Logo Passei Direto
Buscar

Biologia

Outros
Matriz energética é o conjunto de fontes de energia disponíveis. Os gráficos a seguir representam a matriz energética no mundo e no Brasil, mostrando as fontes de energia renováveis e não renováveis.
Considerando seus conhecimentos sobre meio ambiente e as informações fornecidas, assinale a alternativa correta.
a) A matriz energética brasileira utiliza menor porcentagem de energia renovável que a mundial, com o uso predominante de combustíveis fósseis.
b) Gás natural, biomassa, energia hidráulica, energia solar, eólica e geotérmica são as fontes renováveis de energia utilizadas na matriz mundial.
c) A matriz energética brasileira é mais dependente de fontes renováveis de energia do que a matriz mundial, como alternativa ao uso de combustíveis fósseis.
d) Os biocombustíveis derivados da cana-de-açúcar e do gás natural são as principais fontes renováveis nas matrizes brasileira e mundial, respectivamente.
User badge image
Questões Para o Saber

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: a) A matriz energética brasileira utiliza menor porcentagem de energia renovável que a mundial, com o uso predominante de combustíveis fósseis. - Esta afirmação é incorreta, pois o Brasil tem uma matriz energética com uma alta porcentagem de fontes renováveis, especialmente energia hidráulica. b) Gás natural, biomassa, energia hidráulica, energia solar, eólica e geotérmica são as fontes renováveis de energia utilizadas na matriz mundial. - Esta afirmação é parcialmente correta, mas o gás natural não é considerado uma fonte renovável, portanto, a alternativa está errada. c) A matriz energética brasileira é mais dependente de fontes renováveis de energia do que a matriz mundial, como alternativa ao uso de combustíveis fósseis. - Esta afirmação é correta, pois o Brasil realmente utiliza uma maior proporção de fontes renováveis em sua matriz energética em comparação com a média mundial. d) Os biocombustíveis derivados da cana-de-açúcar e do gás natural são as principais fontes renováveis nas matrizes brasileira e mundial, respectivamente. - Esta afirmação é incorreta, pois o gás natural não é uma fonte renovável. Portanto, a alternativa correta é: c) A matriz energética brasileira é mais dependente de fontes renováveis de energia do que a matriz mundial, como alternativa ao uso de combustíveis fósseis.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Segundo relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), inúmeras gigatoneladas de gases do efeito estufa de origem antropogênica (oriundos de atividades humanas) vêm sendo lançadas na atmosfera há séculos. A figura mostra as emissões em 2010 por setor econômico.
Com base na figura e em seus conhecimentos, aponte a afirmação correta.
a) Os setores econômicos de Construção e Produção de outras energias, juntos, possuem menores emissões de gases do efeito estufa antropogênicos do que o setor de Transporte, tendo como principal exemplo ocorrências no sudeste asiático.
b) As maiores emissões de 4CH de origem antropogênica devem-se ao setor econômico da Agricultura e outros usos da terra, em razão das queimadas, principalmente no Brasil e em países africanos.
c) As maiores emissões de gases do efeito estufa de origem antropogênica vinculadas à Produção de eletricidade e calor ocorrem nos países de baixo IDH, pois estes não possuem políticas ambientais definidas.
d) Um quarto do conjunto de gases do efeito estufa de origem antropogênica lançados na atmosfera é proveniente do setor econômico de Produção de eletricidade e calor, em que predomina a emissão do 2CO, ocorrendo com grande intensidade nos EUA e na China.
e) A Indústria possui parcela significativa na emissão de gases do efeito estufa de origem antropogênica, na qual o 2N O é o componente majoritário na produção em refinarias de petróleo do Oriente Médio e da Rússia.

Nas atividades cotidianas de indústrias, de empresas ou de pessoas em suas residências, o empenho pelo aumento da eficiência energética pode contribuir para
a) otimizar os recursos energéticos e reduzir os impactos ambientais relacionados à sua produção.
b) valorizar a oferta de fontes renováveis e extinguir gastos com subsídios públicos ao setor energético.
c) contornar o déficit global por energia e redistribuir os recursos entre os países de maneira igualitária.
d) reestruturar sistemas de produção e reduzir as possibilidades de as sociedades usufruírem de seus bens.
e) ampliar a dependência global por petróleo e redesenhar as alianças políticas alinhadas ao seu consumo.

A energia limpa auxilia na solução de questões ambientais para o desenvolvimento sustentável da sociedade. Sobre os tipos de energia limpa e sobre as características da sua obtenção e produção, assinale o que for correto.
01) A energia solar é obtida da captação de energias luminosa e térmica.
02) A energia produzida em usinas nucleares apresenta uma baixa queima de gás carbônico na atmosfera.
04) A energia produzida pelo uso da água é obtida em rios de planícies extensas, sem acidentes geográficos e com declividades baixas.
08) A energia produzida em termelétricas é obtida do calor em locais de elevada profundidade no interior da Terra.
16) A energia eólica é originária do vento e é classificada como renovável e não poluente.

Conflitos internacionais têm como pano de fundo as disputas por petróleo.
Assinale a alternativa correta que preenche as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.
a) As maiores reservas de petróleo na África estão localizadas __________, e as maiores da América do Sul estão localizadas __________.
b) na Líbia – na Venezuela
c) na Nigéria – na Venezuela
d) no Sudão do Sul – na Colômbia
e) na Líbia – na Colômbia

No dia 26 de abril de 1986, à 1h23min58s, uma série de explosões destruiu o reator e o prédio do quarto bloco da Central Elétrica Atômica de Tchernóbil, na fronteira de Belarus. A catástrofe de Tchernóbil se converteu no mais grave acidente tecnológico do século XX. Para a pequena Belarus, o acidente representou uma desgraça nacional, levando-se em conta que ali não havia nenhuma central atômica.
O evento ocorrido em Tchernóbil atesta e reforça incertezas, problemas e incongruências acerca do uso da energia nuclear. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
a) Dado seu uso recente no Brasil, não há registro de acidentes com substâncias radiativas no país, seja no âmbito da produção de energia, seja no uso em equipamentos radiológicos.
b) O domínio tecnológico para a geração de energia nuclear pode possibilitar a produção de armas nucleares, razão pela qual os Estados Unidos exercem uma forte pressão sobre o projeto nuclear do Irã.
c) A construção de novas usinas nucleares no Brasil encontra-se restrita, dada sua dependência tecnológica em relação ao enriquecimento do urânio.
d) A reduzida participação da energia nuclear na matriz energética japonesa é decorrente da preocupação quanto à capacidade de as usinas suportarem atividades sísmicas no país.
e) O acidente de Tchernóbil influenciou a opinião pública acerca da aceitação da energia nuclear, repercutindo na queda de sua produção nos países industrializados.

O carvão é uma rocha sedimentar combustível, formada a partir do soterramento e compactação de uma massa vegetal em ambiente anaeróbico, em bacias originalmente pouco profundas.
O carvão mineral é utilizado como recurso energético há milênios, contudo, sua exploração e utilização apresentam algumas particularidades como o(a)
a) facilidade de exploração e de tratamento dos rejeitos.
b) seu significativo potencial poluidor.
c) baixo impacto ambiental decorrente do seu uso.
d) possibilidade de alcalinização dos recursos hídricos.

Com base nas informações do gráfico e em seus conhecimentos sobre os países da OPEP, pode-se afirmar que
a) o Irã possui a terceira maior jazida de petróleo da OPEP e está aumentando as exportações do produto devido às sanções norte-americanas.
b) o Iraque possui a quinta maior jazida de petróleo da OPEP e por incentivo estatal está diversificando a sua matriz energética para fontes renováveis.
c) o Kuwait possui a sexta maior jazida de petróleo da OPEP e está reduzindo sua produção e exportação desse recurso.
d) a Arábia Saudita possui a segunda maior jazida de petróleo da OPEP e o governo está incentivando o processo de privatização das empresas de petróleo.
e) a Venezuela apresenta a maior jazida de petróleo da OPEP e desde 2014 tem reduzido a produção desse recurso devido à instabilidade política e econômica.

O carvão mineral é a segunda fonte de energia mais usada no planeta, representando mais de 30% do consumo energético mundial.
Sobre essa fonte de energia, podemos afirmar corretamente que é
a) conseguida a partir da destilação do petróleo e do gás liquefeito.
b) considerada limpa, pois é transformada por meio de fissão nuclear.
c) obtida pela queima de troncos e de galhos de árvores extraídas de áreas tropicais.
d) de origem metamórfica, cuja formação se iniciou há milhões de anos a partir do soterramento de materiais inorgânicos.
e) de origem sedimentar, pois é uma rocha resultante de um processo de milhões de anos, quando formações florestais foram soterradas.

O experimento Synlight se destaca pela expectativa de
Composto de 149 lâmpadas especiais de gás xenônio, capazes de produzir um brilho 10 mil vezes maior do que a luz natural do Sol que incide sobre a Terra, o experimento Synlight começou a funcionar no Centro Espacial Alemão. Descrita como o maior sol artificial do mundo, a estrutura pode concentrar sua luz em um ponto que pode atingir temperaturas de 3 mil graus Celsius. Com o auxílio da luz concentrada, é possível obter hidrogênio diretamente da água. Esse elemento é considerado um dos possíveis combustíveis do futuro porque, ao ser queimado, produz apenas água e calor.
a) produzir, a partir de uma fonte renovável, combustível limpo que não emita gases do efeito estufa.
b) determinar, com a expansão de suas instalações, novas centralidades à geopolítica dos combustíveis fósseis.
c) reverter, com a produção do hidrogênio, monopólios sobre a oferta de fontes de energia renovável.
d) romper, com o uso de energias não renováveis, os limites das matrizes energéticas de países periféricos.
e) regular, a partir da oferta de combustíveis sustentáveis, políticas de preço no mercado internacional de energia.

Mais conteúdos dessa disciplina