Logo Passei Direto
Buscar
Processo político de emancipação do Brasil desenvolveu-se dentro de condições bastante especiais.
Dentre as quais é correto assinalar:
A) a presença de D. Pedro I, como regente do trono, estabelecia a possibilidade de uma separação entre Portugal e Brasil, sem, contudo, romper radicalmente com o regime monárquico.
B) as primeiras notícias chegadas ao Brasil dos acontecimentos do Porto deflagraram, em todas as províncias brasileiras, movimentos de repúdio à revolução lusa, formando-se 'Juntas Constitucionais'.
C) a Revolução do Porto, fundamentada em ideias liberais, tinha entre seus objetivos a reforma constitucional portuguesa e a emancipação política das suas colônias, entre elas, o Brasil.
D) nas Juntas Constitucionais formadas por brasileiros e portugueses, nas quais os brasileiros eram em maior número, havia a firme decisão de não se acatarem as resoluções tomadas pelas cortes em Lisboa, o que contrariava os interesses lusos.
E) Com relação ao Brasil, os revolucionários portugueses do Porto, mantinham a coerência com os postulados liberais, mostrando-se intransigentes defensores da emancipação política brasileira.
User badge image
Questões Para o Saber

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre o processo de emancipação do Brasil: A) A presença de D. Pedro I, como regente do trono, estabelecia a possibilidade de uma separação entre Portugal e Brasil, sem, contudo, romper radicalmente com o regime monárquico. - Esta afirmação é verdadeira, pois D. Pedro I realmente atuou como um intermediário que facilitou a separação, mas manteve a monarquia. B) As primeiras notícias chegadas ao Brasil dos acontecimentos do Porto deflagraram, em todas as províncias brasileiras, movimentos de repúdio à revolução lusa, formando-se 'Juntas Constitucionais'. - Essa afirmação não é precisa, pois as Juntas não se formaram em repúdio, mas sim em resposta aos eventos. C) A Revolução do Porto, fundamentada em ideias liberais, tinha entre seus objetivos a reforma constitucional portuguesa e a emancipação política das suas colônias, entre elas, o Brasil. - Embora a Revolução do Porto tenha buscado reformas, a emancipação do Brasil não era um objetivo direto, mas sim uma consequência. D) Nas Juntas Constitucionais formadas por brasileiros e portugueses, nas quais os brasileiros eram em maior número, havia a firme decisão de não se acatarem as resoluções tomadas pelas cortes em Lisboa, o que contrariava os interesses lusos. - Essa afirmação é verdadeira, pois as Juntas realmente buscavam autonomia em relação a Lisboa. E) Com relação ao Brasil, os revolucionários portugueses do Porto, mantinham a coerência com os postulados liberais, mostrando-se intransigentes defensores da emancipação política brasileira. - Essa afirmação é um pouco exagerada, pois os interesses dos revolucionários portugueses não eram exclusivamente voltados para a emancipação do Brasil. Após essa análise, a alternativa que melhor reflete as condições especiais do processo de emancipação do Brasil é a A), pois destaca a figura de D. Pedro I e a possibilidade de separação sem romper com a monarquia.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre o processo conhecido como Interiorização da Metrópole, analise as alternativas abaixo:
Quais destas alternativas são corretas?
I. Tal denominação se justifica, pois as instituições políticas de governo foram transferidas para o Brasil, em função da ocupação francesa de Portugal.
II. Levou ao projeto da construção de uma nova capital no Planalto Central, realizada somente mais de 150 anos depois.
III. Não teve efeitos práticos, pois o governo era efetivamente exercido a partir das Cortes, na Metrópole.
a) II
b) I e III
c) III
d) I
e) I e II

Após a declaração de independência, em 1822, forma-se um acordo para o governo do Brasil.
Que grupos fizeram parte deste pacto?
a) comerciantes portugueses e fazendeiros do sudeste, temerosos da recolonização do Brasil
b) comerciantes norte-americanos, para quem D. Pedro I não passava de um fantoche a seu mando
c) comerciantes portugueses e fazendeiros nordestinos, preocupados com a competição indiana sobre o algodão
d) agitadores republicanos, subornados com cargos na nascente administração imperial
e) mineradores sulistas e canavieiros nordestinos, interessados no controle da nascente indústria metalúrgica em Santa Catarina

A chegada da família real no início do século XIX mudou completamente a face do Brasil.
Assinale abaixo a opção que demonstra essa transformação:
a) De uma economia colonial voltada para a Ásia, passou a ter os portos abertos para a economia mundial e, como o Império nos trópicos, passou a comercializar com vários países do mundo.
b) De uma economia socialista voltada para Portugal, passou a ter os portos abertos para a economia mundial e, como o Império nos trópicos, passou a comercializar com vários países do mundo.
c) De uma economia colonial voltada para Portugal, passou a ter os portos abertos para a economia mundial e, como o Império nos trópicos, passou a comercializar com vários países do mundo.
d) De uma economia colonial voltada para dentro de seu próprio território, passou a ter os portos abertos para a economia mundial e, como o Império nos trópicos, passou a comercializar com vários países do mundo.
e) De uma economia colonial voltada para Portugal, passou a ter os aeroportos abertos para a economia mundial e, como o Império nos trópicos, passou a comercializar com vários países do mundo.

A vinda da família Real portuguesa para o Brasil está relacionada com interesses:
a) da França e da Espanha
b) ingleses e portugueses
c) portugueses
d) ingleses
e) da coroa portuguesa em administrar o Reino a partir do Brasil

Assinale a opção que melhor define a chamada Revolução do Porto:
a) Ocorreu no porto do Rio de Janeiro, em 1821, devido às péssimas condições de trabalho dos escravos.
b) Foi um movimento de apoio a D. Pedro I para recuperar o trono português.
c) Foi um movimento revolucionário que ocorreu na cidade do Porto, em Portugal, em 1820, baseado em ideias liberais, que exigia a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte para acabar com o regime absolutista em Portugal.
d) Errado Foi um movimento que visava restaurar o absolutismo em Portugal depois da derrota de Napoleão.
e) Foi uma revolução ocorrida na cidade do Porto, em Portugal, envolvendo militares portugueses e ingleses.

O que significou a assinatura dos tratados de 1810?
a) o fechamento do mercado interno aos produtos estrangeiros, levando a um retorno a uma economia natural, não-monetária
b) o estabelecimento de uma livre competição entre os diferentes fornecedores de manufaturados, ora favorecendo os EUA, ora a França
c) o favorecimento aos produtos industriais ingleses, em detrimento das manufaturas portuguesas e impedindo o surgimento de uma indústria nacional no Brasil
d) o reestabelecimento dos laços coloniais entre Metrópole e Colônia, com a retomada do pacto colonial
e) o fim do escravismo no Brasil, por meio da proibição do tráfico atlântico de cativos

A Independência do Brasil, a separação dos Impérios lusitano e brasileiro, apesar de seu caráter supostamente pacífico, não ocorreu sem conflitos. Aponte uma das causas para sua ocorrência:
a) a recusa do príncipe-Herdeiro D. Pedro em proclamar a República, como as Cortes portuguesas haviam ordenado
b) a recusa do príncipe-Herdeiro D. Pedro em realizar a redistribuição das sesmarias, como as Cortes portuguesas haviam ordenado
c) a recusa do príncipe-Herdeiro D. Pedro em destronar o pai, D. João VI, como as Cortes portuguesas haviam ordenado
d) a recusa do príncipe-Herdeiro D. Pedro em abolir a escravatura, como as Cortes portuguesas haviam ordenado
e) a recusa do príncipe-Herdeiro D. Pedro em retornar a Portugal, como as Cortes portuguesas haviam ordenado

Em relação à Confederação do Equador, movimento revolucionário ocorrido em Pernambuco, em 1824, pode-se afirmar, exceto:
a) Uma as causas que levou a eclosão desta revolta foi a cobrança de pesados impostos nesta região.
b) Pode-se afirmar que foi um prolongamento da Revolução Pernambucana de 1818.
c) Não teve muita repercussão no país e também não houve repressão violenta, prova disso é não se ter relatos de mortes em relação a este movimento.
d) A dificil situação econômica do Norte e Nordeste devido à crise da lavoura da cana, do algodão e do fumo contribuiu fortemente para o surgimento dessa revolta.
e) Frei Caneca, Cipriano Barata e Pais de Andrade foram uns de seus líderes.

Sabe-se que o governo imperial sofria pressão internacional para pôr fim a escravidão no Brasil. Assinale a lei que suprimiu definitivamente o comércio de escravos para o Brasil.
a) 1885 (Lei do Sexagenário)
b) 1871 (Lei do Ventre Livre)
c) 1845 (Lei Aberdeen)
d) 1888 (Lei Áurea)
e) 1850 (Lei Eusébio de Queiroz)

Mais conteúdos dessa disciplina