Logo Passei Direto
Buscar
Segundo Teixeira economicamente adequado e Godoy (1998), o uso de as fundação fundações direta rasas quando ou diretas o número são assim de golpes denominadas do SPT for por maior se apoiarem ou igual sobre a 8 e o solo a uma pequena profundidade em relação ao solo circundante. Para efeito prático, considera-se técnica e direta, alternativa o limite abaixo de profundidade se deve ao custo da escavação e reaterro necessário para a execução da fundação, a profundidade acima do qual não ultrapassar o uso da fundação 2 m. o primeiro direta torna-se limite indica antieconômico. a resistência Sobre mínima o contexto necessária apresentado, para uso de assinale fundação que corresponde a uma tipologia de fundação rasa ou direta: a A Bloco de coroamento. B Estaca raíz. C Nenhuma das alternativas anteriores. D Sapata associada. E Estaca franki.
User badge image
Rodrigo Souza

há 9 meses

User badge image
Rodrigo Souza

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as alternativas apresentadas em relação ao conceito de fundações rasas ou diretas. A fundação rasa é aquela que se apoia em uma camada de solo relativamente próxima da superfície, geralmente até 2 metros de profundidade, como mencionado no seu texto. Vamos analisar as opções: a) Bloco de coroamento - Este é um elemento que geralmente é utilizado em fundações, mas não é uma fundação em si, e sim uma estrutura que distribui a carga. b) Estaca raiz - Este tipo de fundação é uma fundação profunda, não se encaixando na definição de fundação rasa. c) Nenhuma das alternativas anteriores - Esta opção deve ser considerada se nenhuma das outras opções for uma fundação rasa. d) Sapata associada - A sapata é uma fundação rasa que se apoia diretamente no solo e é utilizada para suportar cargas de pilares ou paredes. Portanto, se encaixa na definição de fundação rasa. e) Estaca franki - Assim como a estaca raiz, a estaca franki é uma fundação profunda, não se encaixando na definição de fundação rasa. Diante da análise, a alternativa correta que corresponde a uma tipologia de fundação rasa ou direta é: d) Sapata associada.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Executar uma fundação direta ou rasa e uma tarefa que exige conhecimento técnico e alguns cuidados. Velloso e Lopes (2010) citam como exemplo as situações em que, ao iniciar-se o processo de construção de uma edificação, a escavação das sapatas se depara com um nível elevado do lençol freático, devendo-se fazer o controle da entrada de agua nessa fundação. Para isso, são utilizados sistemas de rebaixamento do lençol freático ou, caso o solo tenha baixa permeabilidade, um sistema de drenagem a céu aberto. A NBR 6122 (ABNT, 2010) apresenta outras recomendações relacionadas aos processos construtivos das fundações diretas.
Sobre o contexto apresentado, assinale a alternativa abaixo que corresponde a uma recomendação relacionada aos processos construtivos das fundações diretas:
a) No centro dos terrenos vizinhos, exceto quando a fundação for assente sobre rocha, a profundidade mínima não deve ser inferior a 1,5 m.
b) Nenhuma das alternativas anteriores.
c) Em planta, as sapatas isoladas ou os blocos não devem ter dimensões inferiores a 0,80 m.
d) A cota de apoio de uma fundação deve assegurar que a incapacidade de suporte do solo de apoio não seja influenciada pelas variações sazonais de clima ou alterações de umidade.
e) Todas as paredes de uma fundação superficial em contato com o solo deve ser concretada sobre um lastro de concreto não estrutural com no mínimo 5 cm de espessura, a ser lançado sobre toda superfície de contato solo- fundação.

Mais conteúdos dessa disciplina