Logo Passei Direto
Buscar
Criança de 3 anos, sexo masculino, com diagnóstico de doença muscular intrínseca, cursando com fraqueza muscular progressiva de proximal a distal, com aumento do volume das panturrilhas, evoluindo com perda da deambulação e limitação cardiopulmonar progressiva. Pode-se afirmar que a criança é provável portadora de
A) Distrofia muscular pseudo-hipertrófica.
B) Distrofia muscular de Becker.
C) Distrofia de Erb.
D) Distrofia muscular facioescapuloumeral.
E) Distrofia miotônica.
User badge image
EnfermagemEmFoco

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar as alternativas com base na descrição do caso clínico: A criança apresenta fraqueza muscular progressiva de proximal a distal, aumento do volume das panturrilhas (o que é característico de pseudo-hipertrofia), perda da deambulação e limitação cardiopulmonar progressiva. A) Distrofia muscular pseudo-hipertrófica - Esta é uma descrição clássica da Distrofia Muscular de Duchenne, que se caracteriza pela fraqueza muscular progressiva e aumento do volume das panturrilhas. É a alternativa mais compatível com os sintomas apresentados. B) Distrofia muscular de Becker - Embora também seja uma distrofia muscular, ela tem um início mais tardio e uma progressão mais lenta em comparação com a Distrofia de Duchenne. C) Distrofia de Erb - Esta é uma condição que afeta principalmente os músculos do ombro e do braço, não se encaixando na descrição. D) Distrofia muscular facioescapuloumeral - Esta distrofia tem um padrão de fraqueza diferente, afetando mais os músculos da face e ombros. E) Distrofia miotônica - Esta condição é caracterizada por fraqueza muscular, mas não apresenta o padrão de fraqueza proximal a distal e aumento das panturrilhas como descrito. Portanto, a alternativa correta é: A) Distrofia muscular pseudo-hipertrófica.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A Constituição Federal brasileira de 1988 define como diretrizes da organização do Sistema Único de Saúde (SUS)
Assinale a alternativa correta.
A) universalidade de acesso, integralidade de assistência e igualdade de assistência à saúde.
B) utilização da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, alocação de recursos e orientação programática.
C) descentralização, atendimento integral e participação da comunidade.
D) participação da comunidade e direito à informação, às pessoas assistidas, sobre sua saúde e descentralização.
E) atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais, participação da comunidade e vigilância epidemiológica.

A coluna da esquerda apresenta recursos eletrotermoterápicos e a da direita, especificidades de cada recurso. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
( ) Corrente de alta freqüência (2450 MHz) com comprimento de onda eletromagnética de 12,25 cm, seu princípio de aquecimento baseia-se na vibração molecular, principalmente nos tecidos ricos em água.
( ) Ondas eletromagnéticas de alta freqüência (27 MHz) com comprimento de onda de 11 m, tendo como efeito fisiológico acelerar o processo inflamatório.
( ) Corrente alternada de alta freqüência de 0,8 a 1 MHz convertida em vibrações mecânicas, com maior profundidade de penetração na musculatura e em outros tecidos moles.
1 - Ultra-som
2 - Ondas curtas
3 - Microondas
4 - TENS

Mais conteúdos dessa disciplina