Logo Passei Direto
Buscar
Quebrar bancos e lojas, invadir prefeituras e assembleias, impedir civis de entrar e sair de casa, até de ir trabalhar, é uma forma de ditadura momentânea e pontual, de péssimo gosto e efeito contrário.
A respeito desse trecho, analise as afirmativas.
I - Apesar de o verbo ser referir-se a três ações, está empregado no singular, pois a concordância é feita com a expressão uma forma de ditadura.
II - A preposição de, em até de ir trabalhar, não é necessária, pois ela não estabelece relação entre palavras, constituindo inadequação.
III - Os adjetivos momentânea e pontual produzem redundância, pois o sentido de cada um, que emerge da leitura, é semelhante.
IV - A expressão efeito contrário indica que quem pratica essa forma de ditadura não alcança seus objetivos.
(A) II, III e IV, apenas.
(B) I, II e III, apenas.
(C) I, II, III e IV.
(D) I e IV, apenas.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I - Apesar de o verbo ser referir-se a três ações, está empregado no singular, pois a concordância é feita com a expressão "uma forma de ditadura". Verdadeiro, a concordância está correta, pois o verbo se refere à expressão "uma forma", que está no singular. II - A preposição "de", em "até de ir trabalhar", não é necessária, pois ela não estabelece relação entre palavras, constituindo inadequação. Verdadeiro, a expressão "até ir trabalhar" seria mais adequada, pois a preposição "de" não é necessária nesse contexto. III - Os adjetivos "momentânea" e "pontual" produzem redundância, pois o sentido de cada um, que emerge da leitura, é semelhante. Falso, os adjetivos têm significados distintos e não são redundantes. "Momentânea" refere-se a algo que dura pouco tempo, enquanto "pontual" refere-se a algo que ocorre em um ponto específico no tempo. IV - A expressão "efeito contrário" indica que quem pratica essa forma de ditadura não alcança seus objetivos. Verdadeiro, a expressão sugere que as ações mencionadas não produzem os resultados desejados. Com base nas análises, as afirmativas verdadeiras são I, II e IV. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: (C) I, II, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre os sentidos do segmento, assinale a afirmativa correta.
A respeito de elementos coesivos utilizados no texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os pronomes ela e ele são elementos anafóricos; ela retoma o sentido de Democracia, ele retoma o sentido de caminho.
( ) No trecho Vamos usar não morteiros, ocorre elipse de um termo facilmente identificável pelo contexto.
( ) Em Vamos usar não morteiros, pedras, pontapés, cusparadas e insultos, mas inteligência, persistência e firmeza, o conector estabelece relação de oposição ao que foi dito anteriormente.
( ) Em Democracia não se consegue destruindo, o pronome recupera anaforicamente Democracia.
(A) V, V, F, F
(B) V, F, V, V
(C) F, V, V, F
(D) F, F, V, V

É difícil construir um convívio democrático: somos demasiados, demasiado diferentes, demasiado ansiosos por usar a voz que descobrimos ter.
Em relação ao trecho É difícil construir um convívio democrático: somos demasiados, demasiado diferentes, demasiado ansiosos por usar a voz que descobrimos ter., assinale a afirmativa correta.
(A) Nas três ocorrências da palavra demasiado, o sentido se mantém, assim como a classificação gramatical.
(B) O emprego do sinal de pontuação dois pontos introduz, por não haver conjunção, a explicação para a dificuldade relatada anteriormente.
(C) Se o pronome relativo que fosse substituído por na qual, o sentido do trecho não se alteraria.
(D) A preposição por indica uma relação de modo, a exemplo de Os rapazes construíram a represa por força.

Mais conteúdos dessa disciplina