Logo Passei Direto
Buscar
A ideia de que o povo é bom e que deve, por conseguinte, ser o titular da soberania política, provém, sem dúvida, de Rousseau. Mas o pensamento do grande filósofo sobre esse ponto era muito mais complexo e profundo do que podem supor alguns de seus ingênuos seguidores.
Está inteiramente adequada a pontuação do seguinte período:
(A) Se de fato, a vontade geral predominasse, sobre as vontades particulares, as decisões políticas, refletiriam mais do que interesses, pessoais ou corporativos.
(B) A distinção entre as duas vontades feita por Rousseau, pode parecer estranha à primeira vista, mas logo, revela-se cheia de sabedoria.
(C) Ao se referir à infância dos povos, o pensador francês alude ao homem no estado da pura natureza, longe dos artifícios da civilização.
(D) Os bons leitores, de um grande filósofo, devem evitar que, um pensamento complexo, se torne simplório, para assim não falsificar sua tese central.
(E) O pessimismo de Rousseau ao qual o autor do texto alude, prende-se ao fato de que, o filósofo genebrino, lamentava os rumos da civilização.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma para verificar a pontuação correta: (A) "Se de fato, a vontade geral predominasse, sobre as vontades particulares, as decisões políticas, refletiriam mais do que interesses, pessoais ou corporativos." - A vírgula após "de fato" é desnecessária, e a vírgula após "particulares" também não é adequada. Portanto, essa opção está incorreta. (B) "A distinção entre as duas vontades feita por Rousseau, pode parecer estranha à primeira vista, mas logo, revela-se cheia de sabedoria." - A vírgula após "Rousseau" é desnecessária, e a vírgula após "logo" também não é necessária. Portanto, essa opção está incorreta. (C) "Ao se referir à infância dos povos, o pensador francês alude ao homem no estado da pura natureza, longe dos artifícios da civilização." - A pontuação está correta, pois a vírgula antes de "longe" é adequada para separar a oração explicativa. Portanto, essa opção está correta. (D) "Os bons leitores, de um grande filósofo, devem evitar que, um pensamento complexo, se torne simplório, para assim não falsificar sua tese central." - A vírgula após "leitores" é desnecessária, a vírgula após "que" também é inadequada, e a vírgula antes de "para" não é necessária. Portanto, essa opção está incorreta. (E) "O pessimismo de Rousseau ao qual o autor do texto alude, prende-se ao fato de que, o filósofo genebrino, lamentava os rumos da civilização." - A vírgula após "alude" é desnecessária, e a vírgula após "que" também não é necessária. Portanto, essa opção está incorreta. Dessa forma, a alternativa que apresenta a pontuação correta é: (C).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina