Logo Passei Direto
Buscar
Figueiredo prosseguiu no caminho da abertura política iniciada no governo Geisel. O comando das iniciativas ficou nas mãos do general Golbery e do ministro da Justiça, Petrônio Portella.
Durante o governo Figueiredo, a abertura política avançou com
a) a extinção do Serviço Nacional de Informação (SNI) em 1984.
b) a aprovação, pelo Congresso, da Lei da Anistia, em agosto de 1979.
c) a permissão para o funcionamento do Partido Comunista do Brasil em 1981.
d) a reabertura do Supremo Tribunal Federal (STF) em 1980.
e) o reestabelecimento, em 1982, da eleição direta para a presidência da República.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao contexto da abertura política durante o governo Figueiredo: a) A extinção do Serviço Nacional de Informação (SNI) em 1984 - O SNI foi extinto após o período de Figueiredo, portanto, não se relaciona diretamente com a abertura política durante seu governo. b) A aprovação, pelo Congresso, da Lei da Anistia, em agosto de 1979 - A Lei da Anistia foi um marco importante na abertura política, mas foi aprovada durante o governo anterior, de Geisel. c) A permissão para o funcionamento do Partido Comunista do Brasil em 1981 - O Partido Comunista do Brasil foi legalizado em 1985, após o governo Figueiredo, então essa alternativa não é correta. d) A reabertura do Supremo Tribunal Federal (STF) em 1980 - O STF foi reaberto durante o governo Figueiredo, o que foi um passo importante na direção da abertura política. e) O reestabelecimento, em 1982, da eleição direta para a presidência da República - As eleições diretas para a presidência da República não foram reestabelecidas durante o governo Figueiredo, isso ocorreu posteriormente. Diante da análise, a alternativa correta que representa um avanço na abertura política durante o governo Figueiredo é: d) a reabertura do Supremo Tribunal Federal (STF) em 1980.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A respeito da ocupação territorial da Capitania de São Vicente e do contato dos portugueses com os nativos, analise as afirmativas a seguir:
Assinale
I. Ao chegarem a São Vicente, os primeiros portugueses, reconhecendo de imediato a importância fundamental da guerra nas relações intertribais, procuraram tirar proveito delas para efetivarem a ocupação da terra.
II. Considerando o estado de unidade política que imperava no Brasil indígena, as perspectivas de conquista, dominação e exploração passariam por alianças forjadas por rivalidades que não havia entre os nativos, o que levaria ao rompimento de sua unidade e, consequentemente, à sua total aniquilação.
III. Aos olhos dos invasores, a presença de um número considerável de prisioneiros de guerra prometia um possível mecanismo de suprimento de mão de obra cativa para os eventuais empreendimentos coloniais.
IV. Os índios percebiam vantagens imediatas na formação de alianças com os europeus, particularmente nas ações bélicas conduzidas contra os inimigos mortais.
a) se apenas as afirmativas I, II e III estiverem corretas.
b) se apenas as afirmativas II, III e IV estiverem corretas.
c) se apenas as afirmativas I, III e IV estiverem corretas.
d) se apenas as afirmativas I, II e IV estiverem corretas.
e) se todas as afirmativas estiverem corretas.

Sobre o documento português denominado Foral entregue pelo Rei aos capitães donatários, no período colonial brasileiro, é correto afirmar que:
Sobre o documento português denominado Foral entregue pelo Rei aos capitães donatários, no período colonial brasileiro, é correto afirmar que:
a) estabelecia os direitos e as obrigações dos donatários.
b) estabelecia a política indigenista a ser seguida pelos capitães.
c) definia que as capitanias tinham obrigação de dar ajuda e fiscalizar as demais.
d) estabelecia a instituição do morgado no direito sucessório a ser seguido na colônia.
e) definia a necessidade de construção de uma cidade-fortaleza a constituir-se em capital de toda a América Portuguesa.

Sobre o Governo Geral, instalado no Brasil pelo regimento de 1548, pode-se afirmar que
Sobre o Governo Geral, instalado no Brasil pelo regimento de 1548, pode-se afirmar que
a) acabou, de imediato, com o sistema de capitanias hereditárias.
b) teve total sucesso ao impor a centralização política em toda a colônia, como forma de facilitar a defesa do território.
c) teve curta duração, pois foi dissolvido durante a ocupação francesa do Rio de Janeiro, em 1555.
d) durou até 1808, apesar de, a partir de 1720, os governadores passarem a ser chamados de vice-reis.
e) adotou, desde o início, o Rio de Janeiro como única capital, em virtude do grande sucesso da cultura canavieira nas províncias do Rio de Janeiro e São Paulo.

Do ponto de vista econômico, o sistema de capitanias, implantado em 1534, não alcançou os resultados esperados pelos portugueses. Entre as poucas capitanias que progrediram e obtiveram lucros, principalmente com a produção de açúcar, estavam as de
Entre as poucas capitanias que progrediram e obtiveram lucros, principalmente com a produção de açúcar, estavam as de
a) Rio Grande e Itamaracá.
b) São Vicente e Rio Grande.
c) Santana e Ilhéus.
d) Maranhão e Pernambuco.
e) São Vicente e Pernambuco.

Durante o período colonial brasileiro, as atividades econômicas que mais se destacaram foram a agromanufatura açucareira e a mineração. A respeito dessas atividades, assinale a afirmativa correta.
A respeito dessas atividades, assinale a afirmativa correta.
a) Na zona açucareira, os escravos urbanos gozavam de maior liberdade do que na zona mineira, uma vez que podiam ser artesãos, vendedores, carregadores, escravos do ganho ou escravos de aluguel para tarefas diversas, atividades incompatíveis com as da mineração.
b) Com a expansão da mineração, deu-se, nesse período, uma drástica redução da escravidão negra na região Sudeste, uma vez que se passou a empregar, nessa área, exclusivamente, o trabalho de mineiros livres, ou seja, de imigrantes portugueses.
c) A procura pela mão de obra negra africana nos engenhos contradiz a tese que afirma ser o tráfico negreiro o gerador da escravidão de africanos, ou seja, que a oferta teria precedido a procura.
d) Um dos efeitos da mineração foi o surgimento de uma larga rede urbana nas zonas das minas e o crescimento do tamanho e de importância de São Salvador, porto de abastecimento das minas, de saída do ouro e capital colonial, até a chegada da Corte portuguesa, em 1808.
e) No século XVII, o Sudeste do Brasil se transformou em região típica de plantations açucareiras, que se assentavam, sobretudo, no trabalho de escravos africanos comprados aos holandeses que dominavam a região Nordeste.

Entre as consequências da atividade mineradora na colônia do Brasil, nos séculos XVII e XVIII, é incorreto afirmar que favoreceram:
Entre as consequências da atividade mineradora na colônia do Brasil, nos séculos XVII e XVIII, é incorreto afirmar que favoreceram:
a) o enfraquecimento do mercado interno.
b) a integração econômica da colônia.
c) o povoamento da região das minas.
d) a conquista do Brasil central.
e) o desenvolvimento urbano.

Analise as afirmacoes a seguir, e assinale a alternativa correta sobre a economia colonial brasileira no período denominado como do açúcar.
Analise as afirmações a seguir, e assinale a alternativa correta sobre a economia colonial brasileira no período denominado como do açúcar.
I. A dinâmica do funcionamento da economia açucareira esteve sempre relacionada ao comércio internacional desse produto e as mudanças políticas e econômicas vigentes no mundo atlântico.
II. A dimensão comercial da indústria açucareira garantiu que o açúcar brasileiro chegasse aos mercados europeus desde o início do século XVI e contribuiu consideravelmente para a formação de uma importante comunidade mercantil no Brasil.
III. Apesar da magnitude desse comércio ele não exigia grandes investimentos em mão de obra e, portanto, pouco alterou a estrutura demográfica e social da colônia.
a) Somente II e III estão corretas.
b) Todas estão corretas.
c) Somente I e II estão corretas.
d) Somente I e III estão corretas.
e) Somente III está correta.

Com relação às atividades econômicas no período colonial brasileiro, pode-se afirmar que tiveram como sentido principal ao comércio europeu gêneros tropicais ou minerais de grande importância; o açúcar, o algodão, o ouro...
Entendendo o sentido colocado no texto, analise as afirmativas, colocando entre parênteses a letra quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Estruturou-se sobre a grande propriedade, a monocultura e o trabalho escravo.
( ) Proporcionou o enriquecimento de um grupo de poderosos traficantes de escravos.
( ) A produção aurífera foi desenvolvida sob rígida fiscalização da metrópole.
a) V F V.
b) F V V.
c) F F V.
d) F F F.
e) V V V.

Mais conteúdos dessa disciplina