do Presidente da República, sendo desnecessária a aprovação do Congresso Nacional para começar a vigorar.
III. O plano plurianual apresenta macrodesafios e valores que guiam o comportamento para o conjunto da Administração Pública Federal.
IV. O período compreendido pelo plano plurianual é de 4 (quatro) anos, sendo que nesse período cabe ao Estado zelar pela consecução dos objetivos traçados naquele documento.
a) I e II são corretas
b) II e III são corretas
c) Apenas a IV é correta
d) I, III e IV são corretas
e) I, II, III e IV são corretas

O Plano Plurianual é um instrumento de planejamento governamental de médio prazo, previsto na Constituição Federal. No âmbito da União, o projeto do Plano Plurianual será encaminhado ao Congresso Nacional
a)
pelo Poder Executivo, em até oito meses e meio antes do encerramento do mandato presidencial.
pelo Ministro do Planejamento e Orçamento, até três meses antes do encerramento do primeiro exercício financeiro do mandato presidencial.
pelo Poder Executivo, no prazo máximo de quatro meses antes do encerramento do primeiro exercício financeiro do mandato presidencial.
pelos chefes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, no prazo máximo de quatro meses antes do encerramento de cada exercício financeiro.
pelo Ministro da Fazenda, no prazo máximo de dois meses antes do encerramento do mandato presidencial.

Incentivar a continuidade das metas de médio e longo prazos na Administração Pública é uma caraterística do Plano Plurianual, como instrumento de
a)
execução fiscal.
planejamento governamental.
gestão financeira.
desempenho orçamentário.

Nos termos do art. 165, § 2.º, da Constituição Federal de 1988, a lei que instituir o plano plurianual (PPA.) estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.
A partir dessas informações, julgue as asserções a seguir.
I A regionalização a ser observada na elaboração respeitar a divisão tradicional do país em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
II Lei complementar editada pela União dispõe sobre o exercício financeiro, a vigência, os prazos, a elaboração e a organização do plano plurianual.
a) As asserções I e II são falsas.
b) A asserção I é falsa, mas a II é verdadeira.
c) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
d) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Mais conteúdos dessa disciplina