Buscar

Av1 - Sup. de Tec. em Gest. Hosp. - Gestão de Planos de Saúde

1)

As operadoras de planos privados de assistência à saúde são pessoas jurídicas constituídas sob a modalidade empresarial, associação, fundação, cooperativa, ou entidade de autogestão, obrigatoriamente registradas na ANS, que operam ou comercializam planos privados de assistência à saúde.

Analise as características descritas abaixo e indique a alternativa que se refere à modalidade de operadora que contém esse grupo de características:

- Sua origem são as empresas do mercado financeiro

- Sua forma básica de funcionamento é a comercialização de planos de saúde com livre escolha e reembolso de despesas, conforme limite contratado.

- A adesão ao plano é automática ou voluntária.

- A forma de prestação de serviços é a livre escolha e pela rede credenciada.


Alternativas:

  • a)

    Medicina de grupo

  • b)

    Cooperativa médica

  • c)

    Autogestão

  • d)

    Seguradora

2)

Analise as asserções abaixo, aponte se são (V) verdadeiras ou (F) falsas e escolha a alternativa com a correta sequência sobre a condição de verdade das afirmações abaixo:

 

 

(   ) A discussão sobre a qualidade dos planos de saúde é uma questão presente desde o início do sistema e sempre foi a base para que a saúde suplementar se desenvolvesse no Brasil.

(   ) A discussão sobre a qualidade é um fator imprescindível se desejamos oferecer aos usuários serviços de qualidade. A qualidade nasce logo no início da concepção do projeto e os gestores devem ter a preocupação em desenvolver a oferta de serviços de acordo com as orientações vindas dos usuários.

(   ) Segundo o texto da web aula 1 a falta de discussão sobre a qualidade na concepção do projeto pode ser o principal ponto que culminou com a falta de entendimento sobre o funcionamento do setor.


Alternativas:

  • a)

    F – V – V

  • b)

    V – V – V

  • c)

    V – V – F

  • d)

    F – F - V

3)

O forte processo de industrialização ocorrido no Brasil, focado no setor automobilístico, particularmente no estado de São Paulo, na região do ABC, demonstrou a premente necessidade do país de estruturar novas formas de financiar a saúde para um crescente número de pessoas. Isto iniciou um movimento que fez surgirem os planos e seguros de saúde.

 

Analise as asserções abaixo e indique a alternativa correta:

I - Algumas empresas passaram a oferecer planos de saúde próprios, porque nesse período, foram estabelecidas algumas normas que davam vantagens fiscais para as empresas que operavam planos de saúde.

II - A disponibilidade de planos de saúde rapidamente foi adotada por constituir um fator diferencial e passou a ser um aspecto a mais a ser considerado no processo de escolha dos trabalhadores.

III – Os planos de saúde tonaram-se um meio de instituir benefícios sociais como parte da política de recursos humanos com o intuito de aumentar o absenteísmo e a rotatividade (turnover) no trabalho.


Alternativas:

  • a)

    Somente a alternativa I está correta.

  • b)

    Apenas as alternativas I e II estão corretas.

  • c)

    As alternativas I, II e III estão corretas.

  • d)

    Apenas as alternativas I e III estão corretas.

4)

Quando realizamos a leitura da seguinte afirmação:

 

"Fica a cargo do estilo gerencial [...] percebe-se, na prática, que os seus gestores exercem diferentes papéis e exibem níveis de competências diferenciados como: negociadores de conflitos, articuladores institucionais, controladores do processo e se envolvem no atendimento às necessidades dos beneficiários." (PICCHIAI, 2008).

Estamos tratando do:


Alternativas:

  • a)

    Ponto de diferenciação entre as operadoras dos planos de saúde

  • b)

    Ponto comum a todas as operadoras de saúde

  • c)

    Ponto de semelhança entre as operadoras de saúde

  • d)

    Ponto de transformação dos modelos assistenciais das operadoras de saúde

5)

Considere as afirmações abaixo:

 

I - As atividades ligadas à saúde suplementar são fortemente controladas e que não pode ser legitimamente exercida sem o controle estatal descritos nos termos legais e exigidos pela lei.

II - O sistema de saúde suplementar é formado pelas operadoras de planos de assistência e a estrutura do mercado obedece a certa complexidade.

III - Percebe-se ainda que o sistema de saúde suplementar frequentemente passa por ajuste na tentativa de aperfeiçoá-lo, especialmente após a regulamentação do setor por meio da lei 9.656 de 1998 que passou a vigor a partir de janeiro de 1999.

IV - As operadoras filantrópicas são caracterizadas por serem entidades sem fins lucrativos, portanto, elas não são autorizadas a operar e comercializar os planos de saúde.


Alternativas:

  • a)

    Apenas as alternativas I e II estão corretas.

  • b)

    Apenas as alternativas I e III estão corretas.

  • c)

    Apenas as alternativas I, III e IV estão corretas.

  • d)

    Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.

💡 1 Resposta

User badge image

kelly

preciso da respostaa, alguém fez?

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais