Logo Passei Direto
Buscar

Química

Outros
As abelhas utilizam a sinalização química para distinguir a abelha-rainha de uma operária, sendo capazes de reconhecer diferenças entre moléculas. A rainha produz o sinalizador químico conhecido como ácido 9-hidroxidec-2-enoico, enquanto as abelhas-operárias produzem ácido 10-hidroxidec-2-enoico. Nós podemos distinguir as abelhas-operárias e rainhas por sua aparência, mas, entre si, elas usam essa sinalização química para perceber a diferença. Pode-se dizer que veem por meio da química.
As moléculas dos sinalizadores químicos produzidas pelas abelhas rainha e operária possuem diferença na
A fórmula estrutural.
B fórmula molecular.
C identificação dos tipos de ligação.
D contagem do número de carbonos.
E identificação dos grupos funcionais.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder a essa pergunta, vamos analisar as informações fornecidas sobre os sinalizadores químicos das abelhas-rainha e operárias. As abelhas-rainha produzem ácido 9-hidroxidec-2-enoico, enquanto as abelhas-operárias produzem ácido 10-hidroxidec-2-enoico. A diferença entre esses dois compostos está na posição do grupo hidroxila e na posição da dupla ligação, o que implica em diferenças na estrutura das moléculas. Agora, vamos analisar as alternativas: A) Fórmula estrutural - Esta opção é correta, pois as fórmulas estruturais dos dois ácidos são diferentes devido à posição do grupo hidroxila e da dupla ligação. B) Fórmula molecular - As fórmulas moleculares dos dois compostos são as mesmas (C10H18O3), pois ambos têm a mesma quantidade de átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. C) Identificação dos tipos de ligação - Embora haja diferenças nas ligações, a questão se refere mais à estrutura das moléculas. D) Contagem do número de carbonos - Ambas as moléculas têm 10 carbonos, então essa opção não é correta. E) Identificação dos grupos funcionais - Ambas as moléculas têm grupos funcionais semelhantes (ácidos), então essa opção não é a mais adequada. Portanto, a alternativa correta é: A) fórmula estrutural.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Um homem sustenta uma caixa de peso 1.000 N que está apoiada em uma rampa com atrito, a fim de colocá-la em um caminhão, como mostra a figura 1. O ângulo de inclinação da rampa em relação à horizontal é igual a θ1 e a força de sustentação aplicada pelo homem para que a caixa não deslize sobre a superfície inclinada é F, sendo aplicada à caixa paralelamente à superfície inclinada, como mostra a figura 2.
Quando o ângulo θ1 é tal que θ1 = 0,60 sen e θ1 = 0,80 cos, o valor mínimo da intensidade da força F é 200 N. Se o ângulo for aumentado para um valor θ2, de modo que θ2 = 0,80 sen e θ2 = 0,60 cos, o valor mínimo da intensidade da força F passa a ser de
a) 400 N
b) 350 N
c) 800 N
d) 270 N
e) 500 N

A combinação entre baixa biodiversidade, altas concentrações de poluentes e baixas concentrações de oxigênio dissolvido, que é verificada nos rios que passam por grandes centros urbanos no Brasil, deve‐se principalmente à(ao)
a) descarte de garrafas PET e sacolas plásticas, aumentando a cadeia de produção de microplásticos.
b) aumento de intervenções de engenharia, como a construção de pontes e dragagens.
c) aquecimento da água do rio devido ao aumento da temperatura média nas metrópoles.
d) descarte de esgoto doméstico e industrial sem tratamento.
e) ocorrência mais frequente de longos períodos de estiagem, aumentando a evaporação.

O crustáceo do gênero Pagurus, conhecido como caranguejo-eremita, ao contrário de outros caranguejos, não têm a carapaça rígida, conhecida como exoesqueleto. Assim, para proteger seu delicado abdome, ocupa uma concha vazia de molusco, a qual arrasta consigo ao se deslocar pelo fundo do mar, abandonando-a apenas para trocá-la por outra maior. Sobre a concha ocupada pelo caranguejo-eremita é frequente se encontrarem uma ou mais anêmonas-do-mar, que se beneficiam da associação com o caranguejo por ganharem mobilidade e aproveitarem as sobras de alimentos. O caranguejo-eremita, por sua vez, beneficia-se dos mecanismos de defesa das anêmonas-do-mar, cujos tentáculos têm substâncias urticantes e capazes de provocar queimaduras em eventuais predadores.
A relação ecológica que o caranguejo estabelece com as anêmonas-do-mar é denominada
a) protocooperação.
b) comensalismo.
c) amensalismo.
d) parasitismo.
e) inquilinismo.

Pesquisas demonstram que nanodispositivos baseados em movimentos de dimensões atômicas, induzidos por luz, poderão ter aplicações em tecnologias futuras, substituindo micromotores, sem a necessidade de componentes mecânicos. Exemplo de movimento molecular induzido pela luz pode ser observado pela flexão de uma lâmina delgada de silício, ligado a um polímero de azobenzeno e a um material suporte, em dois comprimentos de onda, conforme ilustrado na figura. Com a aplicação de luz ocorrem reações reversíveis da cadeia do polímero, que promovem o movimento observado.
O fenômeno de movimento molecular, promovido pela incidência de luz, decorre do(a).
A) movimento vibracional dos átomos, que leva ao encurtamento e à relaxação das ligações.
B) isomerização das ligações N=N, sendo a forma cis do polímero mais compacta que a trans.
C) tautomerização das unidades monoméricas do polímero, que leva a um composto mais compacto.
D) ressonância entre os elétrons π do grupo azo e os do anel aromático que encurta as ligações duplas.
E) variação conformacional das ligações N=N, que resulta em estruturas com diferentes áreas de superfície.

Como parte do planejamento familiar, muitos casais consideram o uso de métodos anticoncepcionais. Visando auxiliar essas pessoas, a Secretaria da Saúde de uma cidade decidiu divulgar um cartaz informativo sobre alguns dos métodos contraceptivos mais comuns.
Assinale a alternativa que apresente uma afirmação que possa fazer parte do texto do cartaz, por estar biologicamente correta.
a) O diafragma é um instrumento contraceptivo de uso masculino.
b) A vasectomia impede que os espermatozoides cheguem à uretra do homem.
c) Mulheres que seguem a tabelinha ficam estéreis e não podem mais engravidar.
d) A inseminação artificial é uma opção segura para mulheres que não querem engravidar.
e) Homens que tomam a pílula do dia seguinte deixam de produzir espermatozoides temporariamente.

Hormônio do crescimento de plantas é alvo de pesquisa chinesa. Um grupo de pesquisadores tem como principal objetivo desvendar o funcionamento dos hormônios nas plantas. “Um desses fitormônios é o etileno, molécula de gás que regula uma ampla gama de processos, incluindo o amadurecimento de frutos, o envelhecimento de folhas e de flores, a tolerância ao estresse e a defesa contra patógenos”, explicou o pesquisador Hongwei Guo, professor da Escola de Ciências da Vida da Universidade de Pequim. “Temos estudado fatores que medeiam a regulação de respostas de plantas ao etileno, como a interação com outros fitormônios. Essas interações indicam a existência de complexas redes de sinalização na ação do etileno nas plantas”. Entre esses outros hormônios, o pesquisador mencionou a citocinina, a auxina e a giberelina. “Identificamos que os fatores de transcrição conhecidos como 3EIN e 1EIL representam uma integração fundamental nas ações entre o etileno e outros fitormônios”, disse Guo.
Considere o cladograma a seguir. Suponha que uma via bioquímica relacionada ao etileno tenha sido encontrada em diversas ordens de plantas terrestres e algas vermelhas, mas não em algas pardas. De acordo com o cladograma, essa via bioquímica deveria ser encontrada em algas verdes, dado que essas algas são
a) mais aparentadas às algas pardas e vermelhas do que às plantas terrestres.
b) mais aparentadas às plantas terrestres e algas vermelhas do que às algas pardas.
c) intermediárias evolutivas entre as algas vermelhas e as plantas terrestres.
d) originárias do grupo das plantas terrestres.
e) mais evoluídas que as algas pardas.

A amônia NH3, molécula de estrutura semelhante à da fosfina, reage com água produzindo uma solução de caráter básico. A reação que ocorre pode ser representada pela equação química NH3(g) + H2O(l) ⇌ NH4+(aq) + OH−(aq). Uma solução aquosa de NH3 apresenta concentração inicial de 0,02 mol L−1 a 25 °C. Nessas condições, o valor da concentração de íons OH− em mol L−1 é
Dado: Constante de basicidade de amônia a 25 °C: Kb = 1,8 × 10−5.
a) 4,2 × 10−2
b) 4,3 × 10−3
c) 4,4 × 10−4
d) 4,5 × 10−5
e) 4,6 × 10−6

Um dos fatores que contribuíram para a aceitação do modelo atômico proposto por Niels Bohr em 1913 foi a explicação dos espectros da luz emitida por átomos de gases aquecidos, que podem ser observados por meio de um aparelho chamado espectroscópio, cujo esquema está representado na figura. Nesse equipamento, a luz emitida por um gás atravessa uma fenda em um anteparo opaco, forma um estreito feixe que incide em um elemento óptico, no qual sofre dispersão. Essa luz dispersada incide em um detector, onde é realizado o registro do espectro.
O elemento óptico desse espectroscópio pode ser
a) um espelho convexo.
b) um prisma.
c) uma lente divergente.
d) uma lente convergente.
e) um espelho plano.

Mais conteúdos dessa disciplina