Logo Passei Direto
Buscar
Enterobiose, Enterobíase, Oxiurose ou ainda Oxiuríase é uma doença causada pelo nematódeo Enterobius vermiculares ou Oxyurus vermiculares. Essa helmintose tem alta prevalência nas crianças em idade escolar e é de transmissão eminentemente doméstica ou de ambientes coletivos fechados.
Sobre a verminose descrita acima, pode-se afirmar que
a) os ovos destes parasitas são pouco resistentes e conseguem resistir poucas horas em ambientes domésticos.
b) a transmissão da doença é única, e dar-se de forma direta, onde a criança, ao coçar a região anal, coloca a mão infectada pelo verme na boca.
c) dentre as formas de prevenção, destaca-se manter o corpo asseado, mediante o banho frequente e o uso de roupas limpas. Todavia a troca da roupa de cama é irrelevante.
d) o prurido anal, sintoma mais marcante, é localizado e não apresenta a possibilidade de migrar para a vagina, determinando inflamações.
e) a enterobiose pode causar diarreias contendo muco, cólicas abdominais, náuseas, vômitos, prurido anal intenso, inflamação da região anal.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação à enterobiose: a) Os ovos destes parasitas são pouco resistentes e conseguem resistir poucas horas em ambientes domésticos. - Esta afirmação está incorreta, pois os ovos de Enterobius vermicularis são bastante resistentes e podem sobreviver por semanas em ambientes. b) A transmissão da doença é única, e dá-se de forma direta, onde a criança, ao coçar a região anal, coloca a mão infectada pelo verme na boca. - Embora a transmissão ocorra dessa forma, a afirmação de que é "única" é imprecisa, pois também pode ocorrer por meio de objetos contaminados. c) Dentre as formas de prevenção, destaca-se manter o corpo asseado, mediante o banho frequente e o uso de roupas limpas. Todavia a troca da roupa de cama é irrelevante. - Esta afirmação é incorreta, pois a troca da roupa de cama é uma medida importante na prevenção da reinfestação. d) O prurido anal, sintoma mais marcante, é localizado e não apresenta a possibilidade de migrar para a vagina, determinando inflamações. - Esta afirmação é falsa, pois o prurido anal pode, sim, levar a infecções vaginais devido à migração dos ovos. e) A enterobiose pode causar diarreias contendo muco, cólicas abdominais, náuseas, vômitos, prurido anal intenso, inflamação da região anal. - Esta afirmação é verdadeira, pois esses são sintomas comuns associados à enterobiose. Portanto, a alternativa correta é: e) a enterobiose pode causar diarreias contendo muco, cólicas abdominais, náuseas, vômitos, prurido anal intenso, inflamação da região anal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Trichuris trichiura é um nematódeo conhecido como “verme do chicote”, devido à morfologia de sua forma adulta se assimilar a um chicote. Causador da tricuríase, uma geohelmintíase bastante difundida, o parasito só não pode ser associado a uma das alternativas abaixo.
Assinale-a:
A. Apesar de cosmopolita, Trichuris trichiura é mais prevalente em regiões de clima quente e úmido com saneamento precário.
B. Os vermes adultos vivem parasitam o intestino grosso do hospedeiro humano em infecções leves ou moderadas.
C. Trichuris trichiura é uma espécie dioica, mas sem dimorfismo sexual, com macho e fêmea medindo aproximadamente o mesmo tamanho.
D. O parasito precisa apenas de um hospedeiro para completar o ciclo biológico e, portanto, se classifica como monoxeno.
E. A forma infectante do parasito é o ovo, que embriona fora do hospedeiro, no exterior, em condições adequadas.

As manifestações clínicas da tricuríase possuem diversos graus de gravidade, que vão depender da carga parasitária, idade, estado nutricional e até da distribuição dos parasitos adultos pelo intestino.
Sobre os sintomas dessa doença, assinale a alternativa correta:
A. A maioria dos casos de tricuríase são sintomáticos e levam à diarreia, náuseas e vômitos.
B. A anemia presente em alguns casos está associada a grande quantidade de sangue ingerida pelos parasitas.
C. Infecções leves a moderadas não levam a sintomas expressivos, mas sim discretos, como diarreia, dor epigástrica ou náuseas e vômitos.
D. Infecções intensas geralmente não causam grandes sinais clínicos porque outros fatores como idade e estado nutricional são mais importantes.
E. Apesar de uma variedade de manifestações clínicas, não há relatos de caso de prolapso retal em pacientes com infecções por Trichuris trichiura.

Os sintomas inespecíficos da tricuríase impossibilitam o diagnóstico clínico. Assim, a confirmação da doença só pode ser feita através do diagnóstico laboratorial, que envolve:
A. A detecção de larvas nas fezes do indivíduo suspeito.
B. A pesquisa de larvais no sangue do paciente suspeito.
C. A presença de ovos com membrana mamilonada característicos nas fezes do indivíduo suspeito.
D. A presença de prolapso retal no paciente.
E. A detecção de ovos operculados em formato de barril nas fezes de um indivíduo suspeito infectado.

Em pacientes infectados por Trichuris trichiura, quais dos medicamentos abaixo podem ser utilizados no tratamento?
Assinale a alternativa correta:
I. Praziquantel.
II. Metronidazol.
III. Albendazol.
IV. Nitazoxanida.
V. Mebendazol.
A. Apenas I e II.
B. Apenas II e V.
C. Apenas I, II e III.
D. Apenas I e V.
E. Apenas III, IV e V.

Sobre o verme Trichuris trichiura e sua patologia, julgue os itens a seguir em V ou F:
É(são) VERDADEIRO(s) o(s) item(ns):
I. A tricuriase é mais prevalente em regiões de clima quente e úmido que tenham condições sanitárias precárias, favorecendo assim a contaminação ambiental e a sobrevivência dos ovos do parasita.
II. Os adultos são parasitos do intestino grosso de humanos em infecções leves ou moderadas, estes vermes geralmente habitam o cerco e colon ascendente do hospedeiro.
III. Seu ciclo biológico é do tipo heteróxeno.
a) I;
b) I e II;
c) I e III;
d) II e III;
e) I, II e III.

L.H.G., 5 anos, sexo masculino, chegou ao pediatra apresentando escoriações na região anal, devido ao intenso prurido. A mãe relatou ao médico que o prurido é mais intenso no período da noite.
Assinale a alternativa com itens que caracterizam esta parasitose, respectivamente (nome da doença / agente etiológico / exame específico para diagnóstico):
a) Tricuríase / Trichuris trichiura / Método de Concentração
b) Oxiuríase / Enterobius vermiculares / Método da fita adesiva ou swab anal
c) Enterobíase / Enterobius duodenales / Método da fita adesiva ou swab anal
d) Ascaridíase / Ascaris lumbricoides / Método de Flutuação.

A enterobíase, enterobiose ou oxiurose é uma verminose intestinal que tem por causa o Enterobius vermicularis, pequeno nematóide da ordem Oxyuroidea, mais conhecido como oxiúro. A infecção costuma a ser benigna, mas bastante incômoda devido aos sintomas que se manifestam, sobretudo à noite e, principalmente, nas crianças.
Uma das alternativas abaixo apresenta a alternativa correta de um sintoma que sugere a infecção por oxiúro.
a) Intensa dor abdominal.
b) Prurido anal.
c) Obstrução intestinal.
d) Dores de cabeça.
e) Vômitos.

Mais conteúdos dessa disciplina