Logo Passei Direto
Buscar

Saúde do Idoso

Colégio Objetivo
As entidades de atendimento que descumprirem as determinações do Estatuto do Idoso (Lei n° 10.741/2003) ficarão sujeitas, sem prejuízo da responsabilidade civil e criminal de seus dirigentes ou prepostos, às penalidades previstas no Estatuto, observado o devido processo legal.
Com relação às entidades não-governamentais, assinale a alternativa que apresenta uma penalidade que não está prevista na Lei n° 10.741/2003.
A - Advertência
B - Multa
C - Suspensão parcial ou total do repasse de verbas públicas
D - Prestação de serviços à comunidade
User badge image
idosossaudaveis

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder a essa pergunta, precisamos analisar as penalidades previstas no Estatuto do Idoso (Lei n° 10.741/2003) e identificar qual alternativa não está incluída. A análise das alternativas é a seguinte: A - Advertência: Esta penalidade está prevista no Estatuto do Idoso. B - Multa: Esta penalidade também está prevista no Estatuto do Idoso. C - Suspensão parcial ou total do repasse de verbas públicas: Esta penalidade é mencionada no Estatuto do Idoso. D - Prestação de serviços à comunidade: Esta penalidade não está prevista no Estatuto do Idoso. Portanto, a alternativa que apresenta uma penalidade que não está prevista na Lei n° 10.741/2003 é: D - Prestação de serviços à comunidade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com o Estatuto do Idoso (Lei no. 10.741-03) o envelhecimento é um direito personalíssimo e a sua proteção um:
A) direito peculiar B) direito homogêneo C) direito coletivo D) direito individual E) direito social
A) direito peculiar
B) direito homogêneo
C) direito coletivo
D) direito individual
E) direito social

De acordo com o Estatuto do Idoso, as transações relativas a alimentos poderão ser celebradas perante o Promotor de Justiça ou Defensor Público, que as submeterá à homologação judicial. E nos casos em que o idoso ou seus familiares não possuírem condições econômicas de prover o seu sustento, impõe-se ao Poder Público esse provimento, no âmbito da assistência social.
() Certo () Errado

A crença e o culto religioso, pelo Estatuto do Idoso é um direito:
A) ao respeito. B) à liberdade. C) à dignidade. D) à educação. E) à cultura.
A) ao respeito.
B) à liberdade.
C) à dignidade.
D) à educação.
E) à cultura.

De acordo com o Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741/2003, art. 23, a participação dos idosos em atividades culturais e de lazer será proporcionada mediante descontos de pelo menos _____________________ nos ingressos para eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer, bem como o acesso preferencial aos respectivos locais.
A) 5% (cinco por cento) B) 15% (quinze por cento) C) 25% (vinte e cinco por cento) D) 50% (cinquenta por cento) E) 75% (setenta e cinco por cento)
A) 5% (cinco por cento)
B) 15% (quinze por cento)
C) 25% (vinte e cinco por cento)
D) 50% (cinquenta por cento)
E) 75% (setenta e cinco por cento)

Conforme preconiza o Estatuto do Idoso, Lei n° 10.741/2003, deve haver uma reserva das unidades residenciais para atendimento aos idosos nos programas habitacionais públicos ou subsidiados com recursos públicos, na razão de pelo menos:
A) 10%. B) 5%. C) 3%. D) 25%. E) 15%.
A) 10%.
B) 5%.
C) 3%.
D) 25%.
E) 15%.

A favor do idoso, a prestação alimentar, na forma de lei civil, é:
A) devida pelos descendentes, ascendentes, cônjuge e colaterais até o quarto grau, nesta ordem. B) devida pelos filhos, não podendo o idoso demandar um deles excluindo os demais, que tiverem condições financeiras. C) devida apenas pelos filhos ou pelo cônjuge, excluindo-se os colaterais de qualquer grau. D) devida pelos filhos, exceto se provado abandono afetivo deles na infância. E) solidária, podendo ele optar entre os prestadores.
A) devida pelos descendentes, ascendentes, cônjuge e colaterais até o quarto grau, nesta ordem.
B) devida pelos filhos, não podendo o idoso demandar um deles excluindo os demais, que tiverem condições financeiras.
C) devida apenas pelos filhos ou pelo cônjuge, excluindo-se os colaterais de qualquer grau.
D) devida pelos filhos, exceto se provado abandono afetivo deles na infância.
E) solidária, podendo ele optar entre os prestadores.

O direito ao respeito, previsto expressamente pelo Estatuto do Idoso, engloba, dentre outros aspectos, a:
A) inviolabilidade da integridade física e da preservação dos objetos pessoais. B) preservação da imagem e à alimentação saudável. C) preservação da autonomia e do atendimento preferencial na rede pública. D) a habitação digna e a preservação de ideias e crenças. E) disponibilização de medicação (receber medicação gratuita sempre que indicada por equipamento público) e de tratamento condizente com a idade.
A) inviolabilidade da integridade física e da preservação dos objetos pessoais.
B) preservação da imagem e à alimentação saudável.
C) preservação da autonomia e do atendimento preferencial na rede pública.
D) a habitação digna e a preservação de ideias e crenças.
E) disponibilização de medicação (receber medicação gratuita sempre que indicada por equipamento público) e de tratamento condizente com a idade.

A data base para o reajuste de aposentadoria ou pensão, nos termos do Estatuto do Idoso, é do:
A) aniversário da concessão do benefício. B) dia mundial do trabalho. C) reajuste da categoria à qual pertencia. D) dia da revisão do salário-mínimo nacional. E) dissídio coletivo.
A) aniversário da concessão do benefício.
B) dia mundial do trabalho.
C) reajuste da categoria à qual pertencia.
D) dia da revisão do salário-mínimo nacional.
E) dissídio coletivo.

Segundo o que dispõe expressamente o Estatuto do Idoso, é VEDADA a:
A) exigência de comparecimento do idoso perante os órgãos públicos, ressalvado caso de renovação de benefícios previdenciários. B) fixação de limite máximo de idade, inclusive para concursos, ressalvados os casos em que a natureza do cargo o exigir. C) cobrança, pelos planos de saúde, de valores diferenciados do idoso em razão da idade, ressalvada a hipótese de planos coletivos já assinados antes da entrada em vigência do Estatuto. D) exigência de comprovação de escolaridade anterior para admissão de idosos em cursos e programas de extensão, salvo se constituídos de atividades formais. E) contratação de empréstimos consignados que ultrapassem trinta por cento do benefício previdenciário recebido pelo idoso, ressalvado o percentual decorrente de cartão de crédito consignado.
A) exigência de comparecimento do idoso perante os órgãos públicos, ressalvado caso de renovação de benefícios previdenciários.
B) fixação de limite máximo de idade, inclusive para concursos, ressalvados os casos em que a natureza do cargo o exigir.
C) cobrança, pelos planos de saúde, de valores diferenciados do idoso em razão da idade, ressalvada a hipótese de planos coletivos já assinados antes da entrada em vigência do Estatuto.
D) exigência de comprovação de escolaridade anterior para admissão de idosos em cursos e programas de extensão, salvo se constituídos de atividades formais.
E) contratação de empréstimos consignados que ultrapassem trinta por cento do benefício previdenciário recebido pelo idoso, ressalvado o percentual decorrente de cartão de crédito consignado.

Segundo dispõe expressamente o Estatuto do Idoso, não estando o idoso em condições de proceder à opção pelo tratamento de saúde que lhe for reputado mais favorável, a opção será feita pelo:
A) dirigente da instituição de longa permanência onde se encontre o idoso, quando ausentes os familiares. B) acompanhante autorizado ou, na sua ausência, pelo cônjuge, companheiro ou descendente. C) juiz, com base em relatório médico, quando não houver consenso entre os familiares, a pedido de qualquer um deles. D) curador indicado pelo idoso em seu testamento vital ou diretiva antecipada de vontade. E) médico, quando não houver curador ou familiar conhecido, caso em que deverá comunicar o fato ao Ministério Público.
A) dirigente da instituição de longa permanência onde se encontre o idoso, quando ausentes os familiares.
B) acompanhante autorizado ou, na sua ausência, pelo cônjuge, companheiro ou descendente.
C) juiz, com base em relatório médico, quando não houver consenso entre os familiares, a pedido de qualquer um deles.
D) curador indicado pelo idoso em seu testamento vital ou diretiva antecipada de vontade.
E) médico, quando não houver curador ou familiar conhecido, caso em que deverá comunicar o fato ao Ministério Público.

Mais conteúdos dessa disciplina