Logo Passei Direto
Buscar
Os conceitos de universo (ou população), amostra e unidade de análise referem-se ao procedimento relacionado a qual dos itens de uma pesquisa?

a )

Coleta de dados primários.

b )

Coleta de dados secundários.

c )

Determinação de amostragem.

d )

Realização de pesquisa-ação.

e )

Realização de um estudo de caso.
User badge image
Perpetua Uchoa

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder a essa pergunta, vamos analisar os conceitos apresentados: - Universo (ou população): refere-se ao conjunto total de elementos que possuem características em comum e que são objeto de estudo. - Amostra: é uma parte do universo que será analisada para fazer inferências sobre o todo. - Unidade de análise: é a entidade que está sendo estudada, que pode ser indivíduos, grupos, organizações, etc. Esses conceitos estão diretamente relacionados ao processo de seleção de quem ou o que será estudado, ou seja, à amostragem. Agora, analisando as alternativas: a) Coleta de dados primários - Refere-se à obtenção de dados diretamente da fonte, mas não aborda especificamente a amostragem. b) Coleta de dados secundários - Envolve dados já coletados por outros, não se relacionando diretamente com os conceitos de amostra e universo. c) Determinação de amostragem - Esta opção se refere diretamente ao processo de definir como a amostra será selecionada a partir do universo, o que está diretamente ligado aos conceitos mencionados. d) Realização de pesquisa-ação - É um método de pesquisa que envolve a participação ativa dos pesquisadores e dos participantes, mas não se relaciona diretamente com os conceitos de amostra e universo. e) Realização de um estudo de caso - Refere-se a um método de pesquisa que foca em um caso específico, mas não aborda os conceitos de amostra e universo. Portanto, a alternativa correta é: c) Determinação de amostragem.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O câncer não é uma doença, mas um negócio. A palavra "câncer" não é mais do que uma mentira. [...] O câncer é nada mais do que uma deficiência de vitamina B17. Então, por que não evitar quimioterapia, cirurgia ou tomar medicamentos com efeitos colaterais fortes, para tratar algo que não é uma doença, mas uma deficiência de vitamina B17? [...] Segundo o site Boatos.org, esse texto teve origem, em 1978, depois de uma entrevista do Dr. Manner. Recentemente, devido ao crescimento dos diagnósticos de câncer entre crianças, jovens, adultos e idosos, o conteúdo voltou a ser compartilhado em diversos sites na internet e também nas redes sociais, gerando grande quantidade de compartilhamentos entre diferentes grupos de interesse. Infelizmente, a tese do Dr. Manner não teve progresso, nem em 1978, tampouco em período mais recente. Em grande parte, a recusa da comunidade científica à proposta de Manner está associada a um comportamento típico dos pesquisadores diante do surgimento de fatos que mudam significativamente o rumo de pesquisas em desenvolvimento.
Com base nas informações contempladas em nosso conteúdo, indique qual característica abaixo encabeça a lista de atitudes dos pesquisadores que refutam veementemente a proposta apresentada pelo Dr. Manner.
a ) O empirismo, característica dos pesquisadores que, posteriormente, desenvolvem estudos mais aprofundados para comprovar suas teses.
b ) O juízo de valor, que demonstra a posição efetiva do pesquisador em relação ao fenômeno pesquisado.
c ) O senso comum, que, muitas vezes, guia os pesquisadores às respostas adequadas aos seus problemas de pesquisa.
d ) O ceticismo, que constitui-se de uma característica essencial dos pesquisadores, pois eles se preocupam com a proposta do método científico.
e ) A racionalidade, característica inerente aos pesquisadores, que não lhes possibilita agir apenas guiados pela emoção.

Segundo Gil (2008, p. 34), "um problema e testável cientificamente quando envolve variáveis que podem ser observadas ou manipuladas". Observe o seguinte problema de pesquisa: "Qual o impacto do consumo de diferentes tipos de óleos vegetais na saúde geral dos idosos da cidade do Rio de Janeiro?"
Na sequência, indique qual dos conjuntos abaixo representa a opção correta de variáveis contempladas pelo problema de pesquisa proposto.
a) Quantidade diária de alimentos consumida; preço médio pago pelo produto; frequência de atividades físicas; gênero do consumidor.
b) Óleo de girassol; preço médio pago pelo produto; idade do consumidor; aplicações culinárias do produto.
c) Condições físicas gerais do idoso; tipo de óleo consumido; quantidade diária de óleo consumida; município de residência do consumidor.
d) Quantidade diária de líquidos consumida; frequência de compra do produto; preço médio pago pelo produto; peso do consumidor.
e) Gênero do consumidor; frequência de compra do produto; características e regularidade da dieta; quantidade diária consumida de carboidratos.

As operações de cessão de direitos creditórios passaram por período de expansão no Brasil durante toda a primeira década dos anos 2000, até que tal movimento começasse a arrefecer, a partir de 2012. Embora em um ritmo de crescimento menos acelerado desde então, os bancos nacionais continuam negociando de forma recorrente no mercado secundário de créditos, sem que se tenha claro quais são os impactos diretos das cessões de direitos creditórios sobre o desempenho operacional e financeiro dessas instituições. Fazendo uso de uma base de dados composta por variados indicadores financeiros compilados pelo Banco Central do Brasil, cobrindo uma amostra de 192 bancos, no período compreendido entre os anos de 2004 e 2014, este trabalho emprega, de maneira exploratória, a Análise de Componentes Principais (ACP), com o intuito de identificar estatisticamente os indicadores financeiros mais representativos de características latentes dos bancos que atuam no mercado secundário de operações de crédito.
De acordo com as informações disponibilizadas no resumo do artigo, indique qual foi o instrumento de coleta de dados empregado na pesquisa.
a) Análises financeiras do Banco Central.
b) Levantamento de dados secundários.
c) Análise documental dos relatórios financeiros.
d) Análise de conteúdo de dados.
e) Técnicas estatísticas de análise.

O conhecimento, ato ou efeito de conhecer constitui-se na essência da ciência. Sobre conhecimento, marque F para falso e V para verdadeiro:
a) ( ) Sempre haverá um conhecimento a priori (anterior) e formas possíveis de ampliá-lo, utilizando diferentes abordagens para conhecer ainda mais sobre um problema.
b) ( ) Em alguns casos, o conhecimento pode ser inspirado pelo senso comum, mas o conhecimento científico é a única forma de se obter conhecimento verdadeiro.
c) ( ) A construção do conhecimento nem sempre é linear, podendo ocorrer também com base em pontos de divergência e de crítica.
d) ( ) Transcorre orientado por bases epistemológicas específicas, que determinam o(s) conhecimento(s) que fundamenta(m) aquele saber.
e) ( ) Não ocorre no vácuo. Pressupõe a existência de algo que o desperte e a partir do qual se segue.
a ) a) V; b) V; c) F; d) F; e) F.
b ) a) V; b) V; c) V; d) V; e) V.
c ) a) F; b) F; c) V; d) F; e) V.
d ) a) F; b) V; c) F; d) V; e) F.
e ) a) V; b) F; c) V; d) F; e) F.

Resumo Este trabalho revisa a produção científica brasileira sobre comportamento organizacional no terceiro setor. Utilizou-se um levantamento pré-existente de pesquisas empíricas sobre microcomportamento organizacional, publicadas em 15 periódicos nacionais de Psicologia e Administração, no período de 1996 a 2012. Do total de 629 artigos sobre o tema, apenas 31 apresentaram estudos realizados no terceiro setor. O achado sugere que esse segmento econômico encontra-se ainda sub-representado. "Interações sociais" é o tema que tem sido mais estudado nesse setor, seguido por "afeto". No entanto, alguns assuntos relevantes para a pesquisa em comportamento organizacional foram pouco pesquisados nacionalmente no terceiro setor, como "motivação" e "significado do trabalho". É preciso compreender esse setor como promotor de contextos organizacionais peculiares que devem ser considerados para o desenvolvimento de teorias gerais sobre o fazer humano no trabalho.
Após ler atentamente o texto de Nascimento, Borges-Andrade e Porto (2016), marque a alternativa que descreve corretamente o procedimento metodológico adotado.
a ) Usa a abordagem qualitativa, consistindo em uma fase de entrevistas com os autores dos artigos levantados e posterior análise do conteúdo obtido nas entrevistas.
b ) Usa abordagem quantitativa, consistindo na entrevista de 31 funcionários de organizações do terceiro setor que preencheram um questionário referente ao comportamento organizacional.
c ) Usa abordagem híbrida (quali-quantitativa), que considera, primeiramente, uma fase quantitativa de contagem de palavras nos diferentes artigos e, posteriormente, uma análise dos 31 selecionados.
d ) Inicialmente, usa abordagem qualitativa ao levantar artigos referentes ao comportamento organizacional no 3º. setor e, posteriormente, quantitativa ao analisar comparativamente o conteúdo desses artigos.
e ) Predominantemente, usa a abordagem quantitativa, consistindo em levantamento de artigos sobre o terceiro setor, com análise estatística de dados secundários, provenientes de bases públicas.

O campo científico proporciona uma infinidade de possibilidades para a observação de um mesmo fenômeno, que pode ser conhecido com base em diferentes vertentes, técnicas e processos. O uso das redes sociais pelos jovens é um fenômeno que tem ganhado cada vez mais atenção dos pesquisadores, os quais buscam compreender diferentes aspectos de sua utilização por esse público.
De posse dos conhecimentos desenvolvidos ao longo de nossos estudos, avalie os diferentes problemas de pesquisa propostos pelos pesquisadores e indique qual(is) deles está(estão) alinhado(s) com o fenômeno em observação.
I. Como o uso e a interação nas redes sociais impactam na determinação do lançamento de novos produtos por empresas de tecnologia?
II. Quais são a frequência e os horários de utilização das redes sociais por jovens paranaenses das classes C e D?
III. Como o uso de redes sociais, durante o horário de trabalho, impacta na produtividade dos trabalhadores de grandes organizações da cidade de São Paulo?
IV. De que forma o uso de redes sociais pode contribuir para a definição de carreira de jovens que cursam o último ano do ensino médio?
V. Como o uso de redes sociais impacta na capacidade de socialização face a face dos jovens (geração dos millennials) com as gerações X e Y?
a ) As alternativas I, IV e V estão alinhadas com o fenômeno em observação.
b ) As alternativas I e III estão alinhadas com o fenômeno em observação.
c ) Apenas a alternativa V está alinhada com o fenômeno em observação.
d ) As alternativas I, II e IV estão alinhadas com o fenômeno em observação.
e ) Apenas a alternativa III está alinhada com o fenômeno em observação.

Mais conteúdos dessa disciplina