Logo Passei Direto
Buscar
A responsabilidade socioambiental desempenhada pelas organizações num âmbito internacional ocorre por meio da discussão ampla de temas como direitos humanos e do trabalho, meio ambiente e sustentabilidade, que acontecem principalmente com os países que fazem parte da Organização das Nações Unidas. Essas discussões se tornam fundamentais, estando dispostos em documentos da Organização das Nações Unidas e de seus organismos, como a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Com relação aos principais documentos internacionais desenvolvidos para orientar as organizações para o desenvolvimento de práticas de responsabilidade socioambiental, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A maioria das diretrizes e princípios sobre a sustentabilidade nasce das pesquisas e trabalhos da Organização das Nações Unidas (ONU), que é uma organização internacional formada por países que se reuniram para trabalhar pela paz e pelo desenvolvimento mundial.
( ) As diretrizes da Organização Internacional do Trabalho (OIT) têm por objetivo a concessão de poderes aos governos para exigirem das organizações o respeito aos direitos humanos, à soberania, desenvolvimento econômico local e proteção ambiental.
( ) Estes documentos da Organização das Nações Unidas e de seus organismos, como a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) são aceitos mundialmente e são direcionados para o setor empresarial. As obrigações contidas neles atribuem às empresas responsabilidades na promoção e cumprimento de direitos.
( ) Com o surgimento das diretrizes para o desenvolvimento sustentável, completa-se o ciclo nas dimensões da sustentabilidade, no qual o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável são amplamente discutidos nos programas de responsabilidade social, atingindo seu ápice de importância e preocupação universal pela Organização das Nações Unidas.
A V - F - V - F.
B F - F - V - F.
C V - V - F - V.
D V - F - V - V.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre a responsabilidade socioambiental e os documentos internacionais: ( ) A maioria das diretrizes e princípios sobre a sustentabilidade nasce das pesquisas e trabalhos da Organização das Nações Unidas (ONU), que é uma organização internacional formada por países que se reuniram para trabalhar pela paz e pelo desenvolvimento mundial. É verdadeira (V). A ONU realmente desempenha um papel fundamental na formulação de diretrizes e princípios relacionados à sustentabilidade. ( ) As diretrizes da Organização Internacional do Trabalho (OIT) têm por objetivo a concessão de poderes aos governos para exigirem das organizações o respeito aos direitos humanos, à soberania, desenvolvimento econômico local e proteção ambiental. É falsa (F). As diretrizes da OIT visam promover direitos trabalhistas e condições de trabalho justas, mas não se concentram na concessão de poderes aos governos para exigir respeito aos direitos humanos de forma ampla. ( ) Estes documentos da Organização das Nações Unidas e de seus organismos, como a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) são aceitos mundialmente e são direcionados para o setor empresarial. As obrigações contidas neles atribuem às empresas responsabilidades na promoção e cumprimento de direitos. É verdadeira (V). Os documentos da ONU e de suas agências são amplamente reconhecidos e estabelecem responsabilidades para as empresas em relação aos direitos humanos e à sustentabilidade. ( ) Com o surgimento das diretrizes para o desenvolvimento sustentável, completa-se o ciclo nas dimensões da sustentabilidade, no qual o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável são amplamente discutidos nos programas de responsabilidade social, atingindo seu ápice de importância e preocupação universal pela Organização das Nações Unidas. É verdadeira (V). As diretrizes para o desenvolvimento sustentável realmente ampliam a discussão sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável, refletindo a crescente preocupação global. Portanto, a sequência correta é: V - F - V - V. A alternativa que apresenta essa sequência é a D) V - F - V - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As políticas públicas ambientais brasileiras são recentes, datam da década de 70, com a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano. A partir desde momento foram criadas algumas estruturas para fortalecer as políticas ambientais de regulação. Quais são elas?
a) Secretaria da Pesca, Política Nacional do Meio Ambiente e Ministério da Fazenda.
b) Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Secretaria da Pesca e Ministério da Fazenda.
c) Secretaria Especial do Meio Ambiente, Sistema Nacional do Meio Ambiente e Ministério do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal.
d) Sistema Nacional do Meio Ambiente, Secretaria da Pesca e Ministério da Agricultura.

A oitava Constituição brasileira, promulgada em 1988, representa a redemocratização do Estado, depois de 21 anos de ditadura militar. Com seus 245 artigos e 70 disposições transitórias, é um documento detalhado, tendo como princípio fundamental o valor da dignidade humana. Ela também comporta algumas normas destinadas a proteger minorias e grupos vulneráveis, como idosos, crianças, negros, mulheres, deficientes físicos, entre outros. Com base no teor específico das leis criadas para protegerem esses grupos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O racismo como crime inafiançável e imprescritível.
( ) A criação do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente.
( ) A proibição da exigência de comprovação de teste de gravidez nos exames admissionais.
( ) A criação do Estatuto do Idoso, que abrange pessoas com idade igual ou superior a 80 anos.
( ) A prevenção e a coibição da violência contra a mulher (Lei Maria da Penha).
a) F - F - V - F - V.
b) V - F - F - V - F.
c) V - V - V - F - V.
d) V - V - F - V - F.

Antes da criação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 1917, foi promulgada a constituição Mexicana, considerada até hoje a Carta Magna mais liberal e moderna da America Latina. Além disso, foi pioneira no que tange à reforma agrária, garantindo direitos aos trabalhadores. Sobre este importante acontecimento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Em caráter anticlerical e liberal, a Constituição do México anuncia os deveres dos trabalhadores.
( ) Dentre os avanços, destacam-se o ensino laico e a expropriação de terras não cultivadas em favor dos ranchos e ejidos.
( ) Equiparava as relações entre capital e trabalho, criando, por exemplo, a jornada diária de 12 horas.
( ) O casamento civil passou a ser obrigatório, e o único válido para os trabalhadores.
a) V - V - F - F.
b) F - V - F - V.
c) V - F - V - V.
d) V - F - F - V.

Depois da Independência, o Brasil ganhou uma Constituição a qual tem como intuito organizar o Estado e limitar o poder. No entanto, observou-se que o fato de o Brasil ter uma Constituição não significou que existia um regime constitucional. Para isso, ele deveria legitimar a manifestação e a vontade do povo. Com relação aos direitos que foram garantidos pela Constituição de 1824, analise as sentenças a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- A Constituição não manteve a escravidão.
II- A Constituição trouxe a liberdade de imprensa.
III- A Constituição trouxe a abolição de açoites e demais torturas cruéis.
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) Somente a sentença II está correta.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

A preocupação com a preservação ambiental está em pauta em muitos países. Há algum tempo, inclusive no Brasil, desde 1965, quando se criou o Código Florestal e a partir desse momento adiante, uma série de legislações foram criadas. Essa preocupação certamente se deu devido à falta de qualidade de vida, consequências percebidas por afetar a saúde das pessoas. Com base no exercício de cidadania e da responsabilidade ambiental pelo cidadão, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Participação da elaboração de políticas públicas que visem à renda aos cofres públicos.
II- Participação do Conselho de Meio Ambiente de seu município e discutindo as questões ambientais locais e regionais.
III- Articulação com grupos de ações para a fiscalização do cumprimento da legislação aos que abandonam a área de extração de forma devastada, o que se reflete na saúde da população e nos cofres públicos.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) Somente a sentença II está correta.
d) As sentenças I e II estão corretas.

A produção de lixo ou resíduo se dá nas mais simples atividades humanas. Das partes não aproveitáveis dos alimentos aos dejetos humanos, a coleta e a destinação do lixo é uma questão séria acerca da civilização humana desde os seus primórdios. Antigamente, algumas cidades tiveram que ser abandonadas pelas condições geradas pela inadequada destinação dos resíduos.
Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: I- Entre os casos clássicos que ilustraram a gravidade dos problemas sanitários da época está o surgimento da peste bubônica em Roma, em 150 d.C. II- O saneamento básico tornou-se um sério problema, ocasionando muitas doenças devido ao fato de que muitas das pessoas apenas jogavam seu lixo nas ruas. III- A queda do Império Romano no Ocidente, em 476 d.C., trouxe muitos avanços nas condições sanitárias da cidade, com a inovação nos sistemas de canais de distribuição e escoamento. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças I e II estão corretas
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) Somente a sentença II está correta.

Os resíduos sólidos urbanos são denominados como um conjunto de latas, garrafas, restos de comidas, jornais, entre outros, que caracterizam a vida cotidiana. Com o passar dos anos, a sociedade os viu como parte da vida diária, que não merece nenhuma atenção especial, basta colocá-lo na beira da calçada para ser recolhido (THOMAS; CALLAN, 2012). Com relação aos resíduos urbanos na Idade Média, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Um dos problemas clássicos relacionados com os resíduos sólidos na Idade Média foi o surgimento da peste bubônica.
( ) O rápido aumento no número de cidades, associado ao crescimento demográfico restrito à parte interna de muralhas, propiciou a contaminação hídrica.
( ) Já na Idade Média, a preocupação com os resíduos sólidos está presente na cidades, existem postos de coletas e motivação para a reutilização de materiais.
( ) No início da Idade Média, a cidade de Roma se destacava na área de saneamento básico, distribuindo água potável e realizando o escoamento dos resíduos.
a) V - V - F - F.
b) V - V - F - V.
c) F - V - F - V.
d) F - F - V - V.

A Educação Ambiental busca fomentar novas atitudes nos sujeitos ou seja, na sociedade como um todo e novos critérios de tomada de decisões por parte dos governos, conduzidos pelos princípios da sustentabilidade. A Educação Ambiental está estritamente ligada ao pleno exercício da cidadania. Considerando-se os desafios da Educação Ambiental, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Aliar a educação sensibilizadora, que procura formar pessoas amorosas e sensíveis à natureza a uma educação para a cidadania.
( ) Formar sujeitos conhecedores, atentos e não questionadores aos problemas socioambientais.
( ) Formar um ser humano portador de direitos e deveres, tornando-se corresponsável na defesa da vida e do nosso planeta.
( ) Formar cidadãos que participam, que buscam alternativas e soluções para a melhoria da qualidade de vida.
a) V - V - V - V.
b) F - V - V - V.
c) V - F - V - V.
d) V - F - F - F.

Mais conteúdos dessa disciplina