Logo Passei Direto
Buscar
O processo de colonização portuguesa no Brasil teve início em 1530. A ocupação francesa da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, iniciou-se em 1555, portanto 25 anos após os portugueses terem empreendido um controle efetivo da colônia. Nesse processo de efetivação de domínio constava a instituição de um Governo Geral. Mem de Sá era o governador-geral da Colônia do Brasil quando houve a “França Antártica” e ficou incumbido de desmontá-la, o que ocorreu em 1560.
Sobre a ocupação francesa da Baía de Guanabara, assinale a alternativa correta.
A) foi apoiado pelo governador-geral Mem de Sá.
B) foi desmantelado pelo Governo Geral da Colônia no ano de 1560.
C) resultou em um conflito sangrento entre os hugenotes franceses e os luteranos portugueses.
D) durou até o ano de 1808, quando a corte portuguesa desembarcou no Rio de Janeiro.
E) durou até 1822, quando o Brasil se tornou independente.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar as alternativas sobre a ocupação francesa da Baía de Guanabara: A) foi apoiado pelo governador-geral Mem de Sá. - Incorreto, pois Mem de Sá foi responsável por combater a ocupação francesa, não apoiá-la. B) foi desmantelado pelo Governo Geral da Colônia no ano de 1560. - Correto, a ocupação francesa foi de fato desmantelada em 1560 sob a liderança de Mem de Sá. C) resultou em um conflito sangrento entre os hugenotes franceses e os luteranos portugueses. - Incorreto, pois o conflito foi entre os franceses e os portugueses, mas não especificamente entre hugenotes e luteranos. D) durou até o ano de 1808, quando a corte portuguesa desembarcou no Rio de Janeiro. - Incorreto, a ocupação francesa foi desmantelada em 1560, muito antes de 1808. E) durou até 1822, quando o Brasil se tornou independente. - Incorreto, a ocupação francesa foi encerrada em 1560. Portanto, a alternativa correta é: B) foi desmantelado pelo Governo Geral da Colônia no ano de 1560.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O fragmento acima se refere ao II Império brasileiro, controlado por D. Pedro II e ocorrido entre 1840 e 1889. Do ponto de vista político, o II Império pode ser representado como:
Qual das alternativas abaixo melhor representa o II Império brasileiro?
A) palco de enfrentamento entre liberais e conservadores que, partindo de princípios políticos e ideológicos opostos, questionaram, com igual violência, essa aparente centralização indicada na citação acima e se uniram no Golpe da Maioridade.
B) jogo de aparências, em que a atuação política do Imperador conheceu as mudanças e os momentos de indefinição acima referidos - refletindo as próprias oscilações e incertezas dos setores sociais hegemônicos -, como bem exemplificado na questão da Abolição.
C) cenário de várias revoltas de caráter regionalista - entre elas a Farroupilha e a Cabanagem - devido à incapacidade do governo imperial de controlar, conforme mencionado na citação, as províncias e regiões mais distantes da capital.
D) universo de plena difusão das ideias liberais, o que implicou uma aceitação por parte do Imperador da diminuição de seus poderes, conformando a situação apontada na citação e oferecendo condições para a proclamação da República.
E) teatro para a plena manifestação do poder moderador que, desde a Constituição de 1824, permitia amplas possibilidades de intervenção políticas para o Imperador - daí a ideia de centralização da citação - e que foi usado, no Segundo Reinado, para encerrar os conflitos entre liberais e socialistas.

Mais conteúdos dessa disciplina