Buscar

fisica 1ano

  1. Na situação da figura, os blocos A e B tem massas ma = a 4,0kg e mb 6,0 kg. a acelerção da gravidade no local tem módulo 10m/s2, o atrito entre A e o plano horizontal de apoio é desprezivel e o coeficiente de atrito estatico entre B e A vale ue = 0,50. desprezando-se o efeito do ar. qual a maxima intensidade da força F→, paralela ao plano de modo que B não se movimenta em relação a A?

💡 2 Respostas

User badge image

Rafael Freitas

Vou dar as diretrizes da solução, você tem de fazer a parte chata (conta haha):

Seria bom, em primeiro lugar, você colocar a figura...

Mas anyway, o quê deve acontecer aqui é uma situação de equilíbrio: a força deve ter modulo tal que A e B permaneçam "grudados", isto é, deve ser o máximo para que eles fiquem na eminência de entrarem em movimento relativo. Quando ele diz que B não se movimenta em relação a A, significa que se você acelera A, então B é acelerado da mesma maneira, de modo que um observador no bloco B não perceberia A se distanciar dele. E isto não vai acontecer de fato, pois a situação limite é eles ficarem grudados.

Aplique a Segunda Lei para cada um dos blocos e veja a condição de "equilíbrio relativo".

Qualquer dúvida é só mandar mensagem...

0
Dislike0
User badge image

Luiz Henrique Melo

 

Faça um diagrama das forças que atuam nos dois corpos. Adote um sistema de referência.

Após isso, constatará que:

No blco a, temos:

ma*A=u*ma*g----> A=ug, onde A é a aceleração, que deve ser a mesma para os dois blocos,  para que ambos não possuam movimento relativo entre si, u é o coeficiente de atrito estático entre os blocos.

No bloco b, temos:

(ma+mb)*A=F-u*ma*g.

Usando A=u*g, temos que:

Fmax=(2*ma+mb)*u*g=70 N.

É isso!

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais