Logo Passei Direto
Buscar
A busca pela identidade constitui uma faceta da tradição literária, redimensionada pelo olhar contemporâneo. No poema, essa nova dimensão revela a
a) ausência de traços identitários.
b) angústia com a solidão em público.
c) valorização da descoberta do “eu” autêntico.
d) percepção da empatia como fator de autoconhecimento.
e) impossibilidade de vivenciar experiências de pertencimento.
User badge image
Desafios para Aprender

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para analisar a questão sobre a busca pela identidade no contexto contemporâneo, precisamos considerar o que a literatura contemporânea geralmente explora em relação à identidade. A busca pela identidade muitas vezes envolve a valorização do autoconhecimento e a descoberta do "eu" autêntico, especialmente em um mundo que pode ser confuso e multifacetado. Vamos analisar as alternativas: a) ausência de traços identitários - Isso não se alinha com a ideia de busca pela identidade, que implica em uma busca ativa por traços identitários. b) angústia com a solidão em público - Embora a solidão possa ser um tema, não é o foco principal da busca pela identidade. c) valorização da descoberta do “eu” autêntico - Esta alternativa se alinha diretamente com a ideia de busca pela identidade, enfatizando a importância de encontrar o verdadeiro eu. d) percepção da empatia como fator de autoconhecimento - Embora a empatia seja importante, não é o foco central da busca pela identidade. e) impossibilidade de vivenciar experiências de pertencimento - Isso pode ser um tema, mas não reflete a busca ativa e positiva pela identidade. Diante dessa análise, a alternativa que melhor representa a nova dimensão da busca pela identidade no poema é: c) valorização da descoberta do “eu” autêntico.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O tropicalismo teve como uma de suas propostas a reinterpretação da cultura brasileira e latino-americana. A capacidade de misturar elementos de culturas estrangeiras aos nossos era uma das principais características que os representantes da Tropicália reivindicavam.
Essa característica já havia sido apontada por outro movimento artístico intelectual brasileiro, que era:
a) A “antropofagia cultural”, de Oswald de Andrade.
b) O verde-amarelismo, de Cassiano Ricardo.
c) O indianismo, de José de Alencar.
d) O Parnasianismo, de Olavo Bilac.
e) O movimento integralista, de Plínio Salgado.

Na década de 50, surgiu um movimento poético inovador chamado Concretismo − movimento relacionado com as artes plásticas e com a música. Propõe uma poesia não linear ou discursiva, mas espacial. Os concretistas rompem com a sintaxe tradicional e elaboram novas formas de comunicação poética em que predomina o visual, em consonância com as transformações ocorridas na vida moderna, pela influência dos meios de comunicação de massa.
A opção que apresenta um texto na linha concretista é:
(A) a onda anda aonde anda a onda ? a onda ainda ainda onda ainda anda aonde? aonde? a onda a onda
(B) Com seu colar de coral, Carolina corre por entre as colunas da colina. O colar de Carolina colore o colo de cal, torna corada a menina.
(C) O poeta municipal discute com o poeta estadual qual deles é capaz de bater o poeta federal Enquanto isso o poeta federal tira ouro do nariz.
(D) Seringueiro brasileiro, Na escureza da floresta Seringueiro, dorme. Ponteando o amor eu forcejo Pra cantar um cantiga Que faça você dormir. Que dificuldade enorme! Quero cantar e não posso.
(E) Raiva o incêndio. A ruir, soltas, desconjuntadas, As muralhas de pedra, o espaço adormecido De eco em eco acordando ao medonho estampido, Como a um sopro fatal, rolam esfaceladas.

Mais conteúdos dessa disciplina