Logo Passei Direto
Buscar
As duas cadeias carbônicas que formam a molécula de DNA são unidas por meio de ligações de hidrogênio entre bases nitrogenadas. Há quatro tipos de bases nitrogenadas: adenina, citosina, guanina e timina.
Considere que uma molécula de DNA com todas as citosinas marcadas radioativamente foi transferida para uma célula sem qualquer substância radioativa. Após esse procedimento, a célula sofreu duas divisões mitóticas, originando quatro células-filhas. Ao final das divisões mitóticas, a quantidade de células-filhas com radioatividade é:
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
User badge image
Questões para Estudantes

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar a situação apresentada: 1. Temos uma molécula de DNA com todas as citosinas marcadas radioativamente. 2. Essa molécula é transferida para uma célula que não contém substâncias radioativas. 3. A célula sofre duas divisões mitóticas. Na mitose, a célula se divide em duas células-filhas, e cada célula-filha recebe uma cópia do DNA original. Portanto, após a primeira divisão mitótica, teremos duas células-filhas, cada uma com uma cópia do DNA original (com as citosinas marcadas). Na segunda divisão mitótica, cada uma dessas duas células-filhas se divide novamente, resultando em quatro células-filhas. Todas essas quatro células-filhas ainda terão as citosinas marcadas, pois a marcação é mantida nas cópias do DNA. Portanto, ao final das duas divisões mitóticas, todas as quatro células-filhas terão radioatividade. A resposta correta é: d) 4.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os bacteriófagos são constituídos por uma molécula de DNA envolta em uma cápsula de proteína. Existem diversas espécies, que diferem entre si quanto ao DNA e às proteínas constituintes da cápsula. Os cientistas conseguem construir partículas virais ativas com DNA de uma espécie e cápsula de outra. Em um experimento, foi produzido um vírus contendo DNA do bacteriófago T2 e cápsula do bacteriófago T4.
Pode-se prever que a descendência desse vírus terá:
a) cápsula de T4 e DNA de T2.
b) cápsula de T2 e DNA de T4.
c) cápsula e DNA, ambos de T2.
d) cápsula e DNA, ambos de T4.
e) mistura de cápsulas e DNA de T2 e de T4.

Mais conteúdos dessa disciplina