Logo Passei Direto
Buscar
O Protocolo Constitutivo do Mercosul criou o mecanismo da consulta parlamentar, que estabelece o prazo máximo de cento e oitenta dias corridos para que: Escolha uma opção: 1. os Executivos dos Estados Partes se manifestem sobre aquelas normas que tenham sido adotadas pelo Conselho do Mercado Comum de acordo com o parecer emitido pelo Parlamento regional, no momento de sua negociação 2. os Congressos Nacionais dos Estados Partes do Mercosul se manifestem sobre aquelas normas que tenham sido adotadas pelo Conselho do Mercado Comum de acordo com o parecer emitido pelo Parlamento regional, no momento de sua negociação 3. as agências governamentais dos Estados Partes do Mercosul se manifestem favoravelmente sobre aquelas normas que tenham sido adotadas pelo Grupo Mercado Comum de acordo com o parecer emitido pelo Parlamento regional, no momento de sua negociação. 4. a Comissão de Comércio da CPC se manifeste favoravelmente sobre aquelas normas que tenham sido adotadas pelo Conselho do Mercado comum de conformidade com o parecer emitido pelo Parlamento regional, no momento de sua negociação 5. Nenhuma das alternativas está correta.
User badge image
Caio Neves

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as alternativas em relação ao que estabelece o Protocolo Constitutivo do Mercosul sobre o mecanismo da consulta parlamentar. 1. os Executivos dos Estados Partes se manifestem sobre aquelas normas que tenham sido adotadas pelo Conselho do Mercado Comum de acordo com o parecer emitido pelo Parlamento regional, no momento de sua negociação - Esta opção não está correta, pois o prazo se refere aos Congressos Nacionais, não aos Executivos. 2. os Congressos Nacionais dos Estados Partes do Mercosul se manifestem sobre aquelas normas que tenham sido adotadas pelo Conselho do Mercado Comum de acordo com o parecer emitido pelo Parlamento regional, no momento de sua negociação - Esta opção está correta, pois o mecanismo de consulta parlamentar realmente envolve os Congressos Nacionais. 3. as agências governamentais dos Estados Partes do Mercosul se manifestem favoravelmente sobre aquelas normas que tenham sido adotadas pelo Grupo Mercado Comum de acordo com o parecer emitido pelo Parlamento regional, no momento de sua negociação - Esta opção não é correta, pois não menciona os Congressos Nacionais. 4. a Comissão de Comércio da CPC se manifeste favoravelmente sobre aquelas normas que tenham sido adotadas pelo Conselho do Mercado comum de conformidade com o parecer emitido pelo Parlamento regional, no momento de sua negociação - Esta opção também não está correta, pois não se refere aos Congressos Nacionais. 5. Nenhuma das alternativas está correta - Esta opção não é verdadeira, pois a alternativa 2 está correta. Portanto, a alternativa correta é: 2. os Congressos Nacionais dos Estados Partes do Mercosul se manifestem sobre aquelas normas que tenham sido adotadas pelo Conselho do Mercado Comum de acordo com o parecer emitido pelo Parlamento regional, no momento de sua negociação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As experiências de integração regional frustradas como, por exemplo, a ALALC - confirmaram que:
Escolha uma opção:
1. Nenhuma das alternativas está correta.
2. a existência de uma organização institucional forte é suficiente para impor a vontade política de avançar em um processo de integração regional
3. a existência de uma organização institucional forte não pode substituir a falta de vontade política dos países participantes para avançar em uma ampla abertura e outras frentes do processo.
4. a existência de uma organização institucional forte pode subsistir à falta de vontade política dos países participantes para avançar em uma ampla abertura e outras frentes do processo.
5. a existência de uma organização institucional poderosa pode incentivar a vontade política necessária para avançar em um processo e integração regional.

Desde o início do processo de integração, a configuração institucional do Mercosul obedeceu a um modelo de caráter intergovernamental, desenvolvendo-se de forma gradualista, ou seja:
Escolha uma opção:
1. criando novos organismos, inspirado no paradigma da Comunidade Andina, apesar da base mínima que lhe daria a segurança jurídica inicial.
2. Nenhuma das alternativas está correta.
3. criando novos organismos, de acordo com as exigências que o dinamismo do processo demandasse, mas partindo de uma base mínima que lhe daria a segurança institucional inicial.
4. criando novos organismos, inspirado no paradigma da união aduaneira europeia, apesar da base mínima que lhe daria a segurança jurídica inicial.
5. criando novos organismos, inspirado no paradigma do Nafta, apesar da base mínima que lhe daria a efetividade jurídica inicial.

O Protocolo de Ouro Preto confere caráter obrigatório:
Escolha uma opção:
1. às Decisões, Resoluções e Diretrizes produzidas pelo Conselho do Mercado Comum, pelo Grupo Mercado Comum e pela Comissão de Comércio.
2. às Alterações, Revisões e Conclusões geradas pelo Conselho do Mercado Comum, pelo Grupo Mercado Comum e pela Comissão de Comércio.
3. Nenhuma das alternativas está correta.
4. às Propostas, Alternativas e Apartamentos gerados pelo Conselho do Mercado Comum, pelo Grupo Mercado Comum e pela Comissão de Comércio.
5. às Soluções, Orientações e Roteiros gerados pelo Conselho do Mercado Comum, pelo Grupo Mercado Comum e pela Comissão de Comércio.

No caso do Brasil, uma lei posterior tem o poder de:
Escolha uma opção:
1. revogar um acordo regional se suas disposições conflitarem com a lei orgânica estadual.
2. revogar um tratado internacional se suas disposições conflitam com aquela.
3. Nenhuma das alternativas está correta.
4. revogar um acordo internacional se suas disposições não forem aprovadas pelo Congresso Nacional.
5. revogar um acordo regional se suas disposições não conflitarem com aquela.

Sobre a incorporação das normas Mercosul ao ordenamento jurídico brasileiro, pode-se afirmar:
Escolha uma opção:
1. as normas Mercosul de natureza meramente regulamentar, de competência do Poder Executivo, são introduzidas na normativa brasileira por meio de decretos e portarias.
2. o Protocolo Constitutivo do Parlamento do Mercosul estabelece um procedimento preferencial para a consideração das normas Mercosul que versem sobre tratados de direitos humanos.
3. todas as alternativas estão corretas.
4. independentemente de sua natureza, todas as normas Mercosul devem ser submetidas ao crivo do Congresso Nacional.
5. o funcionamento de uma Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul no seio do Congresso Nacional constituiu garantia de que o Congresso Nacional se pronunciasse sobre todas as normas Mercosul negociadas no âmbito do Poder Executivo.

Mais conteúdos dessa disciplina